‘Semana da Saúde’ na Baixada destaca o Novembro Azul

Palestras gratuitas sobre Novembro Azul e campanha de doação de sangue são destaques em Nova Iguaçu. Veja mais atividades na Agenda Positiva

Nova Iguaçu - RJ - 09/11/2021 - Segunda edição da Semana da Saúde na Baixada Fluminense em Nova Iguaçu. Fotos: Rogério Santana

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio de Janeiro inicia nesta terça-feira (9/11) a segunda edição da Semana da Saúde na Baixada Fluminense. O evento, que ocorre até quinta-feira (11/11), na Praça Rui Barbosa, no Centro de Nova Iguaçu, das 8h às 16h, segue as medidas sanitárias de controle à pandemia da Covid19.

Durante os três dias de evento, estão previstos cerca de seis mil atendimentos à população. Aproveitando o Novembro Azul, a ação leva consultas com urologistas e exames de PSA para detecção de câncer de próstata para homens com 50 anos ou mais e casos da doença na família.

São oferecidos ainda serviços para a população em geral, como aferição de pressão, glicose, teste rápido de hepatite B e C e vacinação contra Covid19 e influenza (gripe). Quem passa pelo local também pode ajudar a salvar vidas,  doando sangue no estande do Hemorio. As senhas começam a ser distribuídas às 7h, e o número de atendimentos será limitado.

Segunda edição da Semana da Saúde na Baixada Fluminense em Nova Iguaçu (Fotos: Rogério Santana)

O Brasil Sem Alergia, iniciativa que já realizou mais de 500 mil atendimentos gratuitos na Baixada Fluminense, vai oferecer, gratuitamente, 1.000 testes para alergia e 1.000 testes para capacidade pulmonar (espirometria), além de atendimentos médicos.

Os serviços serão oferecidos na tenda do Brasil Sem Alergia, respeitando todas as normas sanitárias, sem a necessidade de agendamento prévio. Com capacidade para atender 2.000 pessoas nos dois dias, a equipe estará à disposição de toda a população da Baixada Fluminense, sem qualquer restrição.

Durante os três dias da ‘Semana da Saúde’,  é obrigatório o uso de máscara de proteção individual tanto nos espaços fechados quanto nos espaços abertos. Além disso, foram instalados totens com álcool em gel na área externa do evento. Uma equipe circula pela praça para dar informações, distribuir máscaras de proteção e borrifar álcool nas mãos das pessoas presentes no local.

A ação conta ainda com o apoio das Drogarias Venâncio e da Cruz Vermelha.

Aulão gratuito de Yoga em shopping do Rio

Atriz Júlia Oristânio se dedica ao yoga (Foto: Divulgação)

A atriz Júlia Oristânio promove um aulão de yoga gratuito no próximo fim de semana, dias 13 e 14 de novembro, às 14 horas, na feira Vida Liberta, na praça central do Shopping Downtown, Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. A ação faz parte da programação de mais uma Vida Liberta, feira gratuita de práticas saudáveis e sustentabilidade que traz o tema “Cuidar de si é cuidar do mundo”.

Dedicada à prática do Yoga e preocupada com espiritualidade e sustentabilidade, a atriz Júlia Oristânio faz campanha de que “Yoga é para Todos”. “Aos 19 anos iniciei minha jornada como yogi devido às frustrações e uma busca por movimentar o corpo e fazer uma atividade nova. Nunca mais parei. É como sempre digo: Yoga é um caminho sem volta”, explica.

A feira Vida Liberta acontece de quinta a domingo (11 a 14), das 11h às 20h,  com tendas de gastronomia, cerveja artesanal, moda sustentável, palestras, atividades para crianças como oficina de bomba de semente e oficina de plantio em garrafa pet. Quem quiser, pode trazer seus pets para passear na feira ou sair com um adotado da barraca de animais para adoção.

