Ação itinerante leva tratamento gratuito de alergias à Baixada

Ação social do Brasil Sem Alergia é destaque da Agenda Positiva, além dos programas Brasil que Enxerga e Doctarália Solidário, com teleconsultas

Luciana Lage
Veículo do projeto Brasil Sem Alergia está percorrendo várias cidades da região, seguindo todas as recomendações sanitárias (Foto: Divulgação)

A ação social do projeto Brasil Sem Alergia, que leva tratamento gratuito à população da Baixada Fluminense, é destaque da Agenda Positiva desta semana, que traz ainda o Brasil que Enxerga, programa que leva teleorientação gratuita à população, e também o Doctarália Solidário, que oferece teleconsultas gratuitas em diversas especialidades.

Nosso roteiro semanal também destaca lives sobre preconceito contra idosos, violência contra a mulher, dicas sobre desenvolvimento infantil e saúde emocional de professores, entre outros. Confira a seleção de atividades que separamos para vocês e enviem sugestões até a sexta-feira da semana anterior ao evento ou atividade gratuita a ser divulgada para o email agendapositiva@vidaeacao.com.br

Consultas de graça em ônibus do projeto Brasil Sem Alergia

Durante a pandemia, o Brasil Sem Alergia – iniciativa que já realizou mais de 450 mil atendimentos gratuitos em alergias e doenças imunológicas em seus quatro postos na Baixada Fluminense – está levando seu serviço a diferentes municípios da região por meio de um ônibus itinerante. A equipe do projeto social oferece, sem nenhum custo, testes alérgicos e consultas médicas para diagnóstico e tratamento de processos alérgicos e questões imunológicas, problemas comuns nesta época do ano.

Em linha com as orientações das autoridades sanitárias, a atividade segue todas as medidas de higiene, limpeza e distanciamento social. O ônibus conta com um consultório adaptado, com uma porta de acesso para a parte externa do veículo, onde são realizados os atendimentos. Ou seja, os pacientes não entram no ônibus em nenhum momento e não têm qualquer contato uns com os outros.

Todos os moradores da Baixada Fluminense, sem restrição, poderão desfrutar do serviço, desde que com o agendamento de seu horário.Nas últimas semanas, o projeto levou tratamento gratuito a Duque de Caxias e Mesquita. No dia 12 de agosto estará em Morro Agudo, Nova Iguaçu, no dia 15 em Nilópolis (no campo do Olaria) e no 29 de agosto volta a Mesquita, sempre das 10h às 17h). Para agendar um horário, os interessados devem enviar uma mensagem pelo WhatsApp para (21) 99374-2042 ou marcar seu atendimento pelo site www.brasilsemalergia.com.br.

Campanha oferece teleconsultas gratuitas em várias especialidades

Lançada no Dia Nacional da Saúde, celebrado dia 5 de agosto, a campanha Doctoralia Solidária segue até dia 31 de agosto. Com o lema “Cuide-se”, a ação irá oferecer atendimento sem custo a pacientes de todo o Brasil por telemedicina até dia 31 de agosto. Mais de 100 profissionais de saúde de diversas especialidades, como psicologia, pediatria, cardiologia e ginecologia, estarão disponíveis para o atendimento remoto por vídeo.

A campanha é voltada a ampliar o acesso à saúde de qualidade através da tecnologia. Com a ação, as pessoas poderão cuidar da saúde sem custo e sem correr o risco de se expor ao coronavírus em consultórios, clínicas ou hospitais. A expectativa é que mais de 500 pacientes sejam atendidos à distância por profissionais da plataforma. O agendamento da consulta é realizado pelo site da campanha,

A plataforma de agendamento de consultas Doctoralia já oferece o serviço de telemedicina desde março deste ano, quando o Ministério da Saúde autorizou o exercício em caráter excepcional e temporário. Em cerca de 4 meses, quase 11 mil profissionais de saúde já aderiram à tecnologia e mais de 265 mil pessoas utilizaram a ferramenta para continuar cuidando da saúde. A empresa também informou que doou a tecnologia a 13 prefeituras, em cinco estados brasileiros (Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo), para que os cidadãos pudessem receber o atendimento necessário sem sair de casa.

