Varizes: projeto oferece tratamento gratuito na Uerj

Sexta doença que mais incapacita no mundo, varizes podem ser tratadas por meio de cirurgia simples. Projeto oferece 2 mil vagas para atendimento a cada ano

Varizes podem ser tratadas com método da espuma (Foto - Reprodução de internet)

Pernas bonitas, lisinhas, sem manchas e varizes é o desejo da maioria das mulheres, certo?! Pois, para muitos, a questão vai bem além da estética e chega a prejudicar a produtividade no trabalho. Estima-se que 70% da população brasileira sofram com algum grau da doença venosa crônica (varizes), a  sexta doença que mais incapacita ao trabalho no Brasil e a 14ª doença mais comum no mundo.

“Muitas pessoas acreditam que se trata apenas de uma questão estética quando, na verdade, é uma doença crônica que piora progressivamente. Se não tratada pode causar diversas complicações, como úlceras venosas (feridas) e insuficiência venosa crônica, caracterizada pela incapacidade das veias das pernas bombearem um volume suficiente de sangue de volta ao coração”, alerta Carlos Peixoto, presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBACV-RJ).

Só no Estado do Rio de janeiro, considerando a população acima de 20 anos com sintomas de dor nas pernas, edema e varizes de grosso calibre, estima-se que um milhão de pessoas teriam indicação para o tratamento de varizes.  Hoje, a fila de espera para o atendimento pelo Sistema Único de Saúde tem 3 mil pessoas.

No intuito de diminuir esse número, o Serviço de Cirurgia Vascular da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), com o apoio da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro, realiza desde 2017 o Projeto Espuma, que prevê 2 mil tratamentos gratuitos de varizes ao ano. Em 2017, foram atendidas 1.082 pessoas, entre maio e dezembro.

Para ter acesso ao tratamento, a pessoa deve procurar uma Clínica da Família, que deverá encaminhá-la para a Policlínica Piquet Carneiro (Uerj), primeira unidade a oferecer este tratamento à população do município do Rio de Janeiro em grande escala. O encaminhamento será feito pelo Sistema Nacional de Regulação (Sisreg). Não existe estimativa de quanto tempo o paciente terá que esperar para ser atendido.

No projeto, a técnica utilizada será a escleroterapia com espuma ecoguiada, em que é aplicada uma injeção com medicamento em forma de espuma, secando os vasos com má circulação do sangue.  A espuma causa uma reação inflamatória no vaso, fazendo com que ele “seque”. O procedimento é menos invasivo, não exige internação e nem repouso no pós operatório.

O SUS já autorizou a implementação do serviço na rede pública em março de 2017, mas a opção de tratamento das varizes ainda é a cirurgia convencional – que requer internação, utilização do centro cirúrgico e equipe cirúrgica com anestesia, gerando um custo muito alto.

Com o Projeto Varizes a hospitalização do tratamento de varizes vai diminuir, já que grande parte dos pacientes aguardando na fila pode se tratar sem internação”, estima Carlos Peixoto.

Inverno é época ideal para tratar varizes

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 30% da população mundial têm varizes – dilatação das veias. Desse total, 70% são mulheres e 30% homens. No caso das mulheres, de 20% a 30% desenvolvem varizes durante a gestação. O sexo feminino é mais acometido por esta disfunção por razões hormonais. O tratamento correto é muito importante para que o problema não cause complicações como úlceras venosas e insuficiência venosa crônica.

As varizes são veias dilatadas, alongadas e tortuosas, que podem causar inchaço, dor, cansaço e sensação de peso nas pernas, a parte do corpo normalmente mais afetada. “O sangue que circula pelo nosso corpo volta para o coração através das veias, que possuem válvulas para ajudá-lo a fluir de baixo para cima, contra o efeito da gravidade. Quando essas válvulas não funcionam corretamente, o sangue retorna e se acumula nas veias das pernas, fazendo com que fiquem sobrecarregadas e dilatem”, explica o cirurgião vascular Carlos Peixoto.

O tratamento das varizes pode e deve ser feito em qualquer época do ano. O presidente da SBACV, Ivanésio Merlo, explica que no inverno as varizes e microvarizes ficam mais visíveis, por se tomar menos sol, e como após o tratamento cirúrgico é bom não se expor ao sol por algum tempo, este seria um bom momento para fazê-lo. “O tratamento com injeção ou laser fica mais fácil quando a pele não está muito bronzeada. Por outro lado, após a cirurgia das varizes, quando necessária, recomenda-se 30 dias sem expor as regiões operadas ao sol. Além disso, tratando no inverno, as pernas estarão totalmente recuperadas no verão”, diz.

O presidente da SBACV enfatiza ainda que algumas doenças circulatórias que acometem as artérias e as obstruem, dificultando a passagem de sangue, especialmente nas extremidades das mãos e dos pés, podem ser mais expressivas no inverno. Entre essas, as arterites, doença inflamatória nas artérias, são as mais evidentes. E ressalta que todo indivíduo após os 40 anos deve fazer um checkup vascular com um médico angiologista ou cirurgião vascular pelo menos uma vez por ano ou a cada dois anos, dependendo de ter ou não problemas com sua saúde vascular. “Sinais como varizes, dores e inchaço das pernas podem necessitar de exames especializados”, orienta Ivanésio Merlo.

Segundo ele, as varizes são veias dilatadas alongadas e tortuosas que não exercem mais sua função de forma tão eficiente. São mais comuns nas pernas. Entretanto, podem surgir em outros locais como região uterina, vulvar, pélvica, esôfago, reto (hemorroidas) etc. Quando não tratadas, o portador de varizes nas pernas pode desenvolver complicações como trombose venosa, tromboflebite, úlcera varicosa e sangramentos pelas varizes.

Especialista esclarece dúvidas

Além de hábitos saudáveis, procedimentos como a escleroseterapia e lasers contribuem para o tratamento de varizes e vasinhos. De acordo com Marcelo Monteiro, diretor clínico da Clínica Inovas (Barra da Tijuca, RJ), uma das queixas mais comuns é a sensação de peso e cansaço constante nas pernas, se acentuando ao longo do dia e piorando com longos períodos de inatividade.

Ele explica que pode ocorrer coceira na região onde existam as varizes, e também inchaço principalmente nos tornozelos e pés. “Nos casos mais avançados, podem ocorrer modificações na coloração e qualidade da pele, podendo levar à formação de feridas crônicas, as chamadas úlceras venosas”, ressalta o especialista, que, a seguir, esclarece as principais dúvidas em relação ao problema.

A doença venosa pode ser genética?

– O ponto central na doença venosa é a questão genética. É muito comum parentes próximos apresentarem histórico positivo para a doença. Os pacientes precisam entender que se trata de uma doença crônica e recidivante, não sendo possível sua cura, mas que deve ser mantida sob controle. Hábitos saudáveis de vida com certeza interferem na velocidade com que a doença vai progredir.

A gravidez é um fator de risco?

– O fator que mais interfere na piora da doença venosa é a gestação, ainda mais quando a paciente ‘emenda’ uma gravidez sobre a outra, dando pouco tempo para seu organismo recobrar a situação inicia. A gravidez é um momento da vida da mulher onde os hormônios estão muito elevados, para criar um ambiente propício ao desenvolvimento do bebê. Esses hormônios levam a uma acentuada retenção de líquidos (para criar o bebê e seu ambiente intra-útero), além de causar flacidez nos tecidos maternos (para permitir a acomodação do bebê).

