Um roteiro de ações solidárias, sustentáveis e saudáveis

Boas Ações traz iniciativas no Rio que valorizam a responsabilidade social e a sustentabilidade

delícias veganas em festival no Rio

Sábado Saudável, realizado na Meimei Escola Montessoriana, de Vila Isabel,  e o Festival Gastronômico Vegano da Vegnice, na Barra da Tijuca, são alguns dos destaques do roteiro de Boas Ações desta semana no Rio de Janeiro. Tem ainda a campanha dos estudantes do Colégio Notre Dame e o bazar solidário nos 100 anos do Retiro dos Artistas. Destacamos ainda outras Boas Ações que acontecem pelo país: a Gincana Bom Vizinho na rede de restaurantes Mc Donald´s e a campanha ‘O Agro contra o Câncer’, realizada pela Marfrig entre os pecuaristas para ajudar o Hospital do Amor de Barretos (SP). Envie sugestões para boasacoes@vidaeacao.com.br 

Sábado Saudável em escola de Vila Isabel 

ioga no sábado saudável do Colégio Meimei

Mente sã em corpo são é o lema que orienta a programação dos sábados saudáveis em Vila Isabel, Zona Norte do Rio. Neste Dia Mundial da Saúde (7 de abril), das 9 às 12h, a Meimei Escola Montessoriana abre suas portas na Rua dos Artistas 129 para mais uma edição do Sábado Saudável. Alunos, pais, professores e funcionários são convidados a participar e compartilhar experiências, em busca de mais qualidade de vida. Este ano, o principal foco das atividades é a saúde mental.

Estão programadas palestras sobre educação financeira, vacinas e doenças tropicais e o uso de tecnologia. Haverá, ainda, oficinas que vão apresentar a música como aliada na busca pela harmonização, a importância do trabalho com artes e contação de histórias. Uma oficina apresentará a prática tipicamente Montessoriana, que é a aula de linha, na qual são desenvolvidos atenção, equilíbrio, esforço e controle de movimentos. Neste dia, alunos e profissionais das diferentes áreas oferecem oficinas interativas, a partir de pesquisas feitas internamente e vivenciadas anteriormente durante as aulas.

Para a professora Sonia Maria Braga, diretora pedagógica e fundadora da Meimei Escola, o Sábado Saudável é uma forma de reunir a comunidade escolar em torno de um ideal de harmonização: alunos, familiares e profissionais da escola estarão juntos, para que possam reavaliar e renovar posturas em relação à alimentação (mais saudável), ao convívio entre si. Também é uma oportunidade de ter contato com métodos que auxiliam a tranquilidade individual, como relaxar, falar calmamente, serem mais afáveis, mais conscientes do próprio corpo, mantendo-se, assim, mais saudáveis, mente e corpo mais harmonizados.  “Ou, nas palavras de dra. Maria Montessori, pessoas normalizadas”, explica Sonia. Segundo ela, a escola Montessori não tem como único objetivo o desenvolvimento intelectual dos alunos, mas um permanente foco na formação integral do indivíduo.

Campanha para ajudar alunos com materiais escolares

Campanha do Colégio Notre Dame arrecada materiais e alimentos

O Colégio Notre-Dame-Recreio está realizando uma campanha solidária para ajudar as crianças que estudam por meio do programa de assistência educacional da unidade da Ilha do Governador. Esta é uma instituição totalmente filantrópica que atende mais de 500 alunos em regime integral do Ensino Infantil ao Fundamental 1. Em função das condições financeiras das famílias, muitos estudantes ainda estão necessitando de material escolar, comprometendo o aprendizado.
Durante a Olimpíada Estudantil, até dia 14 de abril (sábado), a unidade Recreio dos Bandeirantes vai receber doações de cadernos universitários (brochura), caixas de lápis de cor, canetinha hidrocor grossa, tesoura sem ponta, massinha para modelar soft e caixas de giz de cera. Arrecadar alimentos para a campanha também será uma das metas das equipes que vão participar da Olimpíada Estudantil. Quem quiser colaborar pode deixar a doação na escola, que fica situada na Avenida das Américas, 19.500, no Recreio dos Bandeirantes.
“A iniciativa é boa para quem recebe e também a quem doa, despertando a consciência das crianças no sentido de ajudar ao próximo”, afirma a diretora do Colégio Notre Dame-Recreio, Irmã Leci Paier. Segundo ela, a ação faz parte de um trabalho constante de conscientização sobre a importância da participação em movimentos solidários. “Os alunos se transformam em pontes entre as famílias, que se unem para colaborar e ajudar o próximo. Assim despertamos a cidadania e a empatia desde os primeiros anos”, conta.

