10 dicas para manter o equilíbrio  e superar a crise

Psicóloga explica como é possível enfrentar o ambiente hostil para se reinventar e se manter em paz no trabalho, apesar das pressões

Além dos números alarmantes de profissionais desempregados, o cenário não se mostra favorável para aquelas pessoas que ocupam um posto no mercado formal. Como se não bastasse a crise,  tem ainda o aumento de impostos e da violência que impacta na vida de quem precisa ir e vir todos os dias.

A ‘pá de cal’ é a nova lei trabalhista, que trouxe mudanças na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Entre os pontos alterados pela nova regra, estão as jornadas de trabalho, remuneração e plano de carreira, implantação e regulamentação de novas modalidades de trabalho, como, o home office, e o trabalho intermitente, ou seja, o funcionário receberá somente por hora trabalhada.

A psicóloga e hipnóloga Miriam Pontes de Farias, especialista em bem-estar, ressalta que o profissional precisa aproveitar as adversidades para criar novas possibilidades de atuação e se reinventar diante do novo cenário econômico.

No ano passado, 75,3 mil trabalhadores precisaram se afastar do mercado de trabalho por problemas psicológicos. Até 2020, a depressão será a doença mais incapacitante do mundo, alerta a OMS. A psicóloga também ressalta que é tão importante cuidar das emoções quanto cuidar da saúde do corpo.

O estresse, ansiedade, depressão, fobias e o pânico, estão chegando a níveis alarmantes, e podem causar sintomas físicos como dores de estômago, úlceras, fortes dores de cabeça, cansaço excessivo, insônias, entre outros fatores que influenciam na saúde física e mental do trabalhador” (Miriam Farias, psicóloga especialista em hipnose)

Mais participativo, solidário e antenado

A especialista conta que os profissionais com mais visibilidade no local de trabalho, são aqueles que possuem maior habilidade nas relações interpessoais, geralmente são pessoas participativas e solidárias que contribuem para manter o equilíbrio da equipe.  Profissionais com este perfil se tornam líderes quando surge um cargo de chefia.

Ela ainda indica que o profissional demonstre interesse em aprender novas habilidades, quanto mais aptidões  a pessoa possui maior é a possibilidade de atuar em vários setores ampliando a teia de oportunidades.

Invista mais em sua carreira, procure se aperfeiçoar, qualificar, reciclar, estudar, participar de eventos e agregar outros conhecimentos que possam aumentar seu conhecimento na profissão que escolheu ou no trabalho que executa. Tenha mais atitude e iniciativa, invista no que você tem de melhor e cuide da sua autoestima”, complementa Miriam.

Dicas para manter o equilíbrio no trabalho

1 – Tenha iniciativa, os profissionais com maior capacidade para tomar decisões, são mais valorizados.

2 – Mantenha-se atualizado nas tendências do mercado de trabalho.

3 – Pense como um vencedor, que você pode é capaz e tem capacidade de realizar um excelente trabalho.

4 – Os profissionais mais bem-sucedidos são os mais ousados, saia da zona de conforto e ouse mais.

5 – Acredite no seu potencial: o aprendizado acontece com a persistência, constância e autodisciplina.

6 – Tenha foco nos seus objetivos e metas.

7 – Para se sentir melhor com você, procure atividades prazerosas e esteja com pessoas queridas.

8 – Realize práticas de auto-hipnose, é indicado para o equilíbrio do corpo e da mente.

9 – Vamos desacelerar, viva um dia de cada vez, pra quê pressa?

10 – Quando o trabalho estiver causando sofrimento procure um psicólogo, ele poderá te ajudar a superar os momentos difíceis.

Fonte: Miriam Pontes de Farias

Por Favor, Compartilhe!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

In the news
Leia Mais