Ressalta-se que o sistema venoso é o principal responsável por armazenar esse excesso de volume. “Agora imagine se essas veias já apresentam uma tendência genética à dilatação (formação de varizes), estão submetidas à intensa ação hormonal, e ainda têm que armazenar um grande volume líquido? Está formado o cenário ideal para a formação de varizes. Existe, ainda, um fator mecânico da compressão sobre as veias abdominais que o crescimento uterino acaba causando no decorrer da gestação. Se associarmos ainda o ganho acentuado de peso durante a gestação, com certeza só irá piorar o quadro.

Como podem ser classificadas as varizes?

– Costumamos escutar a denominação ‘microvasos’ para aqueles pequenos vasinhos avermelhados ou arroxeados, com seu calibre até 1mm. O termo ‘varizes’ geralmente determina vasos de aspecto tortuoso, capazes de causarem abaulamentos na pele e serem palpáveis, causando um ‘relevo’ alterado na pele. Mas as vezes percebemos varizes de calibre intermediário, não tão grandes para causar abaulamento na pele, mas de importância ímpar no tratamento das chamadas ‘varizes combinadas’, aqueles vasinhos verdinhos que as vezes encontramos nutrindo os vasinhos vermelhos”, ressalta o especialista.

Todos os tipos de vasos podem ser tratados?

– Sim e é muito comum uma mesma paciente ter diferentes tipos de vasos, e, portanto, receber diferentes tipos de tratamentos. O tipo de tratamento vai depender, entre outros, do calibre do vaso a ser tratado. Os microvasos respondem muito bem ao tradicional tratamento por escleroterapia, onde uma substância é injetada no interior deste vaso, levando ao seu fechamento e absorção pelo organismo. Quando isso não acontece, devemos avaliar se esses vasinhos não estão sendo alimentados por uma veia nutridora, mais profunda e de maior calibre.

Como tratar os microvasos?

– Essas veias geralmente respondem muito bem ao tratamento através do uso do laser transdérmico NdYag 1064, capaz de tratar vasos de até 3mm e a até 5mm de profundidade na pele. Na clínica utilizamos um dispositivo de realidade aumentada para identificar estes vasos sob a pele. Se eventualmente os vasos forem mais calibrosos, costumamos indicar o tratamento por microcirurgia, realizado sob anestesia local e sedação leve, com alta para caso no mesmo dia da cirurgia, utilizando meias elásticas já ao sair do hospital.

E quando o problema é nas veias safenas?

– Nos casos mais complexos, onde há o acometimento das veias safenas, o tratamento consiste na utilização de um laser a nível hospitalar, procedimento realizado também sob anestesia local, onde uma fibra ótica capaz de transmitir o raio laser é introduzida na safena através de uma punção guiada por ultrassom, sendo possível sua cauterização sem a necessidade de cortes na região da virilha, permitindo uma recuperação muito mais precoce.

O que fazer para não se submeter a cirurgia?

Atualmente, a grande maioria das pacientes, mulheres entre 30 e 60 anos, que não quer se submeter a procedimentos cirúrgicos e não quer se afastar de sua rotina diária, são tratadas através da combinação do uso do laser transdérmico e da escleroterapia, permitindo uma redução em cerca de 75% nas nossas indicações de cirurgia.

O tratamento é doloroso?

– Todos os procedimentos realizados na Clínica Inovas acontecem sobre resfriamento ativo da pele, utilizando um aparelho capaz de expelir ar a até -5ºC, o que causa uma analgesia na pele, tornando o procedimento bastante tolerável. Para as pacientes mais sensíveis, podemos fazer uso de anti-inflamatório sublingual antes das sessões, mas isso raramente é necessário. Mas vale lembrar que isso sempre será respeitado, afinal, dor é subjetivo, difícil de comparar.

É possível tratar as duas pernas de uma só vez?

– O uso do resfriamento ativo da pele permite o tratamento extenso, até das duas pernas, em uma única sessão, por tornar o procedimento bastante tolerável .Vale ainda ressaltar que a grande maioria dessas pacientes já passaram por procedimentos dermatológicos como uso de Botox ou preenchedores faciais, além do uso de laser para depilação ou tratamento de manchas, o que permite um padrão de comparação bastante confiável.

Mesmo tratadas, as varizes podem reaparecer?

– A doença é crônica e recidivante, e, portanto, não tem cura. O tratamento adequado leva a uma duração maior do período “sem vasos”. Mas da mesma forma que cuidamos dos nossos dentes, devemos programar uma visita regular ao angiologista, assim que começarem novamente a aparecerem os vasinhos. Para diminuir essa velocidade do aparecimento dos vasos, a recomendação é aquele que concerne à adoção e continuidade de hábitos de vida mais saudáveis.

O que fazer para prevenir a volta das varizes?

– A atividade física regular, dedicada, ou seja, com o uso de calçados e roupas adequadas. A alimentação mais saudável, com menos sódio, com menos açúcares e gorduras, levando a uma menor retenção de volume. Essas medidas geralmente levam a um melhor controle do peso, o que acaba por contribuir para um melhor funcionamento do sistema venoso. Evitar o cigarro, já que sabemos de vários efeitos nocivos do seu consumo. Fazer um uso moderado de bebidas alcoólicas. Enfim, seguir todas as orientações que conhecemos tão bem, porém, relutamos tanto para colocar em prática.

Novo método promete menos dor

Segundo o angiologista Ricardo Brizzi, um dos métodos mais recentes é a Clacs (Cryolaser e Cryo escleroterapia), uma nova técnica para o tratamento das varizes com menos dor e com resultado imediato. “A Clacs utiliza o laser, a escleroterapia e jato de ar gelado, reduzindo o uso das agulhas e secando os vasinhos muito mais rápido. Na maioria dos casos, com três sessões, já temos um ótimo resultado. O método é potencializado com o Veinviewer que amplia a realidade detectando as veias nutridoras aumentando a eficiência do tratamento”.

De acordo com o especialista, Veinviewer é capaz de projetar sobre a pele do paciente a imagem das suas veias.  O equipamento emite raios infravermelhos que captam a temperatura corporal, como as veias são mais quentes que os tecidos ao redor,  elas aparecem em destaque na projeção. O tratamento não é invasivo, quem utiliza não sente nenhum tipo de desconforto.

“O equipamento permite detectar mais facilmente problemas vasculares. Em um espaço onde se encontram múltiplas varizes, é possível identificar qual a veia alimentadora dessas varizes e aplicar o tratamento onde é a raiz do problema. O aparelho serve para auxiliar as aplicações com laser. No caso das cirurgias, auxilia na marcação prévia das veias. Trata-se de uma tecnologia inovadora, que amplia a percepção de estruturas de forma muito superior a que os médicos conseguem apenas com o olho humano, mesmo utilizando lentes ou luzes especiais”, explica.

Como evitar as varizes na gestação

As alterações circulatórias que surgem em decorrência do ganho de peso provocam as temidas varizes. “Com o aumento progressivo do volume do útero no decorrer da gestação, ocorre uma compressão das veias ilíacas, que levam o sangue de volta para o coração”, explica Priscila Nahas, médica há 28 anos, pós-graduada em cirurgia vascular pela Escola Paulista de Medicina e membro efetivo da Sociedade da Brasileira de Cirurgia Vascular e da Associação Brasileira de Flebologia e Linfologia.

A médica acrescenta que, além da circulação prejudicada por conta da compressão do útero gravídico, o sobrepeso causado pela gestação e o fator genético (em casos específicos) aumentam consideravelmente as chances do aparecimento de varizes. “Nesses casos, orienta-se que a paciente faça o tratamento com elasto-compressão, ou seja, a meia elástica com compressão graduada”, complementa.

