Dezembro Laranja: 63% dos brasileiros se expõem ao sol sem proteção

São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Goiás e Bahia são estados com maior incidência de câncer de pele. Entenda os tipos da doença

Estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) para 2020 aponta que São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Goiás e Bahia são os estados com previsão de maior índice de câncer de pele no país. Tipo mais grave por conta de sua alta possibilidade de provocar metástase, o câncer de pele melanoma deve ter maior incidência em São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Paraná. Ambos têm cura se forem diagnosticados precocemente.

A prevenção continua sendo uma grande aliada no combate ao tumor mais recorrente na população brasileira. Conforme orientações da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o protetor solar é produto indispensável em qualquer estação do ano e deve ser aplicado todos os dias, mesmo quando estiver nublado. Mas estatísticas da 21ª Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele mostraram que 63,05% das pessoas se expõem ao sol sem qualquer proteção.

A exposição solar exagerada e desprotegida ao longo da vida, além dos episódios de queimadura solar, são os principais fatores de risco do câncer de pele.

Qualquer um de nós pode desenvolver um câncer de pele, porém existem pessoas mais propensas como as de pele, cabelos e olhos claros; indivíduos com histórico familiar de câncer de pele; múltiplas pintas pelo corpo e pacientes imunossuprimidos e/ou transplantados. Estas pessoas precisam de um cuidado a mais com a pele e de avaliação frequente de um médico dermatologista”, destaca o coordenador da campanha  #DezembroLaranja, Elimar Gomes.

Segundo ele, é preciso prestar a atenção em pintas que crescem, manchas que aumentam, sinais que se modificam ou feridas que não cicatrizam pois podem revelar o câncer de pele. “O autoexame frequente facilita o diagnóstico e tratamento precoces. Ao notar algum dos sintomas, procure um médico especialista em dermatologia da SBD”, orienta Dr. Elimar.  


A coordenadora do Departamento de Oncologia Cutânea da SBD, Jade Cury Martins, dá outras dicas de diagnóstico e prevenção ao câncer de pele: “É importante que se examine familiares, pois muitas vezes os cânceres podem aparecer em regiões em que não é possível reconhecer sozinho. Além disso, sempre que for necessário se expor ao sol, não esqueça de proteger as áreas descobertas do corpo, mesmo em dias frios e nublados”.

E lembre-se: o autoexame não substitui a ida ao médico dermatologista. Encontre um dermatologista associado à SBD em: http://www.sbd.org.br/.  
 

Dermatologista explica como age o filtro solar

De acordo com Paula Ferreira, dermatologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, a fotoproteção é o método mais efetivo para prevenção do câncer de pele, do melasma e fotoenvelhecimento, causados pela exposição excessiva a raios ultravioletas (UV)7.

O filtro solar promove a criação de um filme protetor na pele, que reflete, dispersa e absorve os raios UV e, assim, atenua a penetração da radiação na pele. O uso de medidas fotoprotetoras, como o filtro solar, é uma necessidade diária para toda população, não importa etnia, idade e região geográfica, pois apresenta alto potencial de proteção contra a queimadura solar, evita o envelhecimento precoce da pele e o câncer de pele”, explica a especialista.

A médica reforça que pelo Brasil estar em uma região geográfica com índices de radiação UV elevados durante maior parte do ano, a fotoproteção é importante não só no verão. “A fotoproteção não deve ser sazonal e relacionada a dias recreacionais em praias e parques, mas também deve ser feita durante o dia a dia nas cidades. Existem produtos específicos para a fotoproteção urbana, que não possuem cheiro de praia e apresentam rápida absorção do produto, características que promovem maior adesão ao uso diário”.

Além do filtro solar, confira outras dicas de proteção:
• Usar roupas que cubram bem o corpo, chapéus com abas largas e óculos de sol com lentes UV;
• Abrigar-se em locais com sombras e árvores;
• Evitar exposição ao sol entre 10h e 16h.

Doação de 50 mil protetores solares

Cinquenta mil protetores solares da linha corporal Nivea Sun Beauty Expert serão doados neste Dezembro Laranja a catadores, produtores rurais, famílias em situação de vulnerabilidade social e pacientes em tratamento contra o câncer. A ação da Nivea Sun acontece em parceria com o Instituto Melanoma Brasil, que coordenará o projeto por meio de sua rede de parceiros. Serão mais de 300 instituições beneficiadas, espalhadas pelos cinco Estados brasileiros com maior incidência do câncer de pele mais perigoso e letal, o melanoma: São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Entre os atendidos, estão

Certa de que a informação de qualidade pode contribuir na conscientização e, consequentemente, na redução de novos casos de melanoma, os produtos serão acompanhados de um folheto informativo, preparado pelo Instituto Melanoma Brasil, contendo dados sobre prevenção, sinais, sintomas e diagnósticos da doença.

Um mapeamento minucioso de instituições carentes e públicos que serão beneficiados com a ação foi feito pelo Instituto Melanoma Brasil nos cinco estados envolvidos e contará com o apoio de parceiros institucionais para a distribuição dos produtos em cada cidade de forma ordenada e responsável, considerando o momento atual de pandemia.

“O câncer de pele é o de maior incidência no Brasil e há muito a ser feito para que o país tenha uma cultura de cuidado com a pele e prevenção ao câncer. Uma ação como essa que faremos em parceria com NIVEA SUN, traz uma excelente oportunidade de incentivo ao uso do protetor, de informação que amplie o conhecimento da população sobre o tema e que contribua para melhores práticas de prevenção”, afirma Rebecca Montanheiro, fundadora do Instituto Melanoma Brasil.

A NIVEA SUN é uma das marcas de protetores solares que apoiam o Dezembro Laranja, campanha organizada pela SBD com objetivo de combater o câncer de pele no Brasil por meio de ações de conscientização sobre prevenção, diagnóstico e tratamento da doença. Segundo a marca, aA= linha NIVEA SUN Beauty Expert é testada e aprovada dermatologicamente e garante alta proteção UVA e UVB. Os produtos serão distribuídos em duas versões: Corporal FPS40 e Corporal FPS60.

Para mais informações, acesse www.dezembrolaranja.com.br.

Com Assessorias

In the news
Leia Mais