Yoga para todos: é só levar a canga ou o tapetinho

Evento que marca o Dia Internacional do Yoga e 150 anos de Gandhi acontece neste domingo (23) no Museu da República. Veja ainda a Maratona do Rio na Agenda Positiva

Redação
Programa Mude um Hábito, da Unimed Rio, leva aulas gratuitas de yoga para as praças (Foto: Divulgação)

Já pensou em passar um domingo inteiro meditando, fazendo yoga e conhecendo mais sobre os ensinamentos da cultura indiana e como eles se refletem na saúde do corpo físico, mental e espiritual? Pois a oportunidade é esta. Neste domingo (23 de junho) o Museu da República, no Catete, zona sul do Rio, vai receber um superevento para comemorar o Dia Internacional do Yoga, celebrado na sexta-feira (21). A programação começa às 8h e vai até as 18h e tem entrada gratuita. Para aproveitar, é só vestir roupas confortáveis e levar seu tapetinho de yoga ou canga.

5º Dia Internacional do Yoga marca também por aqui as comemorações pelos 150 anos do mais famoso ícone do pacifismo, Mahatma Gandhi, iniciadas no ano passado na ÍndiaA iniciativa é resultado de uma parceria entre Associação Amigos da Índia, Sri Sri School of Yoga, Arte de ViverVida Liberta (a feira de sustentabilidade e alimentação saudável), junto com 20 escolas instituições da cidade e de Niterói.

A programação foi iniciada, na verdade, há um mês, em vários pontos do Rio de Janeiro e Niterói, e para este domingo (23) estão previstas no Museu da República atividades para crianças, jovens e adultos, como aulas de yoga, meditação, oficinas, música e dança, além de comidas típicas, artigos relacionados à prática do yoga e à cultura indiana na feira Vida Liberta.

Nosso objetivo, este ano é trazer uma das mensagens mais significativas do Yoga: a de união e compartilhamento”, explica Carolina Jourdan, coordenadora do evento. “É a primeira vez que tantas escolas de peso se reúnem participando ativamente da construção de um evento como esses. Isso é inédito no Rio de Janeiro”, explica.

Evento traz Akash Barwall de volta ao Rio

Akash Barwal
Akash Barwal ensina técnicas de meditação e respiração poderosas para acalmar a mente e aliviar o estresse (Foto: Rosayne Macedo)

O instrutor indiano Akash Barwall, da Arte de Viver, será um dos destaques do evento no Museu da República. Akash – que já deu entrevista exclusiva ao ViDA & Ação em sua temporada por aqui ano passado – viaja o mundo inteiro ensinando pessoas de diferentes níveis de conhecimento, culturas e religiões, como gerenciar efetivamente suas mentes e emoções, eliminar estresse, viver em harmonia através de respiração profunda e meditação.

Nos últimos 15 anos na Fundação Arte de Viver, o instrutor sênior da Arte de Viver tem ensinado na Índia, Cazaquistão, Oriente Médio, e Rússia. Já estão confirmados também outros nomes consagrados do yoga como o monge Jinanananda e os professores Maurício SalémThiago LeãoHorivaldo Gomes e Coaracy Nunes, entre outros.

No salão do Palácio do Catete, haverá exibição de filmes, palestras sobre a ação do yoga na saúde, como “Os benefícios da prática do yoga no tratamento oncológico”, com o Instituto ZENcancer, e “Meditação e neurociência”, com o médico, neurologista e psiquiatra Luís Mário Duarte.

Yoga além do tapete: como aplicar no cotidiano

Yoga Day 2017
Yoga Day 2017 na Cidade das Artes, no Rio (Foto: Pedro Monteiro – Arte de Viver)

Leandro Castello Branco, do Saraswati, falará sobre “A Yoga além do tapete”, fazendo um paralelo com os ensinamentos do yoga e o cotidiano. Coaracy Nunes, do The Museum of Yoga, falará sobre os cinco corpos do yoga.