Segundo a especialista, as meias de compressão devem ser, sempre que possível, usadas como forma de prevenção. Existem alguns paradigmas em relação à aparência das meias elásticas, mas já existem, modelos que têm a aparência das meias-calças convencionais. “A mulher procura, não só o tratamento, como também a estética. Por isso foram desenvolvidas técnicas para que a meia, além de ter um aspecto bonito e elegante, tenha a compressão necessária. Por isso, hoje temos meias esteticamente bonitas, aceitáveis socialmente e que dão esse suporte mecânico e funcional para a paciente”, explica Priscila, que recomenda as meias de gestante da linha Audace, da Sigvaris.

Fonte: SBAVC, Marcelo Monteiro, Priscila Nahas, Ricardo Brizzi e Edson Neves (atualizada em 8 de maio de 2019)

 

 

181 Comments
  1. Sergio F P Loja 4 anos ago
    Reply

    Tenho um amigo que trabalha como ambulante e as pernas estão tomadas pelas varizes, parecem largatas imensas,gostaria que o mesmo tivesse ajuda , como fazer
    Aguardo o retorno de vcs
    Obrigado

  2. Eliane 4 anos ago
    Reply

    Como faço pra obter o procedimento pois tenho varizes na batata da perna doi muito e agora tmb estar no pe por favor me ajude.

  3. Fabiele Santos Patrício 4 anos ago
    Reply

    Tenho minha perna direita com muitas varizes e se espalhando pela perna toda!
    Algumas na perna esquerda .
    Sinto muita dor nas minhas pernas
    O que faço para me ajudarem por favor

  4. Carla Simas Alves 4 anos ago
    Reply

    Preciso urgentemente desse tratamento, sou uma jovem senhora de 40 anos e sofro com muitas dores nas penar. além da aparência desagradavél das minhas pernas, que me envergonham muito, peço que me ajudem desde de já muito grata!
    CARLA

    • adriana jl 3 anos ago
      Reply

      quero me inscrever para o tratamento varizes,tenho muitas varizes e dores,necessito de tratamento,sinto vergonha,peço ajuda

    • Solange Arouca Nogueira 3 anos ago
      Reply

      Como devo proceder, para conseguir uma consulta?

    • Alessandra de Oliveira Faria 3 anos ago
      Reply

      gostaria muito de saber como que eu faço pra consegui fazer eu tenho. muitas varizes e dor por favor me ajudar

    • Vilma 3 anos ago
      Reply

      Estou precisando com urgência. Como faço pra agendar atendimento.

    • Eu tenho muita varizes e gostaria de fazer o tratamento como faço

    • Bom dia preciso muto de tratamento ja tive um coagulo na gravudez e fiz uma pequena cirurgia mais tenho muitas varizer na panturrilha preciso muito mesmo

  5. Rosana Andrade maia 4 anos ago
    Reply

    Por favor meu esposo está com as pernas tomada de feridas úlceras varicose gostaria de saber como faço para conceguir tratamento gratuito porquê infelizmente não posso pagar e ele está sofrendo muito sai muito pus e ele senti muita dor o que devo fazer aguardo resposta obrigado

  6. Vânia 4 anos ago
    Reply

    Preciso urgente de tratamento! O que fazer! Aplicações são caras!

    • Queria muito a ajuda de você tenho 26 anos e tenho varizes na perna tenho muita vergonha até de botar uma roupa confortável

  7. Regina 4 anos ago
    Reply

    gostaria de ajuda para uma senhora de 70 anos muito humilde que esta com trombose e a perna esta imensa.gostaria de saber se ainda tem tratamento gratuito como tenho que fazer o endereço e o telefone.desde ja´agradeço a todos desta renomada instituicão.

  8. Tenho varizes em uma perna dói muito

  9. Monica cardozo 4 anos ago
    Reply

    Bom dia!
    Tenho uma amiga que se chama Maria Aparecida da Silva, tem 54 anos de idade, já fez cirurgia de varizes ha 7 anos, e hoje é diarista e tem indicação de tratar com espuma densa, sao varizes grossas, preciso saber como chegar até vcs.
    Meu tel.21.964069115 Monica
    Muito obrigada
    Monica

  10. Sandra Elizabeth Duarte de oliveira 4 anos ago
    Reply

    Como devo proceder junto ao hospital da Santa casa para eu tratar de minhas varizes?
    Sandra oliveira

  11. Aparecida da Silva 4 anos ago
    Reply

    Tenho um filho de 23 anos muito doente de varizes expostas , tambem e diabético me ajudem por favor preciso de ajuda .
    Deus os abencoe .

    E-mail [email protected]
    Tel 21 973817546
    Casa da avo 21 24998711

  12. Maria De fatima 4 anos ago
    Reply

    Tenho 56 anos, perdi o gosto pela vida por conta das varizes. Estou sem conseguir sair de Casa, Morro de vergonha das minhas pernas, não consigo ficar de biquíni ou Maio. Anos não frequento a praia ou piscina, preciso de um lugar que me favoreça com preços populares. Não tenho condições financeiras

  13. Carla Mascarenhas 4 anos ago
    Reply

    Meu nome é Carla sou transexual tô com problema sério na minhas pernas de varizes tenho silicone industrial no corpo sinto muita dor cansaço e não tenho condição nenhuma de fazer uma cirurgia dessa peço a vocês por gentileza Se puderem me ajudar estou aqui à disposição de vocês obrigada E que a força de luz posso ilumina quem estiver lendo essa mensagem Obrigada gratidão

  14. Sônia Maria da Silva macena 4 anos ago
    Reply

    Tenho 35 anos tangos varizes em enorme delatada tem dia q nao consigo nem anda parece q vão estourar preciso de ajuda urgente nao tenho condição de fazer tratamento estou esperando por 4 anos pelo sus a cirurgia e nada mim ajudem por favor

  15. Alan wanderson 4 anos ago
    Reply

    Tenho 26 anos e estou com as pernas horríveis, começou quando eu estava com 23 anos. Pois estou com medo e muita vergonha das minhas pernas. Imagino conforme for passando o tempo issu for piorando. Preciso de uma ajuda o tratamento é muito caro, nunca mais fui a uma praia de tanta vergonha.

  16. ALOISIO JOSE ALVES BATISTA 3 anos ago
    Reply

    SHOW!!!!!!!

  17. Alexandra dos Santos 3 anos ago
    Reply

    Gostaria de saber como faço pra ser atendida por um angiologista.

  18. Rosane paula otaviano da costa 3 anos ago
    Reply

    Queria muito fazer um tratamento pois ñ tenho condição de pagar minhas pernas estão muito feia de vazos e varizes tenho muita vergonha tenho que andar de calça porque tenho vergonha vcs teria como me ajudar por favor.

  19. Rosane paula otaviano da costa 3 anos ago
    Reply

    Queria muito fazer um tratamento pois ñ tenho condição de pagar minhas pernas estão muito feia de vazos e varizes tenho muita vergonha tenho que andar de calça porque tenho vergonha de andar de bermuda vcs teria como me ajudar por favor. Eu agradeceria muito

  20. Graziele freitas 3 anos ago
    Reply

    Bom… tenho 31 anos preciso muito de uma coisa pra sumir definitivamente a minha varize tenho muita vergonha de colocar roupas acima do joelhos e não ta uma coisa meia que assustadora mais sinto muita vergonha preciso de alguma coisa vcs pode me falar

    Boa noite

  21. Maria aparecida de m g alves 3 anos ago
    Reply

    Preciso de tratamento sinto muita dor não sei mais que fasso meu celu 21/974425120 dês de já agradeço

  22. Maria cristiane do nascimento silva 3 anos ago
    Reply

    Já fiz cirurgia vascular, quando trabalhava pelo plano de saúde, porém a medica que fez minha, cirurgia, fez de qualquer maneira, depois que tirei a atadura das pernas, estava lá às varizes no mesmo lugar sinto muitas dores nas pernas, e gostaria de fazer essa cirurgia gratuita, pois estou desempregada.

