ViDA & Ação faz 5 anos com jornalismo de propósito, saudável e sustentável

Rosayne Macedo, editora-chefe do Vida & Ação, participa do ‘Painel com Jorge Ramos’, na Rádio Roquette Pinto, onde fala do projeto

Lançado em 5 de junho de 2016, Dia Mundial do Meio Ambiente, o Portal ViDA & Ação chega aos cinco anos com o proposta de consolidar seu projeto de jornalismo de propósito, saudável e sustentável. Criado e liderado pela jornalista e empreendedora Rosayne Macedo, editora-chefe do site e diretora da TAO Inteligência em Comunicação, o site hoje reúne mais de 4.450 conteúdos alinhados com o mantra saúde, bem-estar e atitude sustentável, construídos a partir de fontes confiáveis e qualificadas.

“Começamos bem pequenininhos como um blog no site de um jornal carioca. Ganhamos corpo, credibilidade, autoridade, reputação. Em 5 anos, foram mais de 2,8 milhões de visualizações. Somente em 2020, com a pandemia e o isolamento, que despertaram maior interesse em temas de saúde, foram quase 1,3 milhão de views. E tudo orgânico”, comenta a jornalista. Ela participa nesta terça-feira (8), do programa Painel com Jorge Ramos, das 17h às 19h, na Rádio Roquette Pinto, onde contará um pouco de sua jornada empreendedora no jornalismo digital – ouça aqui.

Agradecemos a nossos leitores, seguidores, apoiadores e parceiros, em especial aos colegas jornalistas e assessores de imprensa, que sempre colaboram com nossas atividades. Para este ano, temos o objetivo de crescer, ampliar e potencializar nossas ações, sempre de forma ética, humanista e responsável. Queremos continuar fazendo a diferença com nosso jornalismo de propósito”, afirma Rosayne.

Alerta Corona e Papo de Pandemia

Entendendo que jornalismo deve ser prestação de serviço de interesse público, ainda mais em tempos de emergência global sanitária e com o avanço das fake news, logo no início da pandemia, em fevereiro de 2020, ViDA & Ação abriu espaço para notícias sobre o novo coronavírus e a Covid, com a área “Alerta Corona”, que ganhou destaque na home. Também lançou o Especial Vacinas, que concentra as matérias sobre o tema imunização.

Outra novidade foi o lançamento, em junho de 2020, do projeto #PapodePandemia, uma série de lives que, em 41 edições, já entrevistou quase 90 especialistas em saúde e outras áreas sobre impactos da pandemia do novo coronavírus, além de personagens de SuperAção – uma das seções fixas do site. Entre os convidados, nomes como Margareth Dalcomo, José Gomes Temporão, Carla Domingues, Gonzalo Vecina, Luiz Alberto Py, entre outros. Saiba mais em www.vidaeacao com.br/papodepandemia.

Novidades para 2021

Entre as novidades para este quinto ano, está a inclusão dos especiais no menu do site, facilitando a leitura dos clientes. Entre os mais de 20 especiais, estão Homem, Mulher, Idosos, Vida Sem Fumo, Hipertensão, entre outros, que reúnem de 3 a 15 matérias. Um novo projeto gráfico e editorial está sendo planejado, além de novos colaboradores – jornalistas e profissionais de saúde – nas seções e categorias do site.

Outra novidade será a abertura de um espaço fixo semanalmente na seção “Palavra de Especialista” para fontes convidadas de sociedades médicas e científicas, como parte do compromisso de valorização da ciência em tempos de tanto negacionismo. Video-entrevistas mais curtas sobre temas de interesse público também serão lançados, além de histórias reais na seção SuperAção. As ações Agenda Positiva, Boas Ações, Mitos e Verdades e Ler Faz Bem continuam a ser semanais,

Novos projetos especiais deverão ser lançados este ano. Esta semana, o site está com o Especial Meio Ambiente. A partir de sábado (12), lança o especial Amor e Sexo – por conta do Dia dos Namorados. Ao longo do ano, uma série de atividades está sendo programada, além da manutenção das mega-séries especiais (que duram um mês inteiro), como Setembro Amarelo. Outubro Rosa e Novembro Azul, períodos em que o site também muda de cor, além do já tradicional Janeiro Branco.

A plataforma www.vidaeacao.com.br está presente nas redes sociais: Facebook, Instagram, Youtube e Twitter. Em breve também lançará perfil corporativo no Linkedin e no Telegram, além de newsletter diária no Whatsapp. Outro objetivo é ampliar os conteúdos de vídeo e áudio, garantindo maior interatividade com o público em diferentes canais, por meio de mais entrevistas, lives e podcasts.

Saiba mais aqui.

Como tudo começou

O projeto de jornalismo independente surgiu como alternativa ao espaço cada vez mais escasso para as temáticas de saúde e sustentabilidade no impresso. No início, era um blog autoral no site do jornal O Dia, onde Rosayne atuava como subeditora de Cidade/Rio, sendo responsável pelas páginas de Saúde e Meio Ambiente, além de assinar a coluna Conta Social, sobre terceiro setor e responsabilidade socioambiental.

O projeto foi inspirado no movimento Reinventar Jornalistas, idealizado e coordenado por Rosayne Macedo, que mobilizou mais de 2 mil profissionais de Jornalismo e Comunicação entre os anos 2015 e 2018. O projeto deu origem a uma página de Facebook e retomou as atividades online em parceria novamente com a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), onde Rosayne é diretora de Assistência Social (cargo voluntário e eleito com mandato até abril de 2022).

Apoio ao projeto

Você também pode ajudar a fazer um ViDA & Ação melhor e garantir a sustentabilidade do projeto. Divulgue nossas redes, curta, interaja e compartilhe nossos conteúdos. Mande sugestões de pauta para redacao@vidaeacao.com.br ou pelo zap (21) 98117-7187.

“Se achar que vale, recomende para possíveis marcas apoiadoras que se identifiquem com esse projeto editorial sério e independente. Estamos abertos a parcerias”, comenta Rosayne. Um novo midia kit está sendo elaborado, em parceria com profissionais parceiros de Design, Publicidade e Marketing Digital, para oferecer os melhores resultados a seus apoiadores.

“Ah! E doações de qualquer valor também são muito bem vindas pelo PIX rosaynem@gmail.com”, afirma Rosayne, ao lembrar que projetos de jornalismo independente no Brasil enfrentam muitas dificuldades para sobreviver.

In the news
Leia Mais