Dez benefícios do ovo para a saúde

Dia Mundial do Ovo traz à tona as vantagens de se consumir alimento barato e muito popular na mesa dos brasileiros

Rosayne Macedo

ovos

Ele já foi julgado e condenado como um dos principais causadores do colesterol ruim, que pode provocar problemas cardíacos. E também já foi absolvido, desde que, claro, consumido sem excessos e sem mais gorduras. Coadjuvante do café e do pão no café da manhã de muitos brasileiros, o ovo também tem um dia no calendário mundial da saúde: 13 de outubro. O alimento contém proteínas e vitaminas A, D e B12, nutrientes que costumam ser recomendado por especialistas.

Apesar do elevado índice de gorduras,  o cardiologista Francisco López-Jimenez na página de internet da Clínica Mayo, dos Estados Unidos, admite que pessoas saudáveis podem comer até sete ovos por semana sem que isso aumente o risco de incidência de doenças do coração. Há estudos que  mostram que o consumo de um ovo por dia pode até prevenir alguns tipos de infarto.

Vida & Ação ouviu especialistas sobre os dez benefícios que vão fazer você consumir mais ovos.

1- Aliado da juventude!

Você sabia que o ovo previne o envelhecimento precoce? De acordo com Sandra Wages, nutricionista consultora da Granja Mantiqueira, o alimento possui nutrientes com ação antioxidante, como carotenóides, vitaminas A e E, ácido fólico, zinco, magnésio e selênio, que ajudam a proteger as células da ação danosa dos radicais livres, retardando o envelhecimento das células.

2 – Gema, a parte mais nutritiva?!

Segundo Sandra, a gema do ovo contém ômega 3, colina, ácido fólico, minerais, além de ser uma excelente fonte de vitaminas lipossolúveis. Uma gema fornece entre 10 a 20% da dose diária recomendada de vitaminas A, D, E e K. Seu elevado teor de vitamina D atua no desenvolvimento de ossos e dentes, e nos sistemas imunológico, cardiovascular e cerebral. Na gema estão 40% de proteínas, antioxidantes e a maioria de vitaminais e minerais. Além disso, a gordura da gema é monoinsaturada, o mesmo tipo de gordura presente no azeite de oliva.

3 – Clara e suas vantagens

A clara do ovo é fonte de proteína pura, segundo a nutricionista da Mantiqueira, e não apresenta nenhuma quantidade de gordura. Tem poucas calorias e é muito rica em vitaminas do complexo B, fundamentais para evitar e tratar casos de depressão e ansiedade.

4 – Afinal, o que é albumina?

“A albumina é a principal proteína presente no ovo e garante muito mais energia, além de um estoque extra de proteínas, usado pelo corpo para construir e reparar tecidos”, explica Sandra Wages, da Granja Mantiqueira. Por essa finalidade, muitas pessoas que praticam atividade física, especialmente musculação, aumentam a ingestão do alimento.

5 – Bom ou não pro coração?

O endocrinologista Pedro Assed, membro da SBEM e Pesquisador do Grupo de Obesidade e Transtornos Alimentares – GOTA – PUC-Rio – IEDE, ressalta propriedades importantes do ovo que previnem doenças do coração. “Alguns estudos mostraram que o consumo de ácidos graxos poliinsaturados e ômega 3, presentes no ovo, são benéficos para a saúde do sistema cardiovascular principalmente na prevenção primária. Ou seja, mostrou benefício em prevenir doenças do coração em pessoas que nunca tiveram um evento cardiovascular como AVE (acidente vascular isquêmico) ou IAM (infracto agudo do miocárdio), ajudando a diminuir os níveis de LDL no sangue”, completa Pedro.

6 – Para a saúde e para a beleza!

De acordo com o endocrinologista, o ovo deixa a pele mais bonita, melhora o humor e combate a flacidez, uma vez que é rico em proteínas de alta qualidade, favorecendo, então, a produção de colágeno.

7 – Ovos na luta contra o peso!

O consumo de ovos produz sensação de saciedade, reduzindo o apetite e ajudando na perda de peso. A pesquisa foi comprovada pelo Departamento de Obesidade da Pennington Biomedical Research Center da Universidade do Estado de Louisiana após analisarem 152 pacientes, entre homens e mulheres de 25 a 60 anos. Parte do grupo consumiu dois ovos pela manhã e a outra parte adotou pão tradicional. Ao final de oito semanas, a perda de peso entre a turma do ovo foi 65% maior, a redução de cintura também foi 34% maior, assim como a redução de gordura que foi 16% maior.

8  – Contra cabelos e unhas fracos, ovo neles!

Para quem sofre com os cabelos quebradiços e unhas fracas, a especialista em endocrinologia e metabologia Flavia Junqueira aconselha adicionar mais ovos na alimentação. Isso porque o  alimento é rico em vitaminas do complexo B e biotina, coenzima envolvida no metabolismo das proteínas, carboidratos e gorduras. A biotina é um nutriente que promove o crescimento do cabelo saudável e combate a fragilidade das unhas.

9 – Bom até para os olhos!

Flavia explica que a luteína e a zeaxantina são carotenóides que dão a cor amarelo-laranja para a gema de ovo. Eles são importantes para a saúde devido a sua capacidade antioxidante, e ajudam a prevenir a degeneração macular e catarata. Também têm capacidade antimutagênica e anticancerígena. Outro aliado para a saúde dos olhos presente no ovo é a vitamina D. Seu consumo ajuda a diminuir o risco da perda de visão nos idosos.

10 – … E para os rins!

De acordo com Sandra Wages, o componente de lecitina também é muito importante para o desenvolvimento normal do cérebro e do sistema nervoso, especialmente durante a gestação e nos primeiros anos da infância. Nos adultos também é importante para transporte e metabolização das gorduras e para o funcionamento dos  rins. Um ovo contribui para a dieta com 55% das necessidades do componente de Lecitina de um adulto e de 100% de uma criança (1-3 anos).

Egg Truck Social

Na semana em homenagem ao Dia Mundial do Ovo, os Ovos Mantiqueira estarão presentes em diferentes ações solidárias no Rio de Janeiro. Na terça-feira, dia 10, as crianças em tratamento no Pro Criança Cardíaca receberão a visita da mascote da marca, a galinha Megg, para levar alegria aos pequenos por conta do Dia das Crianças. Elas ainda ganharão lanchinhos à base deste alimento nutritivo.

Já no dia 12, o Egg Truck Social estará presente na Bolsa de Gêneros Alimentícios, em Vargem Grande, espaço onde acontecerá um evento da instituição Amigos do Agir, que atende cerca de 400 crianças carentes. E no dia 15 será a vez do do Egg Truck Social estar presente na corrida Outubro Rosa, no Recreio. Uma nutricionista vai informar aos participantes sobre os benefícios do ovo na alimentação. Para mais informações os interessados devem enviar e-mail para: eggtruck@granjamantiqueira.com.br.

Fonte: Granja Mantiqueira, com especialistas

 

In the news
Leia Mais