  23. Gisele 3 anos ago
    Reply

    Tenho uma úlcera venosa a 2 anos , ela nunca cicatriza tenho sentido muitas dores não aguento mais conviver com isso tenho uma safena comprometida , gostaria de pedir ajuda a vcs obrigado

  24. Carlos antonio 3 anos ago
    Reply

    Esse tratamento é gratuito?
    Tenho 40 anos possui úlcera varicosa nas 2 pernas dói e arde muito a dor é horrivel!!!

  25. Carlos antonio 3 anos ago
    Reply

    Tenho 40 anos adquirir úlcera varicosa nas duas pernas feridas crônica doi e arde muito . Como fazer esse tratamento com vocês?

  26. Rosilene de Souza nascimento 3 anos ago
    Reply

    Tenho 35 anos e preciso dessa cirurgia porque eu fico trabalhando muito tempo sentada

  27. gloria ferreira de aguiar 3 anos ago
    Reply

    Como faço para me tratar com vocês. tenho tenho varizes grossas nas pernas.

  28. Luciana 3 anos ago
    Reply

    Tenho 41 anos,sofro muito com dores ,queimação nas perna, fora a auto estima que fica la embaixo,não uso mas short,saias,ou vestidos, e muito menos vou a praia. Tenho vergonha das mimhas pernas,tenho tres filhos e hoje sou ligada. Se possivel me ajudarem, nao sabe como mudaram minha vida e minha auto estima. Agradeço desde já!!

  29. SANDRA GOMES 3 anos ago
    Reply

    Preciso urgentemente desse tratamento, sou uma senhora de 54 anos. A minhas pernas estão cheia de vaso parecem um árvore cheia de raízes, que me envergonham muito, peço que me ajudem desde de já muito grata!
    CARLA

  30. Ana Cristina Hilário Cavalheiro 3 anos ago
    Reply

    Boa tarde! Me chamo Ana e há quatro anos atrás fiz a cirurgia das varizes e depois fiquei desempregada e não pude fazer o tratamento das varizes por aplicação, minhas pernas ficaram muito feias depois disso e eu me sinto muito mal e agora optei em trabalhar por conta própria em casa e gostaria muito de fazer esse tratamento, mas como posso me inscrever para a gratuidade.

  31. Marcelo Oliveira de Souza 3 anos ago
    Reply

    Preciso urgentemente desse tratamento, tenho 42 anos e sofro com muitas dores nas 2 pernas, as varizes parecem que iram explodir!!!
    Por favor alguém se puder me dê um retorno!!!
    Me ajude.
    Obrigado desde já.

  32. Aparecida da Conceição Santiago 3 anos ago
    Reply

    Bom dia, venho pela minha mãe, ela tem 73 anos e tem 8 filhos, lembro quando menina, as suas vaizes estouravam e andava enfaixada. Operou uma das pernas a mais de 20 anos,, mas algumas varizes voltaram. Ainda não operou a outra perna. Se puderem ajudar agradeço.

  33. Jose Augusto de Hollanda Cavalcanti 3 anos ago
    Reply

    Gostaria se saber se vocês fazem tratamento pelo sus em vasos obstruidos pois estou com esse problema nas pernas e é grava segundo um angiologista que me acompanhou. Moro em Macaé e aqui os hospitais nao oferecem centros especializados. Grato, no aguardo.

  34. Eu tenho vaeizes des de 15 anos nao tenho dinheiro pra cuida preciso de ajuda meu telefone 968380399 ou 22294134

  35. Patricia Cosme viturino 3 anos ago
    Reply

    Tenho 43 anos tenho muita varizes que causou uceras bosta pe, mas mesmo assim tenho que trabalha pois sou mãe solteira, fico com muitas dores e sangramento, por favor me ajude

  36. SEVERINO DIAS DE ARAUJO 3 anos ago
    Reply

    Meu nome severino dias de Araújo tenho 68 anos tenho muitas varizes me incômoda muito queimação nas pernas estou escrito no programa do governo é até agora nada de chamar. ajude-me por favor Obrigado

  37. Severino Dias de Araújo 3 anos ago
    Reply

    Preciso de cirurgia ou espuma tenho varizes na duas pernas
    Tenho68 anos estou há2 anos esperando na fila progama do governo

  38. Aparecida cunha 3 anos ago
    Reply

    Sofro de varizes desde os 14 anos , estou com 44 e nessecito de tratamento ,sem condições para pagar , meu estima está baixo, me ajudem

  39. Aparecida cunha 3 anos ago
    Reply

    Sofro de varizes desde os 14 anos , estou com 44 e nessecito de tratamento ,sem condições para pagar , meu estima está baixo, me ajudem

  40. Boa tarde gostaria muito de saber quanto e como e onde o Farias exceção Caso vocês me responda pois sinto muitas dores nas pernas nas coxas isso impossibilita de fazer a tarefa do dia me ajudem socorro por favor ou medir quem alguém que possa fazer o tratamento em mim ou me passa o endereço

  41. Vanessa siqueira 3 anos ago
    Reply

    Estou pedindo socorro n aguento mais !!!muitas varizes.ja fiz 5 cirurgias a última com a retirada da safena .Mais nada adiantou.

  42. Severino 3 anos ago
    Reply

    Tenho muitas varizes aquém devo procurar que mé ajudar estou esperando à muito tempo pelo tratamento é não sou chamado não posso pagar ajude-me por favor Obrigado!

  43. Nanci gomes 3 anos ago
    Reply

    Preciso urgentemente um tramento para o meu pai pois tem uma úlcera venosa na perna em estado muito crítico, sendo que nao tem condições para arcar com despesas de um tratamento digno de um ser humano.aguardo resposta urgente.obrigada

  44. Isis chiapeta 3 anos ago
    Reply

    Ola temho 35 anos sofro muito com a aparencia das minhas pernas gostariia muito de poder fazer esse tratamento de graça pois minhas condiçoes financeiras nao da pra pagar as vezes ate tento mas nao da.

  45. Ana paula rangel cadimo 3 anos ago
    Reply

    Eu quero tratar as minhas com voces como faço para me inscrever meu tel 021 970001182

  46. Luzia de Lourdes da silva alves 3 anos ago
    Reply

    Gostei muito de saber que tem tratamento gratuito,porque as minhas pernas dói muito e ja estão ficando com pintas vermelhas ,tenho 58anos e o pedido no sistema pela clínica da família é demorado se puderem me ajudar agradeço

  47. Luzia de Lourdes da silva alves 3 anos ago
    Reply

    Gostei muito de saber que tem tratamento gratuito,porque as minhas pernas dói muito e ja estão ficando com pintas vermelhas ,tenho 58anos e o pedido no sistema pela clínica da família é demorado se puderem me ajudar agradeço primeira que mando esse comentário

  48. WANDA FARIAS 3 anos ago
    Reply

    TENHO MUITAS VARIZES NAS PERNAS GOSTARIA QUE ME AJUDASE

  49. Marilda Barbosa de Souza 3 anos ago
    Reply

    Eu preciso muito! Tenho sentido muita dor na perna direita, principalmente perto do tornozelo onde tem manchas escuras.

  50. Beneia Maria Correia de sa 3 anos ago
    Reply

    Como eu faço para obter esse tratamento de varizes?

