Troque o medo por esperança: previna-se do câncer de próstata

Campanha que alerta para a saúde masculina será realizada em locais públicos de várias cidades. Monumentos são iluminados de azul

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O próximo domingo (24) será um dia de luta contra o câncer em todo o Brasil. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), com o apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM), convida a população para participar da ação nacional de prevenção e combate à doença. De modo especial, os médicos também estão sendo solicitados a contribuir com a iniciativa, participando das equipes que ajudarão a ensinar meios de prevenção e detecção precoce de neoplasias.

A campanha “Troque o Medo por Esperança” será realizada em locais públicos de várias cidades, com diversas atividades. Além de material informativo sobre o câncer, alguns pontos terão exames, vacinas, distribuição de brindes, preservativos, protetor solar, tudo com o intuito de chamar a atenção das pessoas sobre as causas do câncer, as formas de evitar e tratar a doença. Clique aqui para ver a programação prevista para os municípios participantes da campanha.

Na Lagoa da Gávea no Rio de Janeiro, haverá teste de glicemia, aferição de pressão, espaço para crianças, orientações médicas e nutricionais. Em Salvador, o evento será realizado no Parque da Cidade e vai promover apresentações musicais, aulas de dança, capoeira e yoga e centenas de atendimentos em diferentes especialidades, incluindo exames de próstata e mamografias. Na capital paulista, o Parque Mário Covas foi o local escolhido para a ação. O evento contará com brindes, palhaços animadores e muita informação.

Preventivas – Segundo o Coordenador da Ação Nacional de Combate ao Câncer da SBCO, Claudio de Almeida Quadros, medidas preventivas são importantes para reduzir a ocorrência de câncer. Dentre elas, estão o controle do tabagismo; a vacinação preventiva para evitar infecção pelo papilomavírus humano (HPV) e hepatite viral, o que reduz o risco de desenvolver os cânceres de colo do útero e de fígado; a adoção de estilos de vida saudáveis, como alimentação adequada e atividades físicas regulares, as quais permitem um melhor controle de transtornos na mama, próstata e intestino.

O câncer é a segunda causa de morte dos brasileiros, mas pode ter cura, quando se tem acesso ao diagnóstico e ao tratamento. Quanto mais informação, maiores são as chances de superação. Por conta dessa possibilidade, o CFM se empenha no apoio a essa ação. Na avaliação do presidente da autarquia, Mauro Ribeiro, essa é uma questão prioritária que merece atenção. Ele espera grande participação dos médicos nesse trabalho para aumentar as possibilidades de cura e diminuir as estatísticas atuais de casos de morte por causa da doença.

No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa para 2018 aponta para a ocorrência de aproximadamente 580 mil casos novos de câncer, incluindo os casos de pele não melanoma, demonstrando o tamanho do problema do câncer no país. O câncer de pele do tipo não melanoma (165 mil casos novos) será o mais incidente na população brasileira, seguido pelos tumores de próstata (68 mil), mama feminina (60 mil), cólon e reto (37 mil), traqueia, brônquio e pulmão (31 mil), estômago (21 mil) e colo do útero (16 mil).

Iluminação especial no Novembro Azul

Em alusão a campanha Novembro Azul, criada em 2011 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, mais de 500 pontos importantes do país recebem luzes azuis para chamar atenção da população para a prevenção e  o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A ação tem como objetivo chamar a atenção dos homens para o cuidado com a saúde e reforçar a conscientização sobre o câncer de próstata, que é o segundo mais comum entre os homens, com mais de 68 mil casos em 2018 e 15 mil mortes por ano, segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer).

O Cristo Redentor (RJ) recebe, na noite de sexta-feira, 29/11, luzes azuis. O principal ponto turístico da cidade do Rio de Janeiro ficará azul entre 19:30 e 21:00 horas. A ação, promovida pelo LAL, tem como objetivo reforçar aos homens de todas as idades que eles devem estar atentos aos cuidados com a saúde de forma integral, em todas as fases da vida e não somente dar atenção à próstata, na fase adulta.

