Última semana do Outubro Rosa tem atividades por todo o país

Em nossa tradicional Agenda Positiva, destacamos a programação de eventos na última semana da campanha Outubro Rosa, como a oferta de mamografia gratuita para caminhoneiras em estradas das regiões Sul e Sudeste e uma live com especialistas sobre prevenção ao câncer de mama. Veja também em nosso roteiro semanal os eventos técnicos online para profissionais de saúde de diferentes segmentos.

Mamografia gratuita para caminhoneiras nas estradas do Sul e Sudeste

O Outubro Rosa está acabando, mas isso não é desculpa para deixar os exames preventivos de lado. Com esse intuito, o projeto Caravanas Mulheres na Boleia vai levar para algumas cidades da região Sul e Sudeste, uma truckvan com um mamógrafo. A iniciativa foi idealizada pela Câmara de Negócios Nacionais e Internacionais de Logística (CNNI), e que convidou diversas empresas do segmento a participarem.

O evento vai começar no dia 26, às 8h30, com uma live da dupla sertaneja Sidnei Silva e Alex, que será transmitida pelo perfil @sidneisilvaealexoficial. A primeira parada da truckvan será no mesmo dia, às 15h, na cidade de Registro, em São Paulo.

Quem for até os locais em que ocorrerão as ações, vai contar com uma palestra ministrada por um terapeuta e uma orientação após o exame, sendo esses dois últimos on line, através do recurso da Telemedicina. A participação é gratuita e também haverá distribuição de brindes.

E a M Terram, corretora de seguros atuante em diversos setores, com mais de 15 anos de experiência, aceitou o desafio. O encerramento será das 14h às 16 horas, na cidade de Pouso Alegre, na sede da Transdaniel, empresa idealizadora na iniciativa – Rua Mário Lopes da silva, 230, bairro Limeira, no loteamento São Cristóvão.

A proposta do trajeto ficou por conta de Suelen Lopes, uma caminhoneira que é a voz das mulheres na estrada. Ela mostra o dia a dia da sua profissão através do seu perfil no instagram @suelen_lopes_da_consta. “A minha missão é mostrar as dores, alegrias e desafios de quem passa tantas horas dirigindo um caminhão”, destaca.

Dia de autoestima em faculdade de Cubatão

A autoestima é um fator importante na vida de todo ser humano e mantê-la alta pode ser determinante momentos de dificuldade, como no caso do combate ao câncer. A Universidade São Judas, que integra o ecossistema Ânima, convida mulheres de Cubatão (SP) que estão passando ou já passaram por tratamento de câncer de mama para um dia exclusivo para elas com serviços de saúde e estéticos.

Denominada “Florescer”, a ação acontece no campus da Faculdade de Medicina da São Judas, em Cubatão, e foi idealizada por alunos do curso de Medicina como programação para o Outubro Rosa. Para participar, é preciso agendar pelo WhatsApp (11) 95256-5765.

Respeitando todos os protocolos de prevenção à Covid 19, as participantes terão à disposição serviços voltados para saúde e bem-estar das 9 às 17 horas como duas tatuadoras que fazem micropigmentação areolar, design de sobrancelhas, esteticista, fisioterapeuta, nutricionista e massagista para drenagem linfática, massagem modeladora e relaxante, além de um lanche. 

Desde o início do mês, os alunos de Medicina da São Judas estão promovendo palestras virtuais sobre câncer de mama com vários convidados. A próxima será nesta sexta-feira (dia 30), às 20 horas, com a ginecologista Cecília Prado. Para saber como participar, basta acessar o Instagram do Centro Acadêmico da faculdade @caesaaa.usjt.

Live sobre Outubro Rosa aborda formas de prevenção

A Cruzeiro do Sul Educacional realiza no 28 de outubro, às 18h, uma live com o tema “Outubro Rosa – Conheça para prevenir” reunindo especialistas em saúde. A ação tem por objetivo alertar as mulheres sobre os sintomas e auxiliar na prevenção do câncer de mama. O evento faz parte da campanha do Outubro Rosa, mês com intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. Para acompanhar a live, basta acessar o canal do Youtube da UnicidUnipêUnifran ou da UP – Instituições da Cruzeiro do Sul Educacional que possuem o curso de Medicina.