  51. Regina oliveira 3 anos ago
    Reply

    boa noite. eu gostaria de saber quanta fica o valor mais ou menos sobre o procedimento com espuma, para retirada de varizes sâo poucas ela estâo delatadas, e a safena esta comprometida eu ja estou com o exame de ecodoppler sao as duas pernas, e muita dor e queimaçâo, eu sa tomei daflon por 1 ano alivia as dores mais no momento nâo estou tomando por conta de uma ulcera no estomago

  52. Monica 3 anos ago
    Reply

    Como posso fazer a cirurgia de varizes de graça

  53. Mônica 3 anos ago
    Reply

    Gostaria de fazer a cirurgia de varizes de graça

  54. Josivania 3 anos ago
    Reply

    Quero informações sobre a cirurgia, tenho varizes na banturilha e foi muito, tenho vergonha de urrar short curto e saía.

  55. Elizabeth arantes de souza 3 anos ago
    Reply

    Meu marido estar com a safena muito grande e incomoda e o pé dele vive inchado por favor me ajude desde já agradeço

  56. Elizete costa de oliveira 3 anos ago
    Reply

    Tenho todas imagens prontas em mãos até o mapeamento só falta o local para fazer cirurgia eu estou me sentindo muito mal muitas dores mesmo tomando medicação flavonid 450+50 mg

  57. Elizete costa de oliveira 3 anos ago
    Reply

    Tenho todas imagens prontas em mãos até o mapeamento só falta o local para fazer cirurgia eu estou me sentindo muitogmedicação flavonid 450+50 mg

  58. Sirleide 3 anos ago
    Reply

    Tenho 3 filhos e tenho 28anos tenho muita vaŕizes como Fasso pra tá adquirindo esse tratamento?pois moro em Vitória es

  59. Elisete 3 anos ago
    Reply

    Boa noite gostaria muito de tratamento estou com muitas dores pernas doendo q peso q desconforto me ajudem.obrigado

  60. Michele Barbosa 3 anos ago
    Reply

    Gostaria de saber como se inscrever nesse projeto Vida & Ação na UERJ, pois minha mãe tem muitas varizes grossas e doloridas e por esse motivo ela nunca foi à lugares como praia, cachoeiras por ter muita vergonha por suas pernas.

  61. Ana 3 anos ago
    Reply

    Como faço para marcar consulta com o angiologista deste projeto?
    Tenho vários pequenos vasos nas minhas pernas que me incomodam, pois sou branca e eles ficam muito visíveis. Obrigada.

  62. Graça 3 anos ago
    Reply

    Preciso muito. Não posso pagar obrigada desde já

  63. Oi boa tarde eu tenho 46 anos e sofro muito com essas dorees forte nas pernas eu preciso muito de fazer esse tratamento pois já sofro de depressão estou custando a me livrar dessa doença agora essas varizes que me dar TD dor que mal consigo ficar em pé por favor me ajude desde já muito obrigada Andrea .

  64. Cláudia Alves 3 anos ago
    Reply

    Preciso urgente de um acompanhamento médico pois estou com trambose recente e tomando o medicamento xarelto; aqui onde moro não consigo nada e minha vida mudou completamente depois q coloquei o método essure nas trompas;por favor eu imploro , suplico pela ajuda de vocês!desde já meu muito obrigada,sou de Bangu!

  65. Cristiane 3 anos ago
    Reply

    Fiz uma cirurgia de varizes em 2015, mais não vi resultados as varizes estão no mesmo lugar e saindo outras.
    Gostaria de saber como obter o tratamento gratuito.

  66. Milton 3 anos ago
    Reply

    Posso me habilitar ao Tratamento?

  67. Angela Menezes 3 anos ago
    Reply

    Preciso de Socorro pois tive uma trombose e logo após tive uma queda a qual eu arranquei um pedaço da canela e batata da perna e com isso eu estou com uma úlcera enorme que não Sara me ajude obg

  68. Meu nome é Tânia tenho muitas varizes e gostaria de retira - las,quero levantar minha autoestima. 3 anos ago
    Reply

    Tenho muitas varizes,gostaria de retira – las,pra levantar minha autoestima.

  69. dorcas 3 anos ago
    Reply

    Boa tarde , gostaria muito te oportunidade de tratar das minhas variz

  70. Claudete Chacha 3 anos ago
    Reply

    Preciso de fazer uma avaliação para tratamento.

  71. Helen Patrícia 3 anos ago
    Reply

    Preciso de ajuda ,quero ter pernas saudável mas não tenho condições

  72. Luzinete oliveira 3 anos ago
    Reply

    Bom dia! Queria saber mais sobre esse tratamento, pois sofro muito com enormes veias delatadas, varizes muitas dores nas pernas, grata pela atenção!

  73. Ione 3 anos ago
    Reply

    Preciso muito tratar as varizes nos pés na região abdominal abaixo do umbigo. Sinto dores e câimbras. Estou sem
    recursos e preciso de ajudapraa tratar. Aguardo tesposta.

  74. Cláudia Andrade Santos 3 anos ago
    Reply

    Tenho 50anos tenho muito vasos na coxa e agora está aparecendo na perna abaixo da coxa é muito feio tenho vergonha de botar shorts e saia por conta disso me ajudem . Aguardo resposta.

  75. Angelica 3 anos ago
    Reply

    Boa tarde
    Tenho 60 anos e preciso mto desse tratamento. Como faço para me inscrever?
    Grata
    Angélica

  76. CRISTIANE VASCONCELOS 3 anos ago
    Reply

    Gostaria de saber como faço para conseguir esse tratamento gratuito , tenho varizes de grosso calibre que provocar dores e inchaço, é tenho muita vergonha de usar um vestido , bermuda qualquer tipo de roupa q minhas pernas ficam de fora , isso tem me deixado com minha alto estima la embaixo.no momento n tenho como pagar esse tratamento pq me encontro desempregada.Desde já agradeço pela atenção.

  77. Luana Silva de Lima 3 anos ago
    Reply

    Oi meu nome é Luana, eu tenho 30anos trabalho em casa de família porém isso está me prejudicando a mim ?estou com muitas “varizes as vezes umas dores’ emcima das, varizes eu tenho até medo de sair ,assim uso só calça ‘pra proteger. queria pedir uma ajuda a vcs eu sei que nada é fácil pra ninguém se vcs poderem me ajudar vou agradecer muito a vcs “e que deus abençoe vcs… obrigado

  78. Sou de Sepetiba Rio de janeiro e estou precisando muito de fazer a cirurgia estou com as duas safenas ruins e tenho 30 anos tenho dores na pernas e tá enxadas
    Meu 965866131

  79. Marcia 3 anos ago
    Reply

    Tenho 38 anos e sofro muito com varizes,há mais de oito anos que não uso saia e nem short,só calça ou vestido longo.
    Sempre minhas amigas me chamam pra ir a praia ou piscina e não vou,não aguento mais ficar assim,,por esse motivo,Estou depressiva e acima do meu peso,por isso estou precisando de ajuda.Tenho muitas dores e inchaço

  80. Vanusa Germano do valle 3 anos ago
    Reply

    Boa tarde! tenho 30 anos e estou ficando cheia de varizes, e pra completar eu já tenho marcas de perebas nas pernas devido à catapora que obetive quando era mais nova, por favor eu suplico por uma ajuda de vcs,estou ficando com minha auto estima muito baixa ao 30 anos de idade.

  81. Aiquiça Paes leme guoseffi 3 anos ago
    Reply

    Olá ,sou uma jovem senhora de 50 anos
    E preciso com urgência de tratamento de varizes além da estética as dores e cansaço nas pernas me deixam desmotivada , estou sem alta estima já acordo com calça comprida no calor de 5.2 no rio .tenho piscina em casa mas morro de vergonha de a mostrar minhas pernas ate mesmo pro meu amor.,meu marido que fala tanto que gosta de me ver bonita e isso me arrasa mais ainda ,por favor me ajudem.