Vida Liberta é baseada em hábitos saudáveis e inclusivos. A feira não serve frituras, oferece alimentos sem glúten e sem lactose e ainda estimula atividades físicas, como yoga e skate. Destaque para a sustentabilidade, ao desestimular o uso de embalagens plásticas, disponibilizar copos retornáveis, premiar expositores que reciclam e fazer gestão de resíduos. Além disso, traz práticas éticas e espirituais, com atendimento de terapeutas holísticos, palestras sobre o tema, atividades educacionais para crianças.

Cirurgias gratuitas do pé e tornozelo no RS

Criado no ano passado, mas postergado em função da pandemia, o 1º Programa Humanitário “Pé na Estrada”, iniciativa da ABTPé (Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé), realizará cirurgias gratuitas e atividades científicas na cidade de Faxinal do Soturno, no Rio Grande do Sul, de 15 a 20 de novembro. O objetivo é levar atendimento ortopédico de profissionais experientes até áreas carentes e melhorar a qualidade de locomoção e de vida de pacientes que estão na fila de espera em serviços públicos.

A ação nasceu para atender a cidades que ainda não possuem ortopedistas especialistas em cirurgia do tornozelo e pé e foi criada com apoio integral da Fundação Manlio Napoli, criada em homenagem ao fundador da ABTPé e pioneiro na cirurgia de pé e tornozelo do Brasil. A seleção de pacientes para participação do programa é realizada pelo médico da cidade anfitriã e pela equipe de cirurgiões da ABTPé.

“São pessoas que já estão em uma lista de espera para tratamento e têm dificuldade de locomoção, com problemas nos pés, tornozelos e pernas”, explica o presidente da ABTPé, José Antônio Veiga Sanhudo.  Com coordenação local do médico Vanderson Roso, os cirurgiões de tornozelo e pé irão examinar os pacientes e determinar o tratamento a ser realizado no primeiro dia e, nos dias restantes, as pessoas que forem selecionadas serão operadas e cuidadas em ambiente hospitalar.

Os médicos participantes atuarão como voluntários e a equipe será composta por cirurgiões membros da ABTPé e residentes inscritos pelo site da associação. Na ocasião, haverá, ainda, atividades científicas que envolvem palestras e discussão de casos.

Palestras sobre a luta contra o racismo estrutural

A luta contra o racismo estrutural vem se mostrando cada vez mais presente ao redor do mundo. Para ajudar na busca das melhores soluções para este desafio, o Grupo de Estudos Afropedagógicos Sankofa – GEAPS, em parceria com a DiverX e a SEDA College Online, anunciam o Circuito Formativo, evento gratuito e online que irá promover encontros formativos sobre as vivências históricas do racismo estrutural sofridas pelo povo negro e a importância da educação para mudar essa história.

O programa denominado “Letramento Racial, Diversidade, Pluralismo e Educação no Mundo Contemporâneo” contará com um Minicurso com duração de três horas e mais quatro encontros semanais com duas horas de duração cada, transmitidos pelo YouTube. O minicurso foi transmitido no dia 30 de outubro às 8h30, com o tema: “Que África levar para a sala de aula? ”.

Os encontros semanais serão transmitidos nos dias 9, 16, 23 e 30 de novembro às 19h. Cada encontro formativo abordará temas diversificados voltados para a promoção de uma educação antirracista e para a potencialização do agir coletivamente frente ao racismo estrutural reproduzido institucionalmente.

No último dia de encontro os participantes poderão conhecer os fundamentos que motivaram a criação do GEAPS, a necessidade de construirmos uma Consciência Reparativa e Subversão Coletiva para alcançarmos estratégias de luta contra a necroeducação. Ocorrerá na sequência o lançamento do livro organizado pelo GEAPS.

As inscrições para o evento já estão abertas no link: https://diverx.com.br/circuito-sankofa/.

Atualizado em 16/11/21

 

 

1 Comment
  1. […] ‘Semana da Saúde’ na Baixada destaca o Novembro Azul […]

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

In the news
Leia Mais