Dicas para encarar a maratona da folia que já começou no Rio

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O Carnaval oficialmente só começa dia 9 de fevereiro. Mas aqui no Rio de Janeiro já é Carnaval desde que o Réveillon terminou. Somente neste final de semana, serão mais de 20 blocos desfilando de norte a sul da cidade. Uma prévia do que vem por aí. E para aguentar o pique, é preciso não descuidar da saúde. Samara Lopes, nutricionista da Clinica Renewmed, dá a primeira dica importante para o folião ter condições  de enfrentar de forma saudável, disposição e energia a maratona dos blocos.

“A dica número um é preparar um supercafé da manhã, com alimentos e líquidos que ajudam a segurar, hidratar, energizar, proteger o organismo de forma saudável nesta época de folia”, afirma a especialista. Outra recomendação é, durante a folia, sempre lembrar de hidratar bebendo água ou água de côco, e,se for ingerir bebida alcoólica, sempre intercalar com água. Ela ainda listou algumas opções de combinações para o café da manhã para enfrentar não somente a maratona dos blocos, ensaios de escolas de samba e  também os desfiles na Avenida e os bailes carnavalescos nos clubes e outros lugares.

Opção 1:
Suco de melancia com água de coco e gengibre +
2 fatias de pão integral + 1 colher de sopa de queijo cottage + 2 fatias de blanquet de peru
2 castanhas do pará

O suco de melancia é ótimo para hidratar já que a fruta é composta de mais de 90% de água É rica em vitaminas e minerais importantes, e também dá aquela sensação de saciedade. Coloquei junto com a água de coco (para ajudar na hidratação) e gengibre, ótimo termogênico e ainda possui propriedades antiinflamatórias…bom para quem vai cantar bastante no carnaval. O pão integral, é o carboidrato complexo desse café da manha. Rico em fibras também ajuda na saciedade, e o queijo magro (cottage) e as fatias de blanquet são as proteínas que completam o sanduiche. As castanhas do pará (consumir no máximo 2) completam a refeição: ricas em selênio, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Opção 2:
Suco de abacaxi com hortelã +
Tapioca com recheio de pasta de grão de bico + 1 fio de azeite extra virgem

O abacaxi é um alimento energético (ótimo para quem quer ter bastante disposição para brincar nos blocos) e também rico em vitaminas, inclusive a Vitamina C. A bromelina, substância encontrada no abacaxi, também é ótimo antiinflamatório. Fazendo o suco com um pouquinho de hortelã fica bem refrescante e saboroso. A tapioca é nosso carboidrato complexo dessa refeição e ótimo substituto do pão (pode fazer com um pouquinho de chia, para acrescentar mais fibra e diminuir o índice glicêmico). A pasta de grão de bico é rica em proteína e, junto com o azeite, uma gordura muito do bem, confere saciedade por um bom tempo.

Opção 3:
1 potinho Iogurte natural + 6 amoras + 1 colher de sopa de granola sem açúcar +
1 copo de água de côco

Na composição do iogurte natural encontramos carboidratos, proteínas e gorduras, além de vitaminas e minerais. Ótimo para o bom funcionamento do intestino e para nossa imunidade. (para quem tem problema com a lactose, também existem as versões “lacfree”). Por ter um sabor neutro, podemos colocar qualquer fruta no iogurte, e aqui eu escolhi a amora. Rica em antioxidantes e com pouca caloria, a amora ainda ajuda a prevenir ou até mesmo curar algumas inflamações, entre elas as inflamações de garganta. Já que a época é de carnaval, onde se canta e grita muito, não custa nada dar essa “mãozinha” pro nosso organismo. A granola completa essa refeição com seu alto teor de fibras, mas cuidado com a escolha: prefira a versão sem açúcar. A água de coco, por ser considerada um isotônico natural, ajuda a manter e repor os líquidos eliminados durante a folia.

Opção 4:
1 copo de suco de melão +
1 pão árabe com recheio de ovo mexido (feito com 1 fio de óleo de côco) + tomates picadinhos
3 castanhas de caju cruas (sem sal)

Também composto de muita água, o melão é fonte de nutrientes como cálcio, vitamina A, Vitamina C e vitaminas do complexo B, que dão aquela energia, além de ser um suco muito refrescante! O pão árabe – ou pão sírio- (integral, por favor) tem fibras, dão saciedade, energia e tem massa leve. Para o recheio escolhi o ovo, ótima fonte de proteína e os tomates, ricos em licopeno, que fazem muito bem à saúde e dão um saborzinho especial. para fazer o ovo NADA de óleo comum, margarina ou manteiga..vamos de óleo de coco:rico em ácido graxo de cadeia média, tem maior grau de digestibilidade e ainda tem ação termogênica. Enfim, bem mais saudável. As castanhas também têm gorduras do bem, dão saciedade, energia e ainda ajudam o sistema imunológico.

Opção 5:

Suco Verde: 2 folhas de couve + 1 maçã + 1 fatia de gengibre + 1 fatia de cenoura + água de côco + gelo +

1 tapiomelete ( 4 col de sopa da goma + 1 ovo – bater com garfo até ficar homegêna e jogar na frigideira)  – pode colocar tomate picadinho, azeite extra virgem e orégano

Quem não conhece os inúmeros benefícios do suco verde? escolhi essa receitinha por causa da maçã, que é rica em pectina e ajuda  controlar a glicemia, rica em fibras que conferem saciedade, entre outros benefícios. O gengibre por sua ação antiinflamatória e termogênica, a cenoura que protege a pele do sol (devido à presença de antioxidantes e vitamina A), água de coco (os benefícios foram citados nas opções anteriores) e a couve, rica em flavonóides e carotenóides: poderosos antioxidantes que ajudam no combate aos radicais livres. Esse suco hidrata e enche o organismo de energia! O tapiomelete é uma outra maneira de fazer nossa famosa tapioca. Ele leva ovo, que já faz com que a refeição tenha a proteína necessária. O tomate, azeite extra virgem e orégano tornam  essa versão ainda mais saudável e saborosa e dando muita energia para começar o dia.