  82. Elieide Jesus dos santos 3 anos ago
    Reply

    Boa noite,tenho ,49 anos,e trabalho em pé,sofro muito com dores .não tenho condições de tratar particular.E esteticamente fica horrível só uso calça.Gostaria muito de ajuda para aliviar esse sofrimento.

  83. Marineide Santos da silva 3 anos ago
    Reply

    Boa tarde eu tenho 39 anos tenho varizes e muitos vazos em uma perna e doi muito não só doi como queimar. Trabalho em pé e tem dias que sinto vontade de não ir trabalhar por causa das dores o que posso fazer para entrar

  84. Eva Pereira da Silva 3 anos ago
    Reply

    Eu preciso muito desse tratamento de varizes eu não tem condições tem como me ajudar eu sou diarista minha pernas doi muito e fica inchadas no fim da tarde eu tem 43 anos eu quero esse tratamento não por vaidade é porque minhas pernas tá muito cansada e dói muito por favor me ajude.

  85. Marilene da Silva Martins 3 anos ago
    Reply

    Preciso de ajuda tenho varizes e úlcera de varizes

  86. Ana Lidia Polese 3 anos ago
    Reply

    Tenho 42 anos, tenho varizes e sofro com muitas dores nas pernas, preciso muito de ajuda.

  87. Adriano Neves 3 anos ago
    Reply

    Tenho 30 anos e varizes gigantes na perna esquerda

  88. Vilma 3 anos ago
    Reply

    Estou precisando com urgência. Como faço pra agendar atendimento.

  89. Ezeneide inocencio da silva 3 anos ago
    Reply

    Como faço pra passar por esse procedimento? Eu e minha irmã estamos precisando ela mais do que eu. Nos ajude por favor.

  90. Olá Bom dia preciso muito da ajuda de vocês sinto muitas dores tem uma das minha perna que já está com a varizes esverdeada e doi muito por favor me ajude desde já agradeço a todos vocês tenham um ótimo dia muito obrigado

  91. Michele 3 anos ago
    Reply

    Minha mãe tem 53 anos tem muitos vasinhos e varizes grossas que causam muitas dores ,ficam mais aparentes da batata da perna até os pés ,eu tenho 34 anos tenho vasinhos só que as minhas varize ficam na região da batata da perna e também doem muito.por favor nos ajude precisamos muito fazer esse tratamento

  92. Maria Elisa Ferreira dos Santos 3 anos ago
    Reply

    Preciso urgente do tratamento não minhas pernas e não consigo me tratar por não ter condições financeiras. Por favor me ajudem

  93. Marcia 3 anos ago
    Reply

    Já passei por Cirugia vascular e voltou varize e vaso sanguíneo como faço pra conseguir marca

  94. maria da conceição 3 anos ago
    Reply

    por favor, preciso de tratamento. tenho 53 anos e já operei varizes duas vezes.
    só que estou cheia de vasos de varios tamanhos.

    não estou podendo pagar o tratamento, e ainda sinto muitas dores nas pernas. por favor me ajudem
    obrigada! conceição

  95. Suelem 3 anos ago
    Reply

    Bom Boa tarde pena em chegar aquir muito tarde eu procurei muito pesquisei muito em tentar conseguir um tratamento como esse gratis a muito tempo dez de Nova sofro com varizes nas pernas tenho 26anos agora é tenho muita vergonha de usar vestidos saias por esse grande defeito em mim sinto as vezes uma queimação nas pernas horríveis acho que é por conta das varizes neh Quem sabe não aparece uma oportunidade como essa novamente eu conseguirei fazer esse tratamento minha algo estima almente bjs abençoe.

  96. Solange Fonseca 3 anos ago
    Reply

    Gostaria De saber sobre o projeto. Como participar

  97. Solange Fonseca 3 anos ago
    Reply

    Preciso urgentemente desse tratamento, sou uma jovem senhora de 55 anos e sofro com muitas dores nas pernas. além da aparência desagradavél das minhas pernas, que me envergonham muito, peço que me ajudem desde de já muito grata!

  98. Silvia helena souza almeida 3 anos ago
    Reply

    Tenho muitas varizes .ja tive tompofebite .e sinto muitas dores trabalho o dia todo em pe .preciso tirar uma safena .nao uso short desde meus 20 anos .hoje estou com 43 .como faco pra me canditadr .por favor me ajude

  99. EDNA 3 anos ago
    Reply

    Como posso conseguir um cirurgia gratuita em Niterói ou Rio?

  100. Cristiane Pimentel 3 anos ago
    Reply

    Tenho varizes venosas e tenho que opera como faço pra entrar em contato

  101. Nilda Andrade 3 anos ago
    Reply

    Bom dia? infelizmente sofri um acidente com fogo e fiquei com 70% do corpo queimado incluindo o rosto Vim de Minas há 20 anos para tratar e fiz 4 cirurgias na Santa Casa da Misericórdia. Gostaria de pedir ajuda de vcs pois sofro também de varizes desde a minha adolescência e agora tenho 40 anos e nunca coloquei num maiô ou short curto…. Eu gostaria muito de ir na praia… Me ajudem por favor…

  102. Nilda 3 anos ago
    Reply

    Bom dia? infelizmente sofri um acidente com fogo e fiquei com 70% do corpo queimado incluindo o rosto Vim de Minas há 20 anos para tratar e fiz 4 cirurgias na Santa Casa da Misericórdia. Gostaria de pedir ajuda de vcs pois sofro também de varizes desde a minha adolescência e agora tenho 40 anos e nunca coloquei num maiô ou short curto…. Eu gostaria muito de ir na praia… Me ajudem por favor…

  103. Greice 3 anos ago
    Reply

    Boa tarde, gostaria muito de obter o tratamento, são cobrados valores absurdos pela consulta e aplicação

  104. Márcia Roberta de Oliveira Ferreira 3 anos ago
    Reply

    Preciso tratar minhas varizes urgentemente, pois a queimação nas pernas está me matando.
    Como não tenho dinheiro pra fazer o tratamento particular eu recorro ao tratamento gratuito.
    Por favor, preciso de ajuda.
    Agradeço desde já.

  105. Vanessa siqueira 3 anos ago
    Reply

    oi preciso muito de ajuda .ja operei minhas pernas 5 vezes.e a ultima fiz retirada de safena pela uerj no rio de janeiro mais voltou td e pior o que posso fazer

  106. Como eu faço pra obter o procedimento to com as pernas e pés cheios de varizes isso me deixa muito desconfortável,com vergonha,faz anos que eu não sei o que é vestir uma roupa curta porque mim incomoda bastante,e tenho o desconforto que é aquela sensação de cansaço nas pernas é horrível mim ajuda por favor

  107. Arlene Francisco 3 anos ago
    Reply

    Felizmente o tratamento existe e estar ao alcance de todos pelo (sus) infelizmente esse tipo de informação não
    esta ao alcance de todos .estou aguardando esse tratamento a 1 ano e agora fico sabendo que a clínica da familia
    não cadastrou o pedido medico. !! um absurdo péssima gestão da clinica da familia SMS Mario Dias Alencar ap 5.1
    Como a própria postagem fala ;é preciso ir em uma clinica da familia passar por uma consulta clinica solicitar encaminhamento para um vascular e ele apos avaliação clinica irá dar o encaminhamento eque você entregará na clinica da familia para ser inserido no SISREG esse ira encaminha lo para um hospital que tenha ambulatório de tratamento vascular que faça a escleroterapia com espuma.