Festival gastronômico vegano na Barra da Tijuca

Festival vegano da Vegnice

A Barra da Tijuca recebe neste final de semana a terceira edição do Festival Gastronômico Vegano da Vegnice,  no Belo Condomínio Empresarial e de entretenimento,  situado na avenida Ayrton Senna,2600 – Barra da Tijuca. O evento reúne expositores com produtos variados incluindo alimentos para pronto consumo e produtos não alimentícios. Haverá também opções sem glúten e sem açúcar, alem da farta gastronomia terá feira orgânica, atividades para crianças, aula de yoga, atrações musicais e palestras sobre proteção animal e ambiental. O Festival Gastronômico Vegano em homenagem ao Dia Mundial da Terra (22 de abril) receberá também uma feira de adoção de animais e ONGs engajadas no tema.
Por lá os visitantes poderão encontrar delícias como feijoada, hamburgers, pizzas, churros, bolos e tortas, sorvetes, além da famosa coxinha hare de jaca. Tudo sem ingredientes de origem animal. Todos os produtos são sem lactose e muitas opções são sem glúten. E nem só de comida vive o evento: haverá também barracas de cosméticos, roupas e sapatos veganos. Especializada em eventos veganos, a Vegnice já realizou mais de 80 eventos em São Paulo, atraindo um público que supera 200.000 pessoas.

Bazar beneficente nos 100 anos do Retiro dos Artistas

No ano em que comemora 100 anos de existência, o Retiro dos Artistas vai promover um bazar beneficente com peças e objetos que pertenciam ao Renato Russo, um dos maiores artistas e poetas brasileiros, doados pelo filho do cantor, Giuliano Manfredini, dia 7 de abril (sábado) a partir das 12h. A porta-voz e administradora geral da instituição, Cida Cabral, afirma que o espaço tem a finalidade de promover a qualidade de vida e inclusão das pessoas idosas em situação de vulnerabilidade. O Retiro dos Artistas é uma instituição criada no Rio de Janeiro em 1918 e, desde lá, seu funcionamento depende apenas de doações e trabalho voluntário.

PELO PAÍS

Gincana Bom Vizinho já teve mais de 8 mil ações solidárias

Gincana Bom Vizinho mobiliza funcionários do Mc Donald´s

De forma voluntárias, funcionários do Mc Donald´s se encarregam de retribuir às comunidades próximas aos locais onde trabalham. Esse compromisso faz parte da Gincana Bom Vizinho, projeto social da rede que já realizou mais de 100 mil ações em 15 anos de atuação nas diversas regiões do país, como Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Curitiba e Salvador. Em 2017, foram realizadas mais de oito mil ações solidárias, com o envolvimento direto de mais de 12 mil colaboradores de 500 restaurantes em todo o país. Esse movimento arrecadou  22 mil agasalhos, 15 mil livros infantis, 185 mil objetos e muitos quilos de alimentos não perecíveis. Os voluntários também plantaram 800 mudas e promoveram duas mil visitas em instituições carentes.

Entre as ações realizadas, destaca-se a iniciativa promovida pela equipe campeã no restaurante em São Gonçalo, Rio de Janeiro. O time de voluntários desenvolveu diversas atividades voltadas para a prevenção do câncer de mama, como vestir camisetas da campanha e distribuir panfletos de conscientização na unidade. Os cofrinhos instalados no restaurante permitiram a arrecadação de mais R$ 1,6 mil, que foram doados para o Instituto Ronald McDonald, que auxilia crianças e adolescentes com câncer. “Foi muito bom poder participar de mais um projeto da Gincana e ver que também houve tanta participação em nossa unidade. Fiquei feliz em poder contribuir com a nossa equipe, e o resultado foi incrível” comenta José Eduardo Souza, Embaixador da Gincana Bom Vizinho no restaurante.

O Agro contra o Câncer em São Paulo

Em parceria com o Hospital de Amor, a Marfrig Global Foods, por meio de sua divisão Beef, já doou 24 toneladas de carne bovina da marca Montana para as unidades do Hospital de Amor de Barretos, que registra 6 000 atendimentos por dia, 100% gratuitos. Com 55 anos de história, o antigo Hospital do Câncer de Barretos  acolhe pacientes de todo o Brasil, com profissionalismo e humanização, e possui diversas unidades de tratamento e prevenção em vários estados.

Desde dezembro de 2017, a Marfrig tem fornecido a carne necessária para suprir o consumo diário do hospital, tendo atendido neste período 16 mil pessoas por mês. Ao todo, foram mais de 48 mil pessoas beneficiadas pela iniciativa. A partir deste mês de abril, o pecuarista poderá contribuir com o programa “O Agro contra o Câncer”. Na prática, isso significa que todos os pecuaristas parceiros da Marfrig poderão doar R$ 1 por animal abatido para o hospital o que colaborará com a manutenção dos tratamentos, prevenção e diagnóstico precoce do câncer que são realizados na entidade de forma gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Da Redação, com Assessorias

Por Favor, Compartilhe!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

In the news
Leia Mais