Teleorientação gratuita sobre saúde ocular

A população brasileira e mundial está vivendo um momento delicado, onde a recomendação é ficar em casa e evitar a aglomeração de pessoas, a fim de reprimir o avanço da pandemia Covid-19. Nessa fase, o atendimento médico em todas as áreas também se torna restrito. A boa notícia é que o caso de desconfortos com a saúde ocular os brasileiros poderão contar com o apoio extra de oftalmologistas voluntários, recrutados pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).

Iniciado no dia 27 de abril, o Brasil que Enxerga já conta com uma equipe de mais de 100 especialistas voluntários, e esse número tende a crescer diariamente. De acordo com o vice-presidente do CBO, Cristiano Caixeta, a iniciativa consiste em uma Política de Saúde, que engloba ações de assistência, educação e acesso à saúde ocular, o que inclui a teleorientação, uma das modalidades de telemedicina autorizadas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) que se tornou fundamental nesse período de pandemia e isolamento social.

O cidadão que deseja agendar sua teleorientação em saúde ocular, deverá preencher um formulário disponível no siteApós informar os dados,  ele poderá escolher o dia e horário disponível no sistema e receberá as orientações para acesso a sala virtual na qual irá conversar com o oftalmologista.  Conheça o projeto Brasil Que Enxerga aqui.

Vovô Estagiário: oportunidade para universitários idosos com netos

Sucesso em sua primeira edição com mais de 1.500 candidatos, o Grupo Cataratas abre inscrições para a edição 2021 do programa “Vóvô estagiário”. São oportunidades para universitários idosos que possuem netos. A empresa que tem operações como  o Aquário Marinho do Rio, BioParque do Rio, Cataratas do Iguaçu, Fernando de Noronha, entre outros pontos turísticos do país, disponibiliza as vagas pelo link vagas.com.br/v2086297 até o dia 27 de setembro. 

São oportunidades para estudantes a partir do 3º período de todos os cursos e graduação e o processo seletivo inclui triagem curricular, entrevistas e dinâmica de grupo. Na fase final, os candidatos realizam entrevistas com o gestor da vaga pleiteada.  A bolsa-auxílio é a partir de R$ 900,00 e há também benefícios, como horário flexível, auxílio academia, auxílio farmácia, massoterapia, entre outros benefícios.

Preconceito contra idoso é tema de evento digital

Nesta terça-feira, dia 11 de agosto, as 19 horas, o Movimento Somos 60+, plataforma de conteúdo e inclusão para a geração longeva,  promove o evento digital Somos. 60+ Encontros, que vai trazer a tona o preconceito contra o idoso, sob a temática:  Etarismo – Precisamos falar sobre isso! O mundo está ficando grisalho e o preconceito traz impacto à sociedade.”

O evento será transmitido ao vivo, pelo canal do YouTube Somos 60 Mais, e contará com a participação de personalidades e especialistas como Gonçalo Vecina, médico, professor e ex-secretário municipal de saúde de São Paulo; Claudia Grande, influencer digital da terceira idade com mais de 800 mil seguidores; Carlos André Hueara, presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia; o radialista Eli Correa, entre outros. 

A empregabilidade dessa população também será abordada. Convidados ligados a instituições de Recursos Humanos e especializados em recolocação também estão confirmados: são eles Luciano Amato, vice-presidente da Abprh, Mórris Litvak  CEO da MaturiJobs e Gilberto Costa, da JP Morgan. Estão previstas ainda atrações musicais como as cantoras Tania Mara, Monica Schimenes e o maestro Ogair Júnior.

Desenvolvimento físico e cognitivo de crianças em série de lives

Toda criança precisa de carinho, cuidado, estímulos e boa alimentação para crescer forte e saudável. Pensando nessa combinação, a Milnutri Profutura, marca de nutrição infantil da Danone Nutricia, preparou uma série de lives com especialistas e convidados, que acontecem entre agosto e setembro, para debater assuntos importantes e passar informações fundamentais sobre o desenvolvimento físico e cognitivo da criança.