  108. Olá Boa noite ..como faço pra conseguir fazer a remoção das minha varizes ela dói muito minha alto estima não tenho dez dos meus 16 Anos . não uso saía Nei shorts tenho muita vergonha .. tênho estria e varizes na perna ☹️☹️☹️me ajuda voltar te Minha alto estoma minhas pernas tem cicatriz tbm

  109. Jussara do Carmo Ferreira Apolinário 3 anos ago
    Reply

    Preciso de um tratamento desse aqui onde moro e quase que impossível marcar consulta com o médico no posto saúde tenho 40anos e um filho especial de 18anos que depende de mim

  110. Preciso urgente de um tratamento vascular, pois quase não tô andando devido as varizes, são muitas dores nas pernas, inchaço e estão avermelhadas, e doente muito, por favor, me ajudem

  111. Me emcomoda dar cansaço nas perna doi além de ser muito feia tenho 25 anos as pessoas me param na rua perguntando pq tenho varizes nas pernas eu respondo q tenho deste de adolescente mas agora me emcomoda muito ficaria muito feliz e grata se eu fizesse essa cirurgia pra tirar.

  112. Carla Fernanda 3 anos ago
    Reply

    Como se escrever para fazer o tratamento?

  113. Roberta Paula da Silva Borges de Lima 3 anos ago
    Reply

    Bom dia, gostaria de saber como faço pra conseguir entra nesse programa, pois tenho uma grande nessesidade ultimamente tenho tido muitas dores principalmente no período menstrual. Sem falar na aparência q tem me incomodado bastante, desde já obrigada.

  114. Maria lucia da silva moura 3 anos ago
    Reply

    Tenho varizes querio o tratamento

  115. Catia couto 3 anos ago
    Reply

    Olá me chamo Cátia tenho 40 anos e sofro constrangimento por conta das minhas pernas, não uso um shortinho jeans ou uma mini saia mais de 8 anos, então vi o anúncio de vcs ,se poderem me ajudar ficarei grata
    Dês de já agradeço a oportunidade

  116. Rosa 3 anos ago
    Reply

    Boa tarde! O tratamento não e pra me, e para uma moça que trabalha comigo, estou cansada de ver ela chorando de tanta dor. E ela e muito pobre não tem condições de fazer as cirurgias de varizes. E eu tbm não tenho como ajudar, já fizemos TDS os exames que eu paguei mais não tenho condições de paga a cirurgia. Se vcs poder ajude ela precisa muito. Pois tem dia que não consegui andar de dor. Obrigada por esse trabalho tão importante, para nossas pessoas carente.

  117. Josimar de Jesus Silva 3 anos ago
    Reply

    Boa tarde. Como faço para conseguir esse tratamento gratuito? Pois tenho 40 anos e muitas varizes….aguardando retorno

  118. Maria do Socorro de Carvalho 3 anos ago
    Reply

    Tenho varizes muito grossas que me causam dores intensas e muito constrangimento a ponto de não usar vestes em que expõem as minhas pernas em público. Gostaria de saber se a cirurgia é muito cara e se tem como parcelar no cartão de crédito? Desde ja agradeço.

  119. Rozimere Gomes 3 anos ago
    Reply

    Olá meu nome e rozimere Gomes tenho 42 anos e tenho muitas varizes e não tenho condições de fazer um tratamento particular pois sou diarista e tenho três filhas pra cria e no momento eu estou parada por causa das minhas varizes pois o dia que Deus me der essa oportunidade de alperar as minhas varizes pois e o meu maior sonho preciso muito pois tenho as minhas filhas pra criar alguém me ajudar obrigado amém

  120. Ana Beatriz da Silva Gonçalves 3 anos ago
    Reply

    Como posso fazer esse tratamento gratuito?

  121. Catarina soares da paixão 3 anos ago
    Reply

    boa tarde! como posso me escrever para ganhar o tratamento!

  122. Glória Carlos da Silva 3 anos ago
    Reply

    Boa tarde gostaria de saber se ainda está fazendo tratamento de varizes e como faz
    Obrigada

  123. Edna Maria de Jesus 3 anos ago
    Reply

    Quero tirar os vazinhos das minhas pernas Corsa e fica vermelha e sem falar que fica horrível

  124. Sandra Silvério 3 anos ago
    Reply

    Eu tenho muitas varizes nas duas pernas, e a dor é insuportável eu não tenho condições de pagar e tenho certeza que na verdade preciso de uma operação que tenho varizes grossas e sinto muito dor e prelo amor de Deus me ajude. Obrigada

  125. Tenho varizes na batata da ternas e outros lugares gostaria muito de fazer o tratamento como poço ter essa ajuda. Obrigada

  126. Valéria Almeida 3 anos ago
    Reply

    Estou a mas de 4 anos escrita na clínica da família mas já perdi a esperança

  127. Celma Silva Souza 3 anos ago
    Reply

    Ola! Tenho 47 anos hoje estou com dificuldades para trabalhar por conta das varizes queria muito esse tratamento.

  128. Cristina Regina Da Silveira 3 anos ago
    Reply

    Gostaria de fazer este tratamento pelo sus e como proceder?

  129. Fernanda Maciel 3 anos ago
    Reply

    Olá a canela da minha mãe já está preta acredito que seja por causa de varizes, as vezes sangra e mina tipo uma água, estamos muito preocupadas, pois não temos condições de pagar um médico. Somos duas filhas e estamos desempregadas, queria saber onde podemos levar ela pra se tratar em um hospital gratuito. Por favor me ajudem.

  130. Fernanda Maciel 3 anos ago
    Reply

    Olá, a cala da minha mãe está muito preta e as vezes sangra e também fica minando tipo uma água, estamos muito preocupadas pois somos duas filhas e estamos desempregadas, não temos condições de pagar um tratamento, alguém pode me ajudar indicando um hospital gratuito. Por favor estamos desesperadas.

  131. Grecimir armas 3 anos ago
    Reply

    Gostaria de saber como poderia de me ajudar tenho 38 anos e minhas pernas estão com varizes grossas, dor muito e estão com aparência desagradável…

  132. Vanilson 2 anos ago
    Reply

    Olá preciso de ajuda para minha cerurgia vascular E, uma artéria… tentei fazer pelo sus e vai fazer um ano e até agora nada..
    Particular não tenho condições meu e de 1.473 reais casado pago aluguel malmente da para pagar contas …se vcs mim ajudar eu agradeço deste já..
    Sinto bastante dor inchaço só Deus p por alguém p mim ajudar…

  133. Solange 2 anos ago
    Reply

    Necessito fazer escleroterapia com espuma em veias profundas direcionada por ultrassom. Tenho exame de eco dopler, encaminhamento médico para tratamento.

  134. Thais 2 anos ago
    Reply

    Gostaria de saber como faço para o meu pai poder participar desse tratamento, ele sofre a anos com varizes de grosso calibre, que o impedem até de trabalhar devido as fortes dores.

  135. Rosângela 2 anos ago
    Reply

    Preciso muito fazer esse tratamento como faço para obter esse tratamento?

  136. tenho muito micro varizes, desde a gravidez por mal circulação, minhas pernas doem demais e ficam muito inchadas,
    gostaria muito de ter sua ajuda. desde já agradeço.

  137. celia figueiredo da silva 2 anos ago
    Reply

    meu nome e celia sofro muitas dores na perna ja tive varias feridas abertas por causa de varizes , meus famliares todos, sofre deste mal ,tenho 56 anos .e varias marcas na perna devido a varizes moro na comunidade do turano nao tenho condiços de pagar .por um tratamento preciso de ajuda .

  138. Angela Dutra De Souza 2 anos ago
    Reply

    tenho 61 anos tenho muitos vazios em minhas pernas, eles ardem Muito, seria possível uma oportunidade, dês de já meu muito obrigada.

  139. Elane Rodrigues 2 anos ago
    Reply

    Tenho 53 anos e sofro muito com dores nas pernas, gostaria muito de fazer o procedimento, além das dores tem a vergonha das minhas pernas. Já não consigo nem mesmo ir a praia. Agradeço se me responder essa mensagem.

