O próximo domingo (24) será um dia de luta contra o câncer em todo o Brasil. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), com o apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM), convida a população para participar da ação nacional de prevenção e combate à doença. De modo especial, os médicos também estão sendo solicitados a contribuir com a iniciativa, participando das equipes que ajudarão a ensinar meios de prevenção e detecção precoce de neoplasias.
A campanha “Troque o Medo por Esperança” será realizada em locais públicos de várias cidades, com diversas atividades. Além de material informativo sobre o câncer, alguns pontos terão exames, vacinas, distribuição de brindes, preservativos, protetor solar, tudo com o intuito de chamar a atenção das pessoas sobre as causas do câncer, as formas de evitar e tratar a doença. Clique aqui para ver a programação prevista para os municípios participantes da campanha.
Na Lagoa da Gávea no Rio de Janeiro, haverá teste de glicemia, aferição de pressão, espaço para crianças, orientações médicas e nutricionais. Em Salvador, o evento será realizado no Parque da Cidade e vai promover apresentações musicais, aulas de dança, capoeira e yoga e centenas de atendimentos em diferentes especialidades, incluindo exames de próstata e mamografias. Na capital paulista, o Parque Mário Covas foi o local escolhido para a ação. O evento contará com brindes, palhaços animadores e muita informação.
Preventivas – Segundo o Coordenador da Ação Nacional de Combate ao Câncer da SBCO, Claudio de Almeida Quadros, medidas preventivas são importantes para reduzir a ocorrência de câncer. Dentre elas, estão o controle do tabagismo; a vacinação preventiva para evitar infecção pelo papilomavírus humano (HPV) e hepatite viral, o que reduz o risco de desenvolver os cânceres de colo do útero e de fígado; a adoção de estilos de vida saudáveis, como alimentação adequada e atividades físicas regulares, as quais permitem um melhor controle de transtornos na mama, próstata e intestino.
O câncer é a segunda causa de morte dos brasileiros, mas pode ter cura, quando se tem acesso ao diagnóstico e ao tratamento. Quanto mais informação, maiores são as chances de superação. Por conta dessa possibilidade, o CFM se empenha no apoio a essa ação. Na avaliação do presidente da autarquia, Mauro Ribeiro, essa é uma questão prioritária que merece atenção. Ele espera grande participação dos médicos nesse trabalho para aumentar as possibilidades de cura e diminuir as estatísticas atuais de casos de morte por causa da doença.
No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa para 2018 aponta para a ocorrência de aproximadamente 580 mil casos novos de câncer, incluindo os casos de pele não melanoma, demonstrando o tamanho do problema do câncer no país. O câncer de pele do tipo não melanoma (165 mil casos novos) será o mais incidente na população brasileira, seguido pelos tumores de próstata (68 mil), mama feminina (60 mil), cólon e reto (37 mil), traqueia, brônquio e pulmão (31 mil), estômago (21 mil) e colo do útero (16 mil).
Iluminação especial no Novembro Azul
Em alusão a campanha Novembro Azul, criada em 2011 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, mais de 500 pontos importantes do país recebem luzes azuis para chamar atenção da população para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
A ação tem como objetivo chamar a atenção dos homens para o cuidado com a saúde e reforçar a conscientização sobre o câncer de próstata, que é o segundo mais comum entre os homens, com mais de 68 mil casos em 2018 e 15 mil mortes por ano, segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer).
O Cristo Redentor (RJ) recebe, na noite de sexta-feira, 29/11, luzes azuis. O principal ponto turístico da cidade do Rio de Janeiro ficará azul entre 19:30 e 21:00 horas. A ação, promovida pelo LAL, tem como objetivo reforçar aos homens de todas as idades que eles devem estar atentos aos cuidados com a saúde de forma integral, em todas as fases da vida e não somente dar atenção à próstata, na fase adulta.
Em 2019, o LAL produziu uma ampla pesquisa, “Um Novo Olhar para a Saúde do Homem”, realizada em parceria com a Área de Inteligência de Mercado da Editora Abril, que fez um mapeamento das percepções e os cuidados com a saúde de 2.405 brasileiros, de distintas idades e das cinco regiões do país. A pesquisa mostra de que forma esses homens cuidam do coração, da sua saúde urológica e encaram os temas que abalam a saúde emocional.
Ao longo do mês de novembro, outros monumentos e edifícios de todo o Brasil vão ser iluminados. Entres os principais locais, destacam-se:
São Paulo (SP): Viaduto do Chá, Ponte Estaiada, Biblioteca Mario de Andrade, Edifício Matarazzo (Prefeitura), estátua do Borba Gato, em Santo Amaro, Monumento às Bandeiras (Ibirapuera) e Viaduto do Chá.
Brasília (DF): Congresso Nacional, Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal, Memorial JK, Catedral Metropolitana, Tribunal Superior do Trabalho.
Santos (SP): Pinacoteca Benedito Calixto
Manaus (AM): Teatro Amazonas
Foz do Iguaçu (PR): Usina Hidrelétrica de Itaipu
Curitiba (PR): Ópera de Arame
Juazeiro do Norte (CE): Estátua do Padre Cícero
Salvador (BA): Mercado Rio Vermelho
Vila Velha (ES): Museu Vale
Porto Alegre (RS): Boulevard Shopping
O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens. Embora seja comum, o assunto ainda é tabu entre o sexo masculino. Por isso, o mês de novembro é utilizado como estratégia de conscientização sobre a importância de realizar o exame para obter o diagnóstico precoce e tratamento adequado quando a doença é confirmada.
|
Campanhas em empresas
Shell Box, o aplicativo que facilita pagamentos nos postos Shell e nas lojas Shell Select, e a PayPal se uniram para ajudar na conscientização do Novembro Azul, movimento mundial que reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Nos dias 23 e 24 de novembro, todas as transações feitas com PayPal pelo aplicativo Shell Box terão R$ 3 convertidos para o Hospital de Câncer de Barretos.
Com o app Shell Box, é possível pagar por produtos e serviços sem descer do carro ou abrir a carteira, de forma prática, segura e rápida. Outra vantagem é a parceria com o programa de pontos Smiles, onde os pagamentos com Shell Box acumulam pontos que podem ser trocados por milhas ou descontos no abastecimento do veículo.
A Sika, empresa especializada em produtos químicos, iniciou em outubro a campanha interna “De mãos dadas pela vida” para todos os colaboradores. O objetivo foi chamar atenção para os temas Outubro Rosa e Novembro Azul e ressaltar a importância do cuidado e realização dos exames de rotina.
A ação envolveu as unidades de Cotia, Jundiaí e Osasco e foi divulgada por meio de decoração nos refeitórios, convites para que toda a equipe usasse peças de roupa na cor azul às sextas-feiras, publicação de fotos nas redes sociais com a hashtag #sikademaosdadas, realização de palestras e diálogos semanais sobre o tema, distribuição de lembrancinhas e canetas personalizadas com a comunicação da campanha.
Com Assessorias