Banho Solidário leva água limpa e dignidade a moradores de rua

Ação social promovida desde 2019 em São Paulo, que já beneficiou 571 pessoas, precisa de doações

Além de banho quente e sustentável, projeto social entrega doações de itens de higiene pessoal e ainda cuida de animais domésticos (Fotos: Divulgação)
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

 

Banho quente, cuidados com a higiene e a doação de roupas limpas. Este é o propósito do Banho Solidário Sampa ao promover ações sociais voltadas aos moradores de rua em diversas regiões de São Paulo.

Para a execução do projeto social, a ONG desenvolveu e fabricou um trailer especialmente projetado para ser autossustentável e ecologicamente correto, com água limpa para os banhos.

Após a atividade, o trailer retorna para a base operacional, onde a água pós-banho é descartada na rede de esgoto da Sabesp, recebendo a devida higiene com água, detergente e desinfetantes.

Os boxes foram revestidos com polipropileno, que impede o acúmulo de água suja em cantos e frestas. Assim, toda a infraestrutura elétrica e hidráulica foi pensada para um banho confortável e quentinho.

Além do banho, são oferecidas toalhas, roupas limpas e bem conservadas, barbeador descartável, espuma de barbear, absorventes, roupas íntimas novas, desodorantes, escovas e pasta de dentes, além de álcool em gel, entre outros itens.

O movimento necessita de apoio para arrecadar roupas íntimas novas e álcool em gel. As contribuições individuais vão desde itens para higiene até a ação “Adote um Banho”, em que doações a partir de R$ 40 garantem o banho de, pelo menos, quatro pessoas.

Balanço das ações

No ano passado, o trabalho voluntário contou com 17 ações itinerantes, oferecendo 571 banhos para pessoas que vivem condição de vulnerabilidade, além de cuidados para animais de estimação desses moradores em situação de rua.

No dia 31 de janeiro, o projeto levou à região do Teatro Municipal, no centro de São Paulo, o serviço de banho e tosa, oferecimento de ração e consulta com veterinário para os animais de moradores em situação de rua.

A próxima ação será neste domingo (28/2), a partir das 10h, na Praça Marechal Deodoro, na esquina da Avenida Angélica com a Avenida São João, em São Paulo.

A ONG foi fundada em novembro de 2019, mas as atividades começaram durante a pandemia da Covid-19. Em geral, a ação ocorre ao longo de duas a três horas e atende cerca de 40 pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A ação é mantida a partir de campanhas de doação, seja a partir de doadores individuais ou empresariais. A Lorenzetti, por exemplo, fez a doação de chuveiros elétricos, torneiras, entre outros produtos. Já o Instituto Ana Hickmann doou itens de higiene e oferece a mão de obra para cortes de cabelo.

Para saber mais, acesse aqui.

Atualizado em 26/02/2021

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!