No dia 11 de agosto, Lizandra Sanches, nutricionista formada há 20 anos e gerente de Medical Affairs da Danone Nutricia, e a pneumopediatra Paula Alessi, dona do perfil @maemedicamedida, vão falar sobre o cérebro da criança e a importância do consumo de nutrientes indicados e dos estímulos adequados para seu bom desenvolvimento.

No dia 18, é a vez de falar sobre como estimular o desenvolvimento cognitivo das crianças na quarentena. Já serão cinco meses de isolamento social e a psicopedagoga e conselheira da Associação Brasileira de Psicopedagogia, Quézia Bombonatto, e a pediatra Mariana Mercadante irão trazer dicas de como manter os pequenos entretidos e cheios de estímulos dentro e fora de casa.

Outros temas a serem abordados nas conversas incluem o papel de prebióticos e probióticos na imunidade infantil, no dia 25; ‘Emoções das crianças: por que é tão importante acolher o seu filho?’, no dia 1/9, e ‘Corpo em equilíbrio’, com Leonardo Filomeno, pai e influenciador. As lives podem ser conferidas sempre às 17 horas no perfil da @revistacrescer e o conteúdo dos vídeos poderá ser acessado no canal do YouTube de Milnutri e no Instagram @milnutribrasil .

Pacote de ações para a saúde emocional de professores

Um movimento para sensibilizar, apoiar e engajar os professores nos desafios relacionados à sua saúde emocional, questões que acompanham a profissão há anos e que foram especialmente agravadas com o isolamento social e com o ensino remoto. Este é o objetivo do Saúde Emocional de A a Z, que será lançado pela Nova Escola nesta terça-feira (11), em parceria com a Fundação Tide Setubal e com o apoio da Fundação Lemann,

No dia 13 de agosto acontecerá o webinário ‘Saúde emocional do professor – O que é possível fazer?’ reunindo especialistas como Christian Dunker, psicanalista e professor titular do Instituto de Psicologia da USP, a psicóloga escolar Roberta Federico e a a psicóloga clínica Gláucia Tavares, presidente da Rede API – Apoio a Perdas (Ir) reparáveis. Eles vão falar sobre saúde emocional, o contexto e a realidade da educação brasileira com os dilemas vividos atualmente pelos professores da rede pública de ensino, incluindo temas como estresse, ansiedade e burnout. O evento ocorrerá no dia 13 de agosto às 15 horas, com duas horas de duração, e será transmitida simultaneamente no site da Nova Escola, no Facebook e no YouTube. O vídeo ficará disponível após a transmissão.

A partir desta terça (11) também será disponibilizado um conjunto de conteúdos e atividades exclusivas e gratuitas para favorecer a saúde emocional dos professores na pandemia, como textos, vídeos, exercícios de autoconhecimento, um e-book com dicas para o bem-estar, um dicionário com palavras relacionadas ao tema e uma comunidade no Facebook para conexão e troca de experiências. O acesso a todos os recursos será online e gratuito por meio da plataforma da Nova Escola.

As premissas do Movimento Saúde Emocional de A a Z são diversidade racial; professor protagonista; foco na prática do educador; e respeito à realidade da escola pública brasileira. Ele integra a campanha Nova Escola Em Casa, lançada no fim de março,em resposta às necessidades dos educadores neste período de pandemia. Veja a comunidade no Facebook para conectar e gerar conversas entre as pessoas que se encontram na mesma situação: Nova Escola em Casa.

Escola promove evento gratuito e online para pais

Para aumentar o vínculo entre escola, professores e família, a rede de escolas Luminova convida pais para participar de uma série de webinários sobre saúde das crianças e adolescentes. Nesta segunda-feira (10), Marco Santos, profissional de TI ,vai falar sobre tecnologia na escola em tempos de aprendizagem a distância. Na terça-feira (11), as terapeutas Maria Aparecida Riachi e Annete Schmidt vão abordar as terapias naturais e como manter a saúde mental no isolamento.