Neurocientista Miguel Nicolelis debate ciência, comunicação e fake news

Considerado pela Scientific America um dos 20 cientistas mais influentes do mundo em sua área, o neurocientista Miguel Nicolelis participa nesta quinta-feira (29) do webinar Arena de Ideias, com o tema “Cérebro, o criador do universo e a Comunicação”. Nicolelis vai abordar a importância da ciência para a humanidade, o incrível poder do nosso cérebro e os mecanismos que estabelecem uma boa comunicação.

Professor da Universidade Duke, nos Estados Unidos, Nicolelis é autor do livro “O Verdadeiro Criador de Tudo – Como o Cérebro Humano Esculpiu o Universo como Nós o Conhecemos”, no qual propõe que o cérebro humano é o verdadeiro criador do universo. O neurocientista também defende que a inteligência artificial jamais será capaz de superar o cérebro humano e compara as fake news a uma “batalha da informação”.

Participam da roda de entrevista a sócia-diretora da In Press Oficina, Patrícia Marins, especialista em gestão de crise; a diretora de Curadoria e Novos Produtos, Míriam Moura; e a Diretora de Relacionamento com o Poder Público, Fernanda Lambach.

O bate-papo será transmitido às 10h30, pelo canal da In Press Oficina no youtube. Faça sua inscrição pelo link http://bit.ly/31KiMC8

EVENTOS TÉCNICOS

Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia será virtual

Por razão da pandemia causada pelo novo coronavírus, pela primeira vez, após 48 anos de existência, o Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia será realizado no formato online. Entre os palestrantes internacionais convidados para a 47ª edição estão os médicos Alexandra Santos e Jürgen Schwarze, ambos do Reino Unido, e Ioana Agache, da Romênia.

Os simpósios masters, que serão gravados e legendados para facilitar o entendimento dos participantes, trarão termas como o Diagnóstico das Alergias Alimentares, Asma na Criança e Asma Grave. A organização do evento espera aproximadamente 1.700 congressistas. O evento é realizado pela Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI).

Para Flavio Sano, presidente da Asbai, o congresso a distância democratiza o evento. “Se por um lado não haverá o network presencial esperado todos os anos, por outro o novo formato abre a oportunidade para quem não consegue ir ao evento físico, abrangendo mais regiões do País e incluindo novos participantes, que poderão acompanhar as palestras nacionais e internacionais”, comenta.

Congresso Científico de Acadêmicos de Medicina

Entre os dias 26 e 29 de outubro, acontece o 34º Congresso Científico de Acadêmicos de Medicina (CONCIAM), tradicional evento anual promovido pela Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR) em parceria com a Universidade Corporativa da AMP (UCAMP) e a AMP, que reúne estudantes de diversas Faculdades de Medicina do Paraná e do Brasil.

O congresso visa desenvolver nos acadêmicos de Medicina o prazer pela pesquisa científica como complemento do desenvolvimento técnico e científico ministrado nas faculdades, garantindo a oportunidade aos futuros médicos de apresentar sua produção científica, buscando atualizações para sua prática clínica. Ao longo dos quatro dias, os congressistas participarão de atividades que compõem a programação, com conteúdo científico e cultural de qualidade, com palestras, mesas redondas, apresentações de trabalhos, concursos cultural, literário, fotográfico e textuais previstos no evento.

Dentre os temas que serão abordados estão o impacto da pandemia ao atendimento politraumatizado, o futuro das ferramentas diagnósticas e terapêuticas no câncer, a abordagem atual dos transtornos neuropsiquiátricos em jovens, entre outros, que serão apresentados e discutidos por renomados nomes na medicina.

O 34º Congresso Científico de Acadêmicos de Medicina (CONCIAM) é totalmente organizado por estudantes de Medicina da FEMPAR, com apoio de professores coordenadores da faculdade, contando com participação de acadêmicos convidados de outras instituições de Medicina. Nesta edição, o evento será gravado diretamente da FEMPAR e será montado um cenário moderno no auditório, para que os organizadores possam usar toda a estrutura do andar térreo, recém reformado, para interações e entrevistas de palestrantes.

Para mais informações como programação e participantes, basta acessar http://www.xxxivconciam.com ou pelo instagram @conciam.