  140. tenho muitas varizes foi muito e me chama muito de gambiarra pé de goiaba e falam vc ñ tem vergonha de usar short tenho mais fazer o que ñ tenho dinheiro pra cuidar

  141. Elaine da Silva serpa 2 anos ago
    Reply

    Gostaria muito da oportunidade desse tratamento de varizes .des da minha 2° gravidez eu sofro com esse problema que já existe a mais de 6 anos minhas pernas estão cheias de veia grossas e dói muito e queima muito.tenho 37 anos gostaria da oportunidade.

  142. Iracema Maria da Silva Nascimento Sampaio 2 anos ago
    Reply

    Bom dia eu tô pensando de fazer uma avaliação na minha pernas que eu tenho muita vergonha , fico muito tímida com ela moro em quadalupe

  143. Diogo Menezes Da Silva 2 anos ago
    Reply

    Como faço para fazer a cirurgia nas duas pernas e são de grosso calibre, sinto dores furmigamentos muito mau estar já estou a anos esperando para operar e nada tenho 37 anos ficarei muito grato se for incluído no programa obrigado

  144. Ana Paula Lobo Apolinário 2 anos ago
    Reply

    Bom dia, gostaria de uma avaliação pois sinto muitas dores nas pernas todas as noites, e as varizes são motivo de constrangimento pra mim. Faço tratamento pra depressão e não sei qual medicamento usar pra não sentir mais dor.

  145. Josiane Venâncio Nunes 2 anos ago
    Reply

    Oi Boa noite Sou Josiane então eu tenho as duas pernas com muitas variáveis que chegou a virar feridas as minhas pernas são muito feia me ajuda pó favor. Obrigada

  146. Josiane Venâncio Nunes 2 anos ago
    Reply

    Oie Boa noite Sou Josiane de 46 anos tenho as duas pernas com muita varizes que já chegou dar machucado feio me ajuda pó favor obrigada bjs .

  147. Paula dos anjos 2 anos ago
    Reply

    Olá eu tenho 33 anos comecei trabalha desde 2006 eu trabalhava em comércio ficava em pé o tempo todo na primeira gravidez minhas pernas ficaram horríveis ,a 1 ano atrás estive outra gravidez então piorou mais ainda,fico cm muita vergonha ate mesmo em casa tenho muitos vasos nas 2 pernas ,só uso roupas longas pra esconder não vou a praia muito mau saio de casa,por favor me ajudem. Obrigada

  148. Angela maria fernandes da costa 2 anos ago
    Reply

    Boa tarde! Tenho varizes grossas,foi geradas depois das duas gravidez. Eu tenho 51 anos,eu malhava na academia. Mas stou parada algum tempo.Sinto pernas cansadas e pesadas. Fico muito pra baixo,por ter essas varizes.sonho em trata-las. Queria saber se a musculação afeta mais as varizes.

  149. rafaele rosauro 2 anos ago
    Reply

    Tenho 35 anos é tive 5 gestações…tenho minhas pernas com varizes que além de sentir muitas dores..sofro pois tenho reseio de isso piorar mais e sei lá….me levar para onde eu não quero ir tão cedo…preciso muito da ajuda de vcs anjos que caminham nessa terra além da vergonha de não poder usar shorts ou saía ou até mesmo ir a praia piscina etc…por favor me ajudem a tratar dessa doença desde já muito obg pela atenção de vcs bjs…

  150. Tenho muitas varizes é não tenho condições de tratar particular gostaria de ganhar um tratamento pela ueja em itumbiara Góias

  151. Fabiana Pessanha 2 anos ago
    Reply

    Olá tenho 34 anos, minha perna esquerda tem varizes enormes, tenho muitas dores que são insurpotaveis. Gostaria muito de consegui um tratamento

  152. Flávia Gomes gitirana 2 anos ago
    Reply

    Boa tarde Como faço para obter o tratamento de varizes

  153. Margarida Silva de Paiva Rocha 2 anos ago
    Reply

    Boa tarde!
    Gostaria de informações sobre o tratamento das varizes e se e gratuito

  154. Como fazer PR uma consulta

  155. Keite 2 anos ago
    Reply

    Tenho 31 anos e gostaria de participar desse projeto
    Tenho vasos, é hereditário vem de família…minhas pernas doem muito…

  156. Eu Helena tenho 57 anos sofro com varizes desde meus 13 anos, que é de família e hoje estou com vasos e varizes muito altas tenho uma na frente das pernas e é bem alterada, tenho muito cuidado para não bater em néhnum lugar.
    Meu esposo não liga mais eu sei que vai almentar minha ato estima ficaria muito feliz se pudesse fazer o tratamento.
    Desde de já agradeço.

  157. Maria do Carmo bulhões 5 meses ago
    Reply

    Gostaria muito de fazer, como eu sou diarista tenho muita varizes,e não tenho condições de fazer o tratamento q e muito caro.

  158. Sou baixa renda é preciso muito desse tratamento.

  159. José Carlos Baldez 5 meses ago
    Reply

    Olá, estou precisando muito dessa cirurgia de varizes, tenho varizes de grosso calibre. Que dói muito, cinto cansaço nas pernas, e tbm uma espécie de queimação !!! E horrível essa sensação !!! Além da aparência, nem gosto de usar bermuda !!!
    Tenho 57 anos !!!

  160. Eu quero muito fazer o tratamento pois desde que eu tiver os meus filhos a minha autoestima tá bem baixa fiquei cheia de varizes sinto muita dor minhas pernas viver cheia de câimbra e quando está perto da mestuacao meu Deus não consigo nem encosta a mão é horrível

  161. Aline 4 meses ago
    Reply

    Oi tenho 33 anos morro de vergonha das minhas pernas preciso de tratamento com urgência não tenho condições só ando de calça chorro o tempo todo meu sonho e bota meus short ,vestidos e não posso fiz todo exame tudo certinho só falta fazer o tratamento me ajudem por favor muito cansaço nas pernas e muito desconfortos .

  162. Paulo Maravalhas 3 meses ago
    Reply

    Gostaria de marcar uma consulta, como faço?

  163. Sônia Silva lima 2 meses ago
    Reply

    Oi tudo bem com vcs eu adorei esse projeto que vai ajudar bastante pessoas inclusive eu que sofro bastante com dores nas pernas com essas varizes eu gostaria muito de fazer uma cirurgia ou fazer até mesmo a aplicação da espuma densa eu peso Socorro eu tenho muita vergonha das minhas pernas tomará que vcs me chamem pra mim ser examinada e fazer logo esse tratamento que eu serei a pessoa mais feliz na fase da terra beijos a todos

  164. Andrea Cerqueira Ferreira 2 meses ago
    Reply

    Como faço para me escrever?

  165. Renata 2 meses ago
    Reply

    Gostaria de uma consulta?

  166. Oi tenho 33 anos morro de vergonha das minhas pernas preciso de tratamento com urgência não tenho condições só ando de calça chorro o tempo todo meu sonho e bota meus short ,vestidos e não posso fiz todo exame tudo certinho só falta fazer o tratamento me ajudem por favor muito cansaço nas pernas e muito desconfortos e dor.
    Por favor me ajude

  167. Lucimar da costa 2 meses ago
    Reply

    Dores intensas atrás das pernas por conta de varizes grossas,deixo meu contato

  168. Mônica Rodrigues 1 mês ago
    Reply

    Ola, tenho 50 anos, já operei varizes e voltaram por eu não ter buscado conhecimento para cuidar das minhas pernas. Trabalho preparando salgadinhos e ,não tenho conseguido por senti dores,peso e uma forte pressão nas perna esquerda. Ajuda pfv.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

In the news
Leia Mais