Na quarta-feira (12), a psicanalista Ana Carolina Piassentini fala sobre como lidar com o isolamento e a ansiedade com a volta lenta às atividades. Na quinta (13),  Ana Carolina Tancredi, administradora e mãe de atleta, fala sobre prática de esporte e saúde física. Já na sexta (14), Nilton Leme, médico cardiologista, vai abordar os cuidados com crianças e jovens em casa durante a pandemia. As transmissões serão pelo canal do YouTube, a partir das 18 horas.

Live debate violência doméstica no Dia da Advocacia

No Brasil, a violência contra a mulher apresenta coeficientes altos. Em 2019, por exemplo, foram abertos 563,7 mil novos processos. Com o distanciamento social proporcionado pela pandemia, 2020 pode ficar com um número ainda mais elevado. Esse e outros temas nortearão a próxima live da Escola Superior de Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança (ESGPPJS) do Centro Universitário Internacional Uninter.

A transmissão acontece na terça-feira (11), às 19 horas, no Youtube, e contará com a participação de Debora Veneral, diretora da ESGPPJS, e Luciana Almeida da Silva Teixeira, mediadora do Grupo de Estudos Direito e Gênero da ESA OAB/RS, marcando ainda o Dia da Advocacia.

Veja nossa matéria sobre os 14 anos da Lei Maria da Penha.

Live aborda cuidados com mulheres e bebês na hora do parto

A Seguros Unimed realizará nesta quinta-feira (13), às 16h, no canal da Seguros Unimed no Youtube, a live “Parto Adequado”. Para falar sobre o cuidado com as mulheres e bebês durante a gestão, no trabalho de parto e no pós parto, estarão presentes o médico Mário Macoto Kondo, chefe do departamento de obstetrícia do Hospital e Maternidade Santa Joana, e Gustavo Landsberg, médico de família e CEO do aplicativo Canguru Gravidez. A live tem mediação do Dr. Luis Fernando Rolim, superintendente do Provimento Saúde da Seguros Unimed.

Lives semanais com professores de Educação Física

Uma oportunidade de praticar exercícios acompanhado de um profissional. É o que oferece o projeto do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) São Paulo: o Mack Treino, que será transmitido semanalmente ao vivo no Instagram oficial do CPM São Paulo. A primeira live acontece dia 11 de agosto, a partir das 19h, com o professor Glauco Borges.

A cada semana um professor de Educação Física irá ministrar uma atividade que visa trabalhar o condicionamento físico dos participantes. Como a live ficará gravada, o professor irá incentivar que realizem a série proposta mais vezes durante a semana. As lives acontecem pelo Instagram.

Ação levará álcool gel em pontos de grande concentração de São Paulo

Com o intuito de reforçar informações sobre os cuidados e prevenção frente à pandemia da Covid-19, o Grupo Heineken no Brasil e a Movida se unem no movimento “Fazer Parte”, em parceria com 2East e Mocs, para distribuir, gratuitamente, álcool em gel 70% nas ruas de São Paulo, utilizando para isso as mochilas de chopp conhecidas do público que frequenta grandes eventos e festivais, como o Rock In Rio.

A iniciativa acontece durante todo mês de agosto e setembro, com previsão de impactar cerca de 3 milhões de pessoas em bairros de grande circulação, centros comerciais e nos principais terminais de transporte urbano da capital paulista, proporcionando segurança para as pessoas que estejam nas ruas neste momento de retomada da economia.

A tecnologia permitirá a higienização das mãos de milhares de pessoas de forma rápida e prática, em locais de grande circulação. As mochilas serão operadas por profissionais previamente treinados e devidamente equipados com face shield, máscara de proteção e luvas. Para mais informações acesse http://www.fazerparte.com.br.

Esta semana, de 10 a 14 de agosto, a ação acontece em quatro estações de metrô: Linha Lilás – Av. Ibirapuera x Av. dos Eucaliptos, Estação Berrini da CPTM com duas saídas: pela R. Guilherme Barbosa de Melo e R. Joel Carlos Borges, Estação Paulista – Av. Paulista x Rua Da consolação, e Estação Faria Lima – Av. Brigadeiro Faria Lima x Rua Teodoro Sampaio.

Com Assessorias

In the news
Leia Mais