Em 2019, o LAL produziu uma ampla pesquisa, “Um Novo Olhar para a Saúde do Homem”, realizada em parceria com a Área de Inteligência de Mercado da Editora Abril, que fez um mapeamento das percepções e os cuidados com a saúde de 2.405 brasileiros, de distintas idades e das cinco regiões do país. A pesquisa mostra de que forma esses homens cuidam do coração, da sua saúde urológica e encaram os temas que abalam a saúde emocional.

Ao longo do mês de novembro, outros monumentos e edifícios de todo o Brasil vão ser iluminados. Entres os principais locais, destacam-se:

São Paulo (SP): Viaduto do Chá, Ponte Estaiada, Biblioteca Mario de Andrade, Edifício Matarazzo (Prefeitura), estátua do Borba Gato, em Santo Amaro, Monumento às Bandeiras (Ibirapuera) e Viaduto do Chá.

Brasília (DF):  Congresso Nacional, Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal, Memorial JK, Catedral Metropolitana, Tribunal Superior do Trabalho.

Santos (SP): Pinacoteca Benedito Calixto

Manaus (AM): Teatro Amazonas

Foz do Iguaçu (PR): Usina Hidrelétrica de Itaipu

Curitiba (PR): Ópera de Arame

Juazeiro do Norte (CE): Estátua do Padre Cícero

Salvador (BA): Mercado Rio Vermelho

Vila Velha (ES): Museu Vale

Porto Alegre (RS): Boulevard Shopping

câncer de próstata é o mais frequente entre os homens. Embora seja comum, o assunto ainda é tabu entre o sexo masculino. Por isso, o mês de novembro é utilizado como estratégia de conscientização sobre a importância de realizar o exame para obter o diagnóstico precoce e tratamento adequado quando a doença é confirmada.

Campanha de financiamento coletivo

A campanha Novembro Azul, criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em 2011, trabalha durante todo o ano pela conscientização sobre os cuidados com a saúde do homem, com ênfase no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Para ajudar com as iniciativas da Campanha, o Instituto se aliou à Kickante, a mais premiada plataforma de crowdfunding (financiamento coletivo) do Brasil, e criou uma campanha que pretende engajar os brasileiros em prol dessa causa tão nobre.

 

Para contribuir basta acessar a página da Kickante (https://www.kickante.com.br/campanhas/novembro-azul-apoie) e escolher uma das opções. E, como recompensa, receber produtos especiais do Novembro Azul, como a camiseta oficial e a pulseira Life by Vivara.

Os recursos arrecadados serão utilizados para ampliar as campanhas do Novembro Azul, que acontecem em todo o país, inclusive em regiões de difícil acesso e zonas rurais, orientando a população de forma simples, objetiva e esclarecedora para a importância de cuidar da saúde, de ter hábitos de vida saudável e fazer o acompanhamento médico. O Instituto também trabalha junto a órgãos de saúde governamentais para apoiar a formulação de políticas públicas mais eficientes.

Campanhas em empresas

Shell Box, o aplicativo que facilita pagamentos nos postos Shell e nas lojas Shell Select, e a PayPal se uniram para ajudar na conscientização do Novembro Azul, movimento mundial que reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Nos dias 23 e 24 de novembro, todas as transações feitas com PayPal pelo aplicativo Shell Box terão R$ 3 convertidos para o Hospital de Câncer de Barretos.

Com o app Shell Box, é possível pagar por produtos e serviços sem descer do carro ou abrir a carteira, de forma prática, segura e rápida. Outra vantagem é a parceria com o programa de pontos Smiles, onde os pagamentos com Shell Box acumulam pontos que podem ser trocados por milhas ou descontos no abastecimento do veículo.

Sika, empresa especializada em produtos químicos, iniciou em outubro a campanha interna “De mãos dadas pela vida” para todos os colaboradores. O objetivo foi chamar atenção para os temas Outubro Rosa e Novembro Azul e ressaltar a importância do cuidado e realização dos exames de rotina.

A ação envolveu as unidades de Cotia, Jundiaí e Osasco e foi divulgada por meio de decoração nos refeitórios, convites para que toda a equipe usasse peças de roupa na cor azul às sextas-feiras, publicação de fotos nas redes sociais com a hashtag #sikademaosdadas, realização de palestras e diálogos semanais sobre o tema, distribuição de lembrancinhas e canetas personalizadas com a comunicação da campanha.

Com Assessorias

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