Vida & Ação seleciona o roteiro de Boas Ações da semana no Rio

INSTITUTO_RIO OPEN

Crianças de comunidades visitaram um dos mais importantes eventos de tênis da América do Sul, enquanto crianças e adolescentes cegos viveram uma experiência sensorial, com músicas de Cazuza. Estes são os destaques do roteiro de Boas Ações desta semana no Rio de Janeiro, que traz ainda palestras gratuitas sobre nutrição e aulas experimentais de pilates e de ginástica no Jardim Botânico, com doações para a Obra do Berço;  palestra gratuita sobre a importância das pessoas resgatarem relações familiares e entre amigos e desenvolver o parapsiquismo para a melhoria da qualidade de vida e das relações sociais, entre outras. Confira:

Crianças de comunidades vão ao Rio Open de Tênis

Crianças das instituições Ser + e AIACOM (Armazém de Ideias e Ações Comunitárias), ambas apoiadas pelos programas de Cidadania, no Rio de Janeiro, viveram uma experiência única esta semana. A convite do Instituto NET Claro Embratel, elas foram levadas para assistir partidas do Rio Open, o maior torneio de tênis da América do Sul. O Instituto também promoveu um Tour Técnico pelo evento para 12 alunos do projeto Dupla Escola, responsável pela capacitação técnica em telecomunicações de estudantes do Ensino Médio em parceria com Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e a Fundação Xuxa Meneghel.

Além de acompanhar as partidas, os jovens tiveram a oportunidade de interagir com a tecnologia 4.5G e com jogos de Realidade Aumentada, que estavam disponíveis no stand da operadora no Jockey Club Brasileiro, na zona sul do Rio.“Muitas crianças não têm a oportunidade de estar presentes em eventos como esse, com essa iniciativa, conseguimos levar alegria para cada um deles. O apoio a esse projeto vem em linha com o objetivo do Instituto NET Claro Embratel, que é o de promover acesso à educação, cultura e cidadania, conectando jovens a oportunidade de prestigiar eventos esportivos, contribuindo no crescimento e formação de crianças e jovens brasileiros”, conta  Daniely Gomiero, vice-presidente de projetos do Instituto NET Claro Embratel.

Crianças e adolescentes cegos têm experiência sensorial com músicas de Cazuza

Cerca de 150 estudantes do Instituto Benjamim Constant, cegos, com baixa visão ou com múltiplas deficiências, com idades entre 5 e 18 anos, tiveram uma experiência sensorial. Sob o comando da banda Exagerado, que há dois anos anima os foliões cariocas ao som de músicas do Cazuza, eles participaram de oficinas ministradas pelos ritmistas e aprenderam noções básicas para tocar instrumentos como surdo, tamborim, chocalho e caixa.

Logo após as oficinas, os ritmistas novatos se uniram aos veteranos numa festa rítmica ao som de sucessos como ‘Exagerado’. Para o professor Ivan Finamore Araújo, supervisor de ensino do Instituto Benjamim Constant, a vivência foi além da quebra da tradicional rotina da sala de aula. “A interação dos alunos com os instrumentos e com a banda os deu maior protagonismo e participação num processo educativo de caráter transdisciplinar”, destacou.

“Foi muito emocionante ver a reação das crianças podendo tocar um instrumento junto com a banda”, declarou emocionada a idealizadora da atividade, a empreendedora Paula Pedroza, criadora da Audima, uma startup voltada para a inclusão digital de pessoas com deficiência visual. Para Patrícia Swinerd, integrante da bateria do Bloco Exagerado, a palavra que resume o evento é emoção. “Independente da pessoa possuir uma deficiência ou não, a música une e traz felicidade. Nós, do bloco Exagerado, percebemos no semblante dos alunos a felicidade de estar participando de um evento musical. E nós também ficamos muito emocionados por estarmos proporcionando a eles aquele momento”.

O resgate de relações familiares e entre amigos

O Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC) vai realizar no dia 24 de fevereiro, às 15 horas, uma palestra gratuita sobre “Reconciliação Grupocârmica”  No encontro serão abordados tópicos como a importância das pessoas resgatarem relações familiares e entre amigos, desenvolver o parapsiquismo para a melhoria da qualidade de vida e das relações sociais e promover assistência.  O IIPC faz o estudo e pesquisa da consciência humana de maneira integral. Fundado há mais de duas décadas (1988) e reconhecido com o título de Utilidade Pública Federal desde 1998, atende à sociedade nas áreas Educacional, Empresarial e de Saúde, em sistema de voluntariado técnico-científico. O núcleo de Niterói do  IIPC fica na Rua  Moreira Cesar, 426, sala 1408 (ao lado do Prezunic), Icaraí. As inscrições  podem ser feitas pelo telefone 3153-7574 ou 3153-7575.

 

Fitness Day sábado no Jardim Botânico

Abertas para o público geral, palestras sobre nutrição, além de aulas experimentais de pilates e de ginástica ministradas por profissionais serão realizadas na Cultura Inglesa do Jardim Botânico, neste sábado, 24, de 10 às 13h. Para participar, basta ter vontade de “se mexer”. Durante o evento, chamado de Fitness Day, feito em parceria com o Studio Foco Pilates e a academia Bodytech, também haverá expositores de alimentos saudáveis que servirão amostras para todos os presentes. A participação é gratuita, mas são aceitas doações de achocolatado em pó a serem destinadas à instituição Obra do Berço. A unidade da escola de inglês fica na Rua Jardim Botânico, 667.

Empoderamento de mulheres na Zona Oeste

 

Empreendedorismo de Batom é o projeto ganhador do Edital do Fundo de Iniciativas locais do Canadá e teve como objetivo valorizar o empoderamento econômico das mulheres, proporcionando curso de liderança empreendedora, mentorias e coaching a mulheres da Zona Oeste do Rio de Janeiro e adjacências. O projeto também movimentou R$ 15.600 de outubro de 2017 a fevereiro de 2018 e foi incubador de dezenas de empresas locais. Consul do Canadá. Evelyne Coulomb fará entrega de 180 certificados a Mulheres Empreendedoras de Santa Cruz, neste sábado, 24. evento também premiará as empresas criadas durante o projeto que se destacaram em faturamento e em inovação.

Da Redação, com Assessorias

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

In the news
Leia Mais