Vacinação contra pólio e sarampo atinge 85% do público esperado

No Rio de Janeiro, cobertura permanece baixa: 65,44% e 66,65%, respectivamente. Neste sábado (1), cidades que estavam abaixo da meta abriram os postos

Redação
campanhas de vacinacao casa da vacina 04 foto mporao net (1)

Mais de 9,5 milhões crianças de um a menores de cinco anos tomaram a vacina contra a poliomielite e o sarampo em todo o país. A média nacional de vacinação está em 85%. Os estados do Espírito Santo, Santa Catarina, Pernambuco, Rondônia, Amapá e Sergipe já atingiram a meta estipulada pelo Ministério da Saúde de vacinar, pelo menos, 95% do público-alvo.

Segundo informado no sistema pelos estados, até este sábado (1º) foram aplicadas mais de 19 milhões de doses das duas vacinas (cerca de 9,5 milhões de cada). No Rio de Janeiro, cobertura permanece baixa: 65,44% e 66,65%, respectivamente, com cerca de 1,1 milhão de doses aplicadas.

Apesar da campanha ter encerrado na sexta-feira (31 de agosto), o Ministério orientou a estados e municípios que estivavam abaixo da meta, abrir os postos de saúde no sábado (1º). A expectativa é que, com a mobilização, a vacina seja aplicada em 1,6 milhão de crianças que ainda não estão protegidas contra as duas doenças. A campanha deste ano é indiscriminada, por isso, todas as crianças nessa faixa etária devem se vacinar, independente da situação vacinal.

“A mobilização deve ser de todos nós, gestores, pais, responsáveis, profissionais de saúde. Temos que continuar somando esforços porque a vacinação é a forma mais eficaz de impedir que doenças já eliminadas retornem ao Brasil. Temos que vacinar, pelo menos, 95% das crianças de um a menores de cinco anos”, avalia o ministro da Saúde, Gilberto Occhi.

Confira o quadro da vacinação por estado

In the news
Leia Mais