Bloco Alegria sem Ressaca alerta para abuso de álcool e drogas

bernardinho-veste-camisa-do-bloco-Alegria-sem-ressaca O técnico Bernardinho veste a camisa do bloco Alegria sem Ressaca (Foto: Isabela Kassow)
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
bernardinho-veste-camisa-do-bloco-Alegria-sem-ressaca
O técnico Bernardinho veste a camisa do bloco Alegria sem Ressaca (Foto: Isabela Kassow)
Carnaval rima com muita cerveja, caipirinha e várias outras combinações energéticas, certo? Errado! O excesso de bebida alcoólica, que costuma ser comum nesta época do ano, é extremamente prejudicial à saúde, além de causar dependência. E para alertar as pessoas para o risco do abuso de álcool e uso de outras drogas, o bloco Alegria Sem Ressaca volta pela 15ª vez à orla de Copacabana neste domingo, das 9 às 12h. Famosos como o técnico Bernardinho, a eterna rainha do rádio Ellen de Lima e o ex-jogador Mendonça, do Botafogo, estão confirmados. A concentração acontece na esquina de Avenida Atlântica com a Rua República do Peru.
“Esporte e droga não combinam, ninguém pode ser campeão se drogando”, garante o técnico campeão Bernardinho, que veste a camisa do Alegria Sem Ressaca. Depois de 16 temporadas na seleção brasileira de vôlei, ele agora se dedica ao time Sesc/Rio de Janeiro pela Superliga feminina. O Alegria Sem Ressaca já teve o apoio de esportistas como Zico, Adílio e José Aldo, além de artistas como Teresa Cristina, Eduardo Dussek e Luiza Tomé.
O ex-jogador do Botafogo Mendonça, famoso por aplicar o drible ‘baila comigo’ no flamenguista Junior, também promete cair no samba no bloco Alegria Sem Ressaca. Mendonça, de 61 anos, esteve internado na clínica do Dr Jaber. O médico é especializado em dependência química em Harvard e membro da Associação Brasileira de Psiquiatria, por três meses ano passado se tratando de alcoolismo, por intermédio do amigo rubro-negro Adílio, que também participará do desfile.  O bloco já teve Zico como padrinho e a participação de outros masters do Flamengo, e este ano contará ainda com 17 integrantes da Pelada Rubro-Negra.
Cantora e atriz, prestes a completar 80 anos, Ellen de Lima vai animar os foliões com sua energia carnavalesca, cantando sucessos de antigos carnavais. O samba ficará por conta de Adilson da Vila, da Velha Guarda Musical da Vila Isabel. Ellen canta há 20 anos nos três dias de Carnaval no baile da Cinelândia. Nos anos 50, quando surgiu no programa de César de Alencar na Rádio Nacional, já despontou como Rainha do Rádio e, mais tarde, passou a integrar o grupo As Eternas Rainhas do Rádio, ao lado de Carmélia Alves, Violeta Cavalcante, Ademilde Fonseca, Nora Ney, Zezé Gonzaga e Rosita Gonzales. Alguns dos clássicos de sua carreira foram “Canções das Misses”, de Lourival Faissal, “Por Causa de Você “, de Tom Jobim e Dolores Duran, e “Tudo ou Nada”, de Fernando César.
Dicas para consumo responsável
Especialistas advertem que o ideal é evitar o consumo de bebidas alcóolicas sempre. “Beba moderadamente: o consumo excessivo de álcool ou a mistura de destilados com fermentados pode acabar com a festa e causar ressaca no dia seguinte. Em casos extremos, é possível desenvolver pancreatite em apenas um dia de muito excesso por causar um edema que impede a drenagem do pâncreas”, alerta o médico e cardiologista do Hospital Santa Paula, Otávio Gebara.
De acordo com a médica endocrinologista Juliana Garcia Dias, do Rio de Janeiro, no período pós-ingestão de bebida alcoólica, ocorre desidratação por perda de sais minerais e eletrólitos pelo excesso de diurese provocado pelo álcool e sudorese pelo calor do verão. “Além disso, o álcool diminui os níveis sanguíneos de glicose, que pode disparar o gatilho de fome e de vontade de repor os estoques baixos de glicose no sangue. Resultado: aumento da vontade de comer doces e alimentos mais calóricos no momento de ressaca”, explica.
Mas se você pretende mesmo beber, aqui vão algumas dicas. A clínica geral e médica especialista em Medicina Ortomolecular Márcia Umbelino indica que já comece anteriormente a beber água de coco e isotônicos. “É bom ir intercalando bebida com água, águas aromatizadas, para que não ocorra uma desidratação mais acelerada pelo calor e pelo álcool”, diz a médica.
Mas se exagerou na bebida alcoólica, não esqueça de caprichar na hidratação. Outra dica é evitar alimentos gordurosos que podem piorar os efeitos da ressaca. “Inclua couve, brócolis, couve-flor, abacaxi, limão, chá verde gelado. Chá branco gelado. Curcúma, gengibre e frutas ricas em vitamina C”, completa a Dra Juliana.
Ela recomenda ainda a preservar os horários de sono e descanso, não pular refeições e investir em uma alimentação o mais natural possível, além do uso de probióticos (conforme orientação médica e nutricional) e enzimas digestivas para garantir que a imunidade não caia e nem fique com a sensação de distensão abdominal típica de quando mudamos nossa rotina alimentar.

“Procure orientação médica para se preparar para a folia e para evitar grandes prejuízos no pós-carnaval”, finaliza Dra Juliana. A endocrinologista preparou ainda uma dica especial de café da manhã pré-carnaval e um suco anti-ressaca:

Opção 1

Limonada

Iogurte natural com

Fruta picada (morango, por exemplo)

Canela

2 colheres de sopa de nuts

Opção 2 – Suco anti ressaca

1/2 banana congelada

1 polpa açaí, sem xarope, sem açúcar

200ml de água de coco

+ 2 ovos

 

Veja outras dicas aqui

Da Redação, com Assessorias
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!