‘A única certeza em nossa vida é a mudança’

Em entrevista ao ViDA & Ação, o instrutor indiano Akash Barwal fala sobre Felicidade, Depressão, Meditação e Desapego. E ensina cariocas como lidar com a ansiedade gerada pela crise no Rio e a violência urbana

Rosayne Macedo

Com voz mansa e argumentos simples, mas assertivos e cativantes, o instrutor sênior indiano Akash Barwal viaja o mundo com seu tour ‘Slow Down’ (Desacelere) que revela a importância de valores humanos, qualidade de vida e espiritualidade. Ele ensina pessoas de diferentes culturas e religiões a lidar com a mente, emoções e turbulências do dia a dia. Seu objetivo é ajudá-las a alcançar uma vida mais feliz, eliminar o estresse e viver em harmonia em meio à diversidade.

Em maio, ele  esteve no Rio de Janeiro, mostrando profundas e poderosas técnicas de respiração e meditação. A convite da Arte de Viver, ong internacional que trabalha com autodesenvolvimento, ViDA & Ação participou do primeiro dia de atividades do instrutor. No  workshop que reuniu mais de 50 pessoas na sede da Arte de Viver na Barra da Tijuca, ele convidou os presentes a conhecer a sua própria “casa da verdade”, para que pudessem refletir sobre como querem estar daqui a 20 ou 30 anos.

Akash falou da impossibilidade de se controlar os fatores externos que impactam a nossa saúde, como crise econômica, violência e desemprego. Sobre a necessidade das pessoas de controlar o que está a seu redor, a origem de tanta ansiedade que vivemos hoje, ele garante que nada pode ser realmente previsto – se teremos marido ou mulher, se teremos emprego, se teremos saúde. E diz que o estresse é decorrente da própria resistência que temos à mudança, que é a única coisa certa da vida.

Em entrevista aos jornalistas Rosayne Macedo e Ricardo Machado (RM Comunicação) para o Canal do ViDA & Ação no Youtube, Barwal fala sobre Felicidade, Depressão, Meditação e Desapego. Também mostra a cariocas como lidar com a ansiedade gerada pela crise no Rio e a violência urbana.

(Para assistir a entrevista, em inglês, ative a tradução automática do Youtube para o português).

Veja alguns trechos da entrevista

FELICIDADE

Eu acredito que é mais como uma evolução. Felicidade para uma criança pode ser um pouco de chocolate, para um adolescente pode ser estar tendo uma namorada pela primeira vez, para uma pessoa de meia idade poderia ser crescer mais nos negócios, ter uma grande casa, um carro maior. Para uma pessoa que está envelhecendo, pode ser ter uma família e mais velho, pode ser apenas ter saúde. Nossa compreensão de saúde continua evoluindo, mudando, juntamente com o nosso próprio entendimento. E se as pessoas têm o entendimento correto elas pensam: ‘eu só quer ser feliz, independentemente de eu ter alguma coisa ou não’.

DEPRESSÃO

Depressão não é apenas a baixa energia. Temos de perceber que a energia é baixa porque temos falta de compreensão da vida. E quando há falta de compreensão, começamos a duvidar de nós mesmos. E por causa dessas dúvidas começamos a duvidar de tudo o que está ao nosso redor, que é a coisa mais importante para entender que precisam acordar para sair da depressão. ‘Eu preciso sair desse estado de espírito, eu quero seguir em frente na minha vida, eu não quero ser assim, porque a mente sempre se concentra nas coisas negativas’.

Eu disse que isso é chamado falta de compreensão da vida quando você não está sendo capaz de lidar com sua mente, com seus próprios desejos, quando não está sendo capaz de lidar com suas expectativas e deixar ir. Se você não tem capacidade de deixar as coisas irem, elas levam a todos os problemas, A capacidade de deixar ir E é por isso que continuamos a pensar, pensamento o tempo todo, de que isso aconteceu. Quando a mente está sempre no passado, nós ficamos tristes com o passado. Isso é porque não estamos sendo capazes de deixar ir, de seguir em frente em nossa vida.

POSITIVIDADE E DISCIPLINA

Então a primeira coisa a fazer para sair da depressão é ter a consciência de que é isso que está acontecendo. Então você precisa se cercar de pessoas  que vão mexer com sua cabeça, pessoas que lhe tragam positividade. Você precisa cuidar da mente e do corpo, precisa de um pouco de disciplina. Disciplina é o que realmente vai tirar você da depressão. Você precisa fazer coisas que vão lhe dar força e disciplina. E quando digo disciplina é algo que faça você ir. Para uma caminhada, para cuidar da sua saúde, do que você come, quando você dorme.  Disciplina é quando você faz algo com força, com vontade. E pode ser qualquer coisa.

Meditação, yoga, respiração são belas ciências antigas que nos ajudam a fortalecer essa disciplina em nossa mente. Essa disciplina traz o foco para sua mente e é esse tipo de foco que precisamos para sair da depressão. Para se fortalecer e sentir que ‘não, eu não sou um fraco’. Conhecemos tristezas e dúvidas sobre nós mesmos. Mas há nada mais que um pouco de disciplina, um pouco de cuidar mais de si mesmo pode trazer maravilhas para todos nós.

 

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.