Seminário Internacional de Bioprocessos

As empresas de biotecnologia Kerry e Eppendorf promovem nos dias 28, 29 e 30 de outubro, a 4ª edição do Seminário Internacional de Bioprocessos, que este ano, devido à pandemia, será online. O evento busca desenvolver discussões relevantes sobre o futuro da área de biotecnologia com renomados palestrantes do setor.

Serão três dias de palestras gratuitas, onde especialistas discutirão os desafios de desenvolvimento de produtos biotecnológicos, as tecnologias disponíveis no mercado e as estratégias de monitoramento e métricas de performance para a produção de microorganismos em larga escala.

O evento conta com especialistas como Prof. Dra. Maria Helena da Unicamp e Prof. Dr. Jorge Kalil da Universidade de São Paulo. Outro destaque será a apresentação de Kyle Probst, Cientista de Aplicações Microbianas da Kerry Estados Unidos, no dia 28 de outubro, às 11h20, sobre o impacto de meios de cultura no desenvolvimento e desempenho da produção de vacinas.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site www.seminariodebioprocessos.com.

Eventos virtuais gratuitos para profissionais e estudantes

Durante a pandemia, o Centro Universitário Newton Paiva tem oferecido uma série de eventos virtuais gratuitos, cujas temáticas se referem aos mais diversos campos do conhecimento. Para os próximos dias, os destaques da programação são palestras e aulas abertas voltadas para estudantes e profissionais da área da saúde. Dentre os temas trabalhados, destacam-se a apresentação de estudos de caso e discussões sobre desafios do dia a dia, em áreas como enfermagem e psicologia.

– 29 de outubro, às 17h – “Sessão Clínica: Possibilidades e limites dos atendimentos online de crianças e adolescentes”. Com a docente do curso de Psicologia do Centro Universitário Newton Paiva, Margaret Pires do Couto; e alunos do estágio supervisionado.Inscrições: http://www.sympla.com.br/sessao-clinica—possibilidades-e-limites-dos-atendimentos-online-de-criancas-e-adolescentes__998135

– 29 de outubro, às 18h55 – “A Síndrome de Bournout e os sentidos do trabalho”. Com o Psiquiatra Forense, Perito Judicial e Médico do Departamento de Atenção à Saúde do Trabalhador da UFMG, André Henrique de Souza Leite. Inscrições:

http://www.sympla.com.br/a-sindrome-de-bournout-e-os-sentidos-do-trabalho__999547

– 9 de novembro, às 17h – “Paciente Crítico: Assistência do Enfermeiro à Beira Leito”. Com a Enfermeira da UTI do Pronto Socorro do HC/UFMG e Especialista em Enfermagem do Trabalho e Terapia Intensiva, Gislene Pace. Inscrições:

http://www.sympla.com.br/paciente-critico-assistencia-do-enfermeiro-a-beira-leito__1019904

A programação completa pode ser consultada em: http://www.sympla.com.br/newtonpaiva

Encontro de Pesquisa Clínica

No dia 28 de outubro, a partir das 19h, a Libbs Farmacêutica promove mais uma edição do Encontro de Pesquisa Clínica. O evento faz parte de um ciclo de 15 palestras online e, dessa vez, abordará a representatividade do setor público e privado para a Pesquisa Clínica no Brasil. O debate será mediado pelo Dr. Luis Fernando Correia, médico e comentarista de saúde da Rádio CBN e Tv Globo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do link: http://webmdhealth.com.br/pesquisa-clinica/

O Dr. Antônio Carlos Buzaid, oncologista clínico e chefe geral do Centro Oncológico da Beneficência Portuguesa de São Paulo, Dra. Margareth Dalcolmo, pneumologista e pesquisadora da Fiocruz e Dr. Vanderson Rocha, chefe do setor de onco-hematologia do Hospital Sírio-Libanês e do Hospital das Clínicas irão compor a mesa de debates do evento.

O Encontro de Pesquisa Clínica é um projeto que terá outras 11 edições nos próximos meses e faz parte do Programa de Incentivo à Pesquisa da Libbs, conhecido como PIP, criado para oferecer apoio a pesquisadores brasileiros e fomentar a produção científica do país.

Com Assessorias

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

In the news
Leia Mais