Apenas quatro entre 10 brasileiros vão ao dentista ao menos uma vez por ano

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Segundo dados do IBGE, divulgados em 2015, apenas 44,4% dos brasileiros, o equivalente a 89,1 milhões da população, visita o dentista em 12 meses. Ter um sorriso saudável está atrelado necessariamente às idas regulares ao consultório odontológico e continuação do cuidado em casa, com a escovação dos dentes e uso diário do fio dental. Para isso, a orientação e o acompanhamento do profissional são fundamentais.

A frequência ideal para comparecer ao consultório é a cada seis meses, ou seja, duas vezes por ano. Assim, o dentista poderá examinar os dentes, saúde gengival, atuar na promoção e prevenção de doenças, auxiliando a manter o equilíbrio da saúde bucal e uma boa aparência do sorriso”, comenta Brunna Bastos, cirurgiã-dentista da GUM , marca americana de cuidado bucal.

25 de outubro é destinado à comemoração do Dia do Dentista no Brasil. A data, que ficou conhecida também como o Dia Nacional da Saúde Bucal, visa o reconhecimento deste profissional, responsável por cuidar tanto da saúde bucal da população, quanto do bem-estar geral, uma vez que a saúde começa pela boca. O profissional dentista é responsável por promover milhares de sorrisos!

Ir ao dentista regularmente pode garantir diversos benefícios à saúde bucal. Entre as diversas especializações da área, podemos citar as mais comuns, como evitar o surgimento de cárie, doença causada por bactérias presentes na boca e que utilizam o açúcar dos alimentos para produzir ácidos prejudicial a saúde dental, ressalta a dentista.

Segundo ela, a especialista atua para promover também o tratamento de doenças periodontais, como gengivite e periodontite, inicialmente gerado pelo acúmulo de placa bacteriana e restos alimentares acumulados entre os dentes e que afetam a saúde da gengiva, por exemplo.

Cuidar dos dentes deve ser uma prática priorizada desde os primeiros meses de vida. A dentista explica ainda, que desde o pré-natal as mamães devem ir ao dentista, assim como após alguns meses do nascimento do bebê. “Devemos ter uma rotina de cuidado bucal e já acostumar a criança a ida regular ao consultório. Introduzir os hábitos de cuidado bucal na infância é fundamental para que se torne um adulto com hábitos saudáveis” explica.

No geral, quando se trata de ter um sorriso saudável, o recomendado é que a higienização seja realizada, no mínimo, três vezes ao dia, após cada refeição e antes de dormir. “Deve-se utilizar uma escova de dentes, com cerdas macias e creme dental na quantidade recomendada de acordo com a faixa etária. É muito importante também dar atenção à língua. Ela acumula restos de alimentos e bactérias que podem provocar a halitose e usar o fio dental diariamente”, afirma.

Assim como as outras partes do corpo, os dentes necessitam de um acompanhamento profissional constante. “Nosso intuito é promover uma melhor qualidade e saúde ao sorriso das pessoas. Além do auxílio no combate e prevenções de doenças bucais e tratamentos, somos responsáveis também pelo bom funcionamento do organismo de uma forma geral, afinal, a saúde começa pela boca, em que as bactérias encontradas na cavidade bucal trazem inúmeros males à diversos sistemas do corpo humano. “, finaliza Brunna.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!