7 passos para promover uma rotina de autocuidado em casa

Simples de colocar em prática, as dicas trazem ingredientes fáceis de encontrar em casa ou no supermercado, como frutas, óleos e chás

Redação

Em meio a um período de reclusão em casa e ausência de contato físico com pessoas queridas, ter um momento de autocuidado tem se mostrado essencial para manter a saúde mental em dia. Dedicar um momento do dia para olhar para si traz conforto e é uma forma de se olhar com carinho, estimular pensamentos positivos, e claro, cuidar da autoestima.

Para facilitar a rotina de beleza e cuidados, o Anantara Spa, luxuoso spa presente nos hotéis Tivoli Mofarrej São Paulo e Tivoli Ecoresort Praia do Forte, dá dicas de como montar um SPA dentro de casa, com técnicas de relaxamento, esfoliação e máscaras.

Confira as dicas:

Esfoliação corporal

A esfoliação corporal é um processo extremamente importante para o cuidado da pele, ajudando a remover, por exemplo, células mortas e poluição. Com as vitaminas A, B e C, a casca de maçã possui propriedades descongestionantes, antioxidantes e adstringentes, que ajudam a limpar a pele.

Preparação: 1 maçã inteira (esfoliação corporal) ou ½ maçã (esfoliação facial), 1 colher de sopa de mel e 1 colher de sopa de açúcar mascavo.

Simplesmente você terá que colocar a maçã e o mel em um liquidificador ou batedeira e incorporar imediatamente o açúcar para formar uma pasta.

Como usar: A mistura deve ser aplicada com os dedos, fazendo movimentos circulares no rosto, pescoço, corpo ou área desejada. Após a esfoliação, é importante aplicar creme, óleo ou filtro solar.

Máscara Facial

A máscara facial de morango tem propriedades antioxidantes, com elevados níveis de Vitamina C e Zinco. Reduz oleosidade, combatendo os poros dilatados. Além de ser hidratante e refrescante para pele.

Preparação: 100g de morangos orgânicos e 01 colher de sopa de mel

Amasse os morangos com um garfo numa tigela, ou use o mixer;

Adicione o mel e mexa até obter consistência;

Como usar: Aplique sobre a pele previamente higienizada com movimentos circulares, depois com os dedos dê leves tapinhas, coloque sobre olheiras e deixe agir durante 15min. Enxágue com água fria!

Dica: Separe a quantidade para aplicação no rosto, o que sobrar pode ser misturado no iogurte natural de sua preferência e fazer parte do seu café da manhã ou lanche.

Máscara Capilar

Rico em vitaminas que recuperam a hidratação, brilho e nutrição dos fios. A máscara ajuda no fortalecimento e elasticidade do cabelo.

Preparação: Polpa de ½ abacate, 1 colher de sopa de mel e 1 colher de chá de óleo vegetal de coco, jojoba ou semente de uva.

Para ficar mais homogêneo, no processador coloque a polpa do abacate, o mel e o óleo vegetal.

Como usar: Com os fios lavados, aplique a máscara e deixe agir por 15 minutos e enxague com água fria até retirar toda a máscara.

Aplique condicionador, enxágue e finalize como de costume.

Recomendação: usar 1 vez na semana.

Hidratante para os pés

É preciso ficar atento para hidratação, principalmente com a queda das temperaturas, que deixam a pele mais ressecada.

Benefícios: O arroz em pó funciona como adstringente, emoliente, antioxidante, cicatrizante, calmante e refrescante. Ajuda a melhorar a circulação sanguínea da região. Já o óleo vegetal de amêndoas atua como regenerador para peles ressecadas, ajudando a melhorar rachaduras e calosidade.

Preparação: 4 colheres de sopa de arroz em pó, 20 ml de óleo de amêndoas, 200 ml de leite, 3 gotas de óleo essencial de hortelã e 1 colher de sopa de mel.

Como usar: Misture todos os ingredientes. Aplique nos pés e deixe agir por 15 minutos.

Banho relaxante – Milk Bath

Para ter um momento único e relaxante, o banho relaxante é essencial. Ele hidrata e melhora a aparência e textura da pele com a propriedade dos ingredientes utilizados, deixando a pele mais macia, nutrida e tonificada. Além de ter uma ação antioxidante.

Preparação: 3 colheres de maisena, 500 ml de leite, 5 pétalas de rosas da sua preferência e 3 colheres de sopa de mel.

Bata todos os ingredientes no liquidificador, de forma homogênea. Vá acrescentando o liquido preparado aos poucos na banheira.

Como usar: Faça o seu banho de imersão, permanecendo por cerca de 20 minutos.

Caso não tenha uma banheira, use a bacia, e após o seu banho, jogue vagarosamente em todo corpo.

Não despeje de uma só vez, faça isso aos poucos e espalhe por todo o corpo em movimentos circulares com o auxílio das mãos.

Para esse banho relaxante não há a necessidade de enxágue.

Relaxamento para os olhos

Os olhos também necessitam de um cuidado e relaxamento para aliviar o estresse, melhoria na pele ao redor e olheiras. O relaxamento para essa região ajuda, inclusive, na qualidade do sono.

Preparação: Chá de camomila, água e algodão.

Ferva 200 ml de água para cada colher de camomila natural.

Deixe esfriar

Como usar: Aplique o chá gelado com um algodão e faça compressa nos olhos.

Deixe agir por 15 minutos.

WELLNESS

Chá gelado de hibisco para acelerar o metabolismo

Ideal para acelerar o metabolismo, com uma ação termogênica e efeito detox, o chá auxilia no funcionamento do fígado e fortalece o sistema imunológico.

*Cuidado para não ser usado por gestantes ou mulheres que queiram engravidar.

Preparação: 1 colher de sopa rasa de hibisco; ½ maçã; 2 ou 3 lascas de gengibre; 2 pedaços de canela em pau e 1 litro de água.

Ferva tudo por cerca de 10 minutos, desligue o fogo, tampe e espere esfriar.

Depois leve à geladeira.

Um delicioso chá gelado!