Setembro Amarelo alerta para a prevenção ao suicídio: é preciso agir rápido

Pelo quinto ano consecutivo, ViDA & Ação adere ao Setembro Amarelo e trará uma série de matérias especiais sobre Saúde mental o mês inteiro

Luciana