5 alimentos e 3 receitas que ajudam a prevenir o câncer

Má alimentação e excesso de gordura corporal exercem influência no desenvolvimento de todos os tipos de câncer. Veja orientações

A idade e o DNA sempre foram os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de próstata. Mas o que muitos homens não sabem é que a má alimentação e o excesso de gordura corporal também exercem grande influência no desenvolvimento deste e outros tipos de câncer. Por esse motivo, além dos exames regulares e o controle de peso, a ingestão de alimentos mais saudáveis e a prática de exercícios físicos são essenciais para evitar a doença.

Não é necessária nenhuma dieta especial, mas especialistas indicam alguns alimentos para prevenir o câncer da próstata, principalmente os ricos em licopeno, como o tomate, a melancia e o mamão, e os ricos em fibras e antioxidantes, como verduras, sementes e castanhas. Para serem mais eficientes na prevenção, esses produtos devem ser consumidos de forma regular, pelo menos cinco vezes por semana.

Ter uma dieta balanceada pode ser grande aliada no processo de prevenção à doença. O primeiro passo é sempre consultar um nutricionista, para ter um cardápio personalizado e ideal para seu organismo. Depois, algumas orientações já conhecidas, como mastigação lenta, alimentação de três em três horas e refeições em porções não muito grandes são importantes de serem seguidas.

O câncer de próstata, de acordo o Instituto Nacional de Câncer – Inca, é o segundo tipo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Ainda segundo o instituto, 75% dos indivíduos que apresentam essa doença tem mais de 65 anos. Por isso, para a comunidade médica, a chave nessa luta ainda é a prevenção.

A prática de exercícios físicos, segundo médicos, é também uma grande aliada na luta contra o câncer de próstata, ainda mais se combinada a uma alimentação saudável. É importante também não deixar de lado as consultas com especialistas, que são cruciais para o acompanhamento da saúde do homem, através de exames como o do toque retal, ultrassonografias e o exame de sangue para medir a porcentagem de PSA (Antígeno prostático específico).

5 alimentos essenciais no combate ao câncer de próstata

Cinco alimentos podem ser essenciais no combate ao câncer de próstata, além de serem super saborosos e saudáveis. Conheça algumas dicas para manter o cardápio saudável e ajudar na prevenção!

1 – Soja

Imagem: bigfatcat por Pixabay

A soja é um alimento super comum e fácil de ser encontrado, tanto em sucos, como em forma de proteína ou in natura. A genisteína, que está presente na sua composição, aumenta a capacidade de autodestruição das células cancerígenas.

2 – Oleaginosas

Imagem: ExplorerBob por Pixabay

Nozes, amêndoas, amendoins, castanhas são alguns dos representantes deste grupo alimentar rico em selênio. Esse sal mineral é antioxidante e ajuda na renovação das células. Além disso, a vitamina E presente nas oleaginosas é responsável pela melhora do funcionamento do sistema imunológico.

3 – Brócolis

Imagem: Eric Chen por Pixabay

Assim como a couve-flor e o espinafre, por exemplo, esse vegetal tem ácido fólico na sua composição, que combate o efeito dos radicais livres nas células. Em excesso, tais substancias podem contribuir para o desenvolvimento de câncer no organismo.

4 – Chá Verde

Imagem: dungthuyvunguyen por Pixabay

 

Essa bebida tão popular no Japão se consumida na quantidade de cinco xícaras por dia, comprovadamente diminui em 50% a chance do desenvolvimento de câncer de próstata. Isso porque a catequina, substância encontrada em abundância na bebida, além de inibir o crescimento das células cancerígenas, também pode reduzir a quantidade de testosterona presente no corpo – hormônio relacionado ao desenvolvimento do tumor.

5 – Romã

Imagem: megslp por Pixabay

 

Recentemente, descobriu-se que substâncias ativas no suco de romã têm impacto na adesão e na migração de células cancerosas no câncer de próstata já em estado de metástase.

Receitas por um Novembro mais Azul

Arroz com Quinoa e Castanhas

Ingredientes:

1 xícara de chá de Arroz Cateto Integral Jasmine

80g de Mix de Sementes e Nuts Jasmine

2 xícaras de Quinoa Real em Grãos

5 xícaras de chá de água

1 dente de alho amassado

1/2 cebola picada

Sal Atlantis Jasmine a gosto

Salsinha picada a gosto

1 carambola

Modo de Preparo:

Refogue o alho e a cebola em fogo baixo. Acrescente a xícara de arroz e deixe dourar por 2 minutos. Acrescente 3 xícaras de água e deixe ferver por 30 minutos até o arroz cozinhar. Em outra panela, cozinhe a Quinoa em 2 xícaras de água por 20 minutos. Espere o arroz secar bem até ficar soltinho. Misture a Quinoa cozida na panela de arroz. Acrescente a salsinha picada, o sal e o Mix de Sementes e misture bem. Pronto! Agora é só caprichar na apresentação com as estrelas de carambola.

Muffin Integral de Baunilha

Ingredientes:

1 xícara de iogurte natural;

3 colheres de sopa de Calda de Agave Orgânico;

2 colheres de chá de extrato de baunilha;

1 colher de sopa de fermento em pó;

1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio;

Pitada de Sal Marinho;

1 1/4 xícaras de farinha integral

1/4 xícara de castanhas assadas picadas;

Red Berries para finalizar;

Modo de Preparo:

Em um bowl misture o iogurte, açúcar, baunilha, fermento em pó, bicarbonato de sódio e o sal. Adicione a farinha e as castanhas picadas e misture até que fique homogêneo. Distribua a massa em forminhas de muffin e coloque as Red Berries Jasmine por cima. Asse em forno pré-aquecido por 20 a 30 minutos.

Batata Doce Recheada com Molho de Tahine

Ingredientes:

2 batatas-doces médias

1 xícara (chá) de Quinoa Real em Grãos cozida

1 colher (sopa) de azeite de oliva

2 xícaras (chá) de espinafre

½ xícara (chá) de grão-de-bico cozido

¼ xícara (chá) de tomate seco picado

2 colheres (sopa) de azeitonas sem caroço picadas

½ colher (chá) de tomilho em pó

½ colher (chá) de alho em pó

Sal Atlantis Jasmine a gosto

Pimenta-do-Reino a gosto

Ingredientes – molho:

1 colher (sopa) de Tahine Jasmine

1 colher (chá) de suco de limão

2 colheres (sopa) de água

Pimenta calabresa em flocos a gosto

Salsinha e cebolinha a gosto

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Fure as batatas com um garfo e coloque-as em uma assadeira. Asse-as até que fiquem macias. Tire-as do forno e deixe esfriarem por alguns minutos. Enquanto isso, em uma frigideira, aqueça o azeite, acrescente o restante dos ingredientes e refogue. Transfira as batatas para um prato, faça um corte no meio e acrescente o recheio. Em uma tigela, misture o Tahine, o suco de limão, o sal, a pimenta e a água e despeje o molho sobre as batatas. Finalize com a salsinha, a cebolinha e a pimenta em flocos e sirva em seguida.

Fontes: Biomundo e Jasmine

3 Comments
  1. […] 5 alimentos e 3 receitas que ajudam a prevenir o câncer […]

  2. […] 5 alimentos e 3 receitas que ajudam a prevenir o câncer […]

  3. […] 5 alimentos e 3 receitas que ajudam a prevenir o câncer […]

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

In the news
Leia Mais