Krav Magá de graça para ensinar mulheres a se defender de violência

No Mês da Mulher, reunimos algumas das principais atividades e eventos gratuitos e online na Agenda Positiva

Aulas gratuitas de Krav Magá para mulheres no Rio (Foto: Divulgação)
Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança, a cada dois minutos uma mulher é agredida no Brasil, e durante a pandemia esses números só aumentaram. Com o isolamento houve um aumento nos registros de violência contra as mulheres no Brasil e no mundo. Com o objetivo de ensinar as mulheres e meninas a se defenderem das agressões, a Federação Internacional de Krav Magá oferece aulas gratuitas para elas durante todo o mês de março. Tradicionalmente essas aulas acontecem presencialmente, mas devido à pandemia acontecerão de forma digital. Todas que têm interesse em aprender a técnica de defesa pessoal israelense, que é a mais difundida no mundo, podem participar de aulas com os instrutores da Federação. Por meio dos treinos da Federação Internacional de Krav Magá, elas podem aprender a se defender, superar o medo da violência e do bullying, recuperar a autoestima, além de reforçar a autoconfiança de andar mais seguras na rua.
Queremos ensinar como elas podem se defender de forma adequada, oferecendo capacidade técnica e conscientização sem colocar a vida em risco. A proposta é a de usar o Krav Magá apenas como último recurso”, afirma Avigdor Zalmon, presidente da Federação, que tem por finalidade promover, desenvolver, fomentar, massificar e democratizar a prática do Krav Magá no Brasil.
As aulas acontecerão no Zoom, plataforma de videochamada. As vagas são limitadas, então as interessadas devem fazer a inscrição na Central de Atendimento no telefone (11) 97041-9797, após efetivarem a inscrição as alunas vão receber um link de acesso para a aula.

Live sobre saúde feminina e câncer de mama

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o câncer de mama se tornou, pela primeira vez, o tipo mais comum no mundo. No entanto, apesar da crescente incidência, quando descoberta em fase inicial, a doença apresenta 90% de chances de cura. A importância de exames como a mamografia, essencial para a detecção do câncer de mama, é um do bate-papo sobre saúde feminina que o Grupo Oncoclínicas vai realizar nesta segunda-feira, 8 de março, às 17h. O objetivo é tirar dúvidas do público e falar sobre linhas de cuidado completas para auxiliar mulheres desde o diagnóstico até o tratamento. Participam da conversa a mastologista Betina Vollbrecht, do Centro de Oncologia do Hospital São Lucas da PUCRS, e a oncologista clínica Iane Cardoso Coelho, da Oncoclínicas do Rio de Janeiro. Para participar, basta acessar este link. Será possível fazer perguntas durante a conversa, para serem respondidas pelas especialistas.

Toda mulher é uma potência

A Fundação Lemann lançou a campanha Toda Mulher é uma potência, para dar visibilidade às mulheres inspiradoras neste mês em que elas são as homenageadas. As narrativas começam a ser conhecidas neste 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, com um vídeo-poema inédito da escritora e narradora Ryane Leão, autora de dois livros e que publica seus textos também no perfil @ondejazzmeucoração. O vídeo-poema pode ser acessado aqui ( TwitterFacebookInstagram e LinkedIn).
Nesta primeira ação, foram selecionadas, previamente, mulheres que fazem parte do ecossistema da Fundação Lemann e tiveram destaque durante a pandemia do novo coronavírus, como Sue Ann Costa Clemens, médica e líder da pesquisa da vacina de Oxford no Brasil; Selma Moreira, diretora-executiva do Fundo Baobá; Patrícia Santos, professora-autora do projeto Skills for Prosperity, entre outras.
A partir de 8 de março, as mulheres escolhidas por indicação do público serão homenageadas nas redes sociais da Fundação Lemann. Mais de 180 histórias de mulheres foram indicadas por meio de um formulário online. O questionário ficou disponível entre 22 de fevereiro e 03 de março. Pelo menos 15 histórias foram selecionadas pelo Comitê de Gênero da Fundação Lemann, por serem mais inspiradoras e motivadoras.

Curso gratuito sobre natureza feminina

Para o dia 10 de março, em comemoração ao Dia da Mulher, a VRS Academy preparou um evento especial feito por mulheres, para mulheres. Serão ministradas palestras com os temas “Aprendizados da mulher ao longo da vida” e “Desafios da parentalidade”. Além de rodas de conversa sobre ‘”Imagem, essência e identidade feminina” e “Dinheiro, trabalho, longevidade e sucesso”. A natureza feminina remete a força, estabilidade, crescimento, adaptabilidade, florescimento, amadurecimento, e a imagem usada para simbolizar o evento é a árvore. O grande motivador dessa analogia é o livro “A vida secreta das árvores”, de Peter Wohlleben, que Vivian Rio Stella, idealizadora e curadora, leu em suas férias. Para manter o clima de autoconhecimento e descoberta, serão sorteados cinco livros com curadoria toda especial da VRS Academy e duas mudas de plantas para as participantes cultivarem e verem crescer e contribuir com o planeta. A participante escolhe a forma como prefere contribuir. Quem investir um valor financeiro para participar do evento, ganha acesso à Confraria do Saber da VRS Academy e até contribui com o IPÊ (Instituto de pesquisas ecológicas) que reforça nosso compromisso com o meio ambiente, o conhecimento e o aprendizado ao longo da vida. Inscrições pelo  https://bit.ly/2NCxruR.

Bem-estar nas empresas é tema de live com Drauzio Varella

Cada vez mais as empresas estão buscando formas de desenvolver uma cultura de bem-estar dentro da companhia, pois já foi comprovado que um ambiente saudável, com pessoas ativas e felizes, influencia diretamente na qualidade de vida dos colaboradores, na produtividade e nos objetivos de negócio das empresas. Para levantar a discussão sobre o tema, o Gympass, plataforma de bem-estar corporativo, promoverá um bate-papo especial com o médico Dráuzio Varellae a diretora global de Pessoas e Responsabilidade Social da Gerdau, Caroline Carpenedo.
Com o tema “Os desafios do RH como protagonista na construção de uma cultura de bem-estar”, os convidados irão discutir a importância de incentivar os colaboradores a cuidarem de sua saúde física, mental e emocional; como identificar ambientes nocivos à saúde dos colaboradores; e quais são os benefícios de ter funcionários felizes e ativos na sua empresa. O encontro acontece nesta quarta-feira, 10 de março, às 11h. Para se inscrever no webinar, basta clicar aqui .

OUTRAS ATIVIDADES

Cremerj promove debate on-line sobre vacinação contra Covid-19

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) promove nesta terça-feira, 9, a partir das 19h, um debate on-line sobre vacinação contra a Covid-19, com a participação da pneumologista Margareth Dalcomo. O evento, que abordará a importância da imunização, é organizado pelo Grupo de Trabalho (GT) de Bioética do Cremerj, em parceria com a OAB Barra da Tijuca, e é destinado aos médicos e à sociedade civil. O webinar contará também com a participação do presidente do Cremerj, Walter Palis; do vice-presidente do Conselho, Marcelo Erthal; do conselheiro responsável pelo GT de Bioética, Antônio Abílio Pereira de Santa Rosa. Pela OAB Barra da Tijuca, participam o presidente Marcus Antonio Silva Soares e a presidente da Comissão de Bioética e Biodireito, Cidnéa de Macedo Pappone. O evento será realizado por meio da plataforma Zoom, é gratuito e tem vagas limitadas. Para participar, é necessário fazer inscrição no link . Com Assessorias

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

In the news
Leia Mais