Agosto Dourado: ações esclarecem e incentivam amamentação

Na Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM 2021), hospitais, operadoras e seguradoras de saúde promovem ações de conscientização

Maternidade de Barcarena (PA) faz ações para incentivo à amamentação (Foto: HMIB/Pró-Saúde)

Proteger a amamentação: uma responsabilidade compartilhada. Esse é o tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM 2021), que acontece de 1° a 7 de agosto, com o intuito de sensibilizar a sociedade em favor da amamentação. Os nutrientes do leite materno oferecem muitos benefícios para a saúde dos bebês e para o desenvolvimento das crianças. Inclusive, são responsáveis pela redução da mortalidade infantil em 13% em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A temática deste ano pretende reforçar a importância da rede de apoio à mulher que amamenta em todos os âmbitos da vida. No Brasil, as ações de mobilização inter-setoriais se estendem por todo o mês de agosto – o Agosto Dourado, que recebe o nome em alusão ao padrão ouro de qualidade do leite. Aliás, a preocupação com a conscientização da população sobre a importância da amamentação não é sem motivo: a prática, quando realizada de forma exclusiva até os 6 meses, oferece muitos benefícios para a saúde do bebê.

Além de conter todos os nutrientes necessários, inclusive água, os anticorpos passados pelo leite humano ao bebê são capazes de protegê-lo contra infecções gastrointestinais e respiratórias, e reduz o risco de desenvolver algumas doenças na fase adulta, como hipertensão, asma, diabetes e obesidade. Quando o bebê chega aos 6 meses de vida, a recomendação da OMS e do Ministério da Saúde é que a amamentação se mantenha até que complete 24 meses ou mais, sendo acrescida de outras fontes nutricionais, além de água.

Maternidade do Pará promove ações a semana toda

Para dar início à campanha Agosto Dourado, com o intuito de orientar e trazer informações importantes sobre o apoio e incentivo ao aleitamento materno para a saúde dos bebês, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB) irá promover diversas ações voltadas para gestantes, puérperas e colaboradores.
Neste ano, com o tema “Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos”, referente a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), o HMIB contará com palestras, dinâmicas interativas, atividades lúdicas, oficinas e rodas de conversas. As atividades serão realizadas entre os dias 2 e 6 de agosto na própria unidade, respeitando todas as diretrizes de segurança.
Na programação deste ano, todas as ações educativas e interativas serão realizadas em conjunto entre colaboradores e pacientes. As equipes da assistência e humanização, com apoio do Banco de Leite Humano da unidade, irão promover atividades com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre os benefícios da amamentação para o bebê, incluindo o principal, que é o combate à mortalidade infantil. Durante toda a semana, puérperas, mães, familiares e colaboradores podem ter acesso às ações ministradas por especialistas da maternidade.
Anualmente, o Materno-Infantil de Barcarena, unidade do Governo do Pará, gerenciado pela entidade filantrópica Pró-Saúde, realiza diversas ações na maternidade, além de campanhas externas de intensificação da promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. A unidade possui o único Banco de Leite Humano do Baixo Tocantins, e atua como referência em educação sobre aleitamento materno.
Inaugurado em 2018, a unidade realiza atendimento 100% pelo SUS (Sistema Único de Saúde), sendo referência no cuidado às gestantes e bebês na região. Nos seus dois anos de funcionamento, já realizou mais de 3,5 mil partos e cerca de 165 mil atendimentos entre consultas, internações, exames e cirurgias. O HMIB está localizado na Avenida José Pinheiro Rodrigues, 258 – Centro de Barcarena (PA).

Guia gratuito para mães de primeira viagem

A D’Or Consultoria, empresa do Grupo Rede D’Or São Luiz, aderiu à campanha nacional do Agosto Dourado e lança, este mês, um guia prático – e nada convencional – de amamentação para mamães de primeira viagem. Disponível gratuitamente neste site,  o documento traz dicas e informações importantes para a saúde da mulher e do bebê. O objetivo é tirar dúvidas como, por exemplo, sobre fissuras e rachaduras nos seios, relactação, depressão pós-parto, alimentação ideal para a mulher neste período, qual a melhor posição para amamentar e demais informações.

O material serve de guia não só para mães de que estão passando por essa experiência pela primeira vez, pois contém dicas para mulheres que precisam voltar ao trabalho, informações sobre a introdução alimentar do bebê e, também, alguns dados para ajudar os pais na prevenção e proteção dos bebês em tempos de coronavírus.

Além do guia de aleitamento materno, a D’Or Consultoria inicia em seu canal no YouTube e demais redes sociais uma campanha de conscientização, ressaltando a importância dessa prática pelo menos até os 6 meses de idade dos bebês. Quem quiser aderir à campanha “Vou amamentar e agora?” pode baixar o vídeo e outros materiais neste link. Confira ainda um quiz lançado em 2020 sobre a amamentação em meio à pandemia aqui.

Assim abre novo polo para gestantes e puérperas

O Programa de Medicina Preventiva do Assim Saúde contará com uma agenda especial durante a primeira semana de agosto. A programação inclui visitas da equipe de enfermagem nas maternidades e nos centros médicos da rede própria e referenciada, para a sensibilização de mulheres e familiares.

Também realizará uma palestra virtual e lançará vídeos com orientações sobre a amamentação, que serão disponibilizados nos canais de comunicação da operadora. Além disso,  o programa, que hoje conta com nove polos de atendimento, irá inaugurar mais um espaço dedicado às gestantes e puérperas, localizado no Hospital Assim Medical Méier, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

No Programa de Medicina Preventiva da operadora, a equipe de enfermagem realiza uma visita ainda na maternidade, para orientar sobre a amamentação na prática e verificar se a pega está correta, além de esclarecer sobre os demais cuidados com o recém-nascido. O acompanhamento é mantido durante os primeiros 120 dias de vida do bebê.

Rede Saúde Total realiza live sobre Aleitamento Materno

Com objetivo de dar continuidade ao talk show sobre saúde e divulgar as ações do Projeto Embaixadores do Bem, em apoio ao Agosto Dourado, a Rede Saúde Total realiza uma nova transmissão na quinta-feira, dia 5 de agosto, às 19 horas, com o tema “A relevância da amamentação e o aumento do vínculo afetivo para a mãe e o bebê”.

O evento conta com a participação da pediatra Luiza Breder e da doula Krystal do Paço, com apresentação de Paulo Ribeiro, fundador da Rede Saúde Total e criador do Projeto Embaixadores do Bem. Para assistir, é só acessar o @redesaudetotal, no Instagram.

Com Assessorias (atualizado em 3/8/21)

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
2 Comments
  1. […] Ações esclarecem e incentivam amamentação […]

  2. […] Agosto Dourado: ações esclarecem e incentivam amamentação […]

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

In the news
Leia Mais