A prática de Yoga é baseada em textos sagrados, entre ele os upanishads. Um destes textos, o Taittirīya Upanishad, afirma que não temos apenas um corpo, mas cinco: o físico, o energético, o mental, o meditativo e o espiritual. A nossa saúde depende de como nutrimos esses cinco corpos e a prática de Yoga tem técnicas para realizar essa nutrição como nenhuma outra ciência conhecida na Terra”, explica.

Os professores e pesquisadores Andre De Rose e Maurício Salém falarão sobre a linha do tempo do yoga no Brasil e o escritor Leandro Uchoas fará uma vivência sobre comunicação não-violenta. A ayurveda também será destaque na palestra de Alex Souza e Marcella Haddad, da Sri School of Ayurveda.

Programação também para a criançada

A programação no Museu da República vai começar cedo, às 8h, com um puja (ritual de reverência) na abertura no gramado principal, mas haverá atividades em outros três ambientes, além da feira Vida Liberta.

Todos os expositores estão relacionados aos temas centrais, que são o Yoga e a cultura indiana. Haverá expositores de moda indiana e para a prática de yoga, incensários, mandalas e livros, além de alimentação saudável como hambúrgueres, pizza, refeições e sorvete veganos”, conta Gustavo Goldani, responsável pela produção do evento.

As crianças não ficam de fora! Haverá apresentação de teatro infantil com o pocket “O menino Iogue” seguido de aula de Yoga para pais e filhos, com Antônio Tigre e Juliana Terra. Mães e bebês poderão aproveitar a oficina de shantala e a yoga para gestantes, com Fadynha, do Instituto de Yoga e Terapia Aurora.

LEIA AINDA:

Yoga ajuda a respirar melhor e controlar a ansiedade
Mitos e verdades sobre Yoga
Desafio Yoga: programa prevê 20 minutos diários dentro de casa

Maratona, Meia Maratona e Maratoninha do Rio neste fim de semana

Já tradicional entre os corredores, sejam maratonistas profissionais ou atletas amadores, a Maratona e a Meia Maratona do Rio ocorrem neste fim de semana. A edição prevê reunir mais de 40 mil corredores distribuídos em diferentes categorias: Maratona – 42 km e Meia Maratona – 21 km; e 5 km e 10 km, além da Maratoninha, com circuitos de até 800 metros, voltados para crianças de 3 a 10 anos. O evento acontece no sábado, 22 de junho, no Aterro do Flamengo, zona sul do Rio.

A marca Adria Plus Life estará presente também em atividades de recuperação e relaxamento. No Yoga Recovery Plus Life serão promovidas aulas de yoga, entre 5 e 10 minutos. Na área Equilíbrio Plus Life a atividade será focada na circulação do sangue, ajudando a desinchar as pernas e os pés dos corredores. E para registrar o dia, os participantes poderão fazer uma foto com frases motivacionais na área Photo Opportunity.

A Cultura Inglesa abraça o esporte praticado em família e apoia a iniciativa da Maratoninha Gloob. Para os jovens corredores e seus responsáveis que vão participar da prova, a rede de escolas de idioma vai oferecer atividades dinâmicas tanto na entrega de kits, na Casa Maratona, nos dias 20, 21, e 22, quanto no local da chegada após a corrida.

E, para ampliar a adesão a esse movimento em prol de hábitos mais saudáveis por todas as gerações, ao longo do mês de junho, durante as aulas de cursos regulares da Cultura Inglesa, estão sendo realizadas atividades que promovem a reflexão sobre o tema e a discussão sobre benefícios do esporte em diferentes áreas da vida.

As atividades em sala de aula oferecidas para alunos – crianças e adultos –  de diferentes níveis de conhecimento de inglês incluem exibições de palestras, de curta metragens ou de músicas seguidas por debates. A proposta é falar sobre questões como benefícios das atividades físicas para o cérebro, desafios para conciliar rotina saudável com exigências do mundo moderno e até contar histórias de grandes atletas como Usain Bolt ou trabalhar, entre os mais novos, o conhecimento de partes do corpo. Tudo isso, claro, treinando sempre o inglês.

Para mais informações sobre a Maratona do Rio, acesse: www.maratonadorio.com.br.

Da Redação, com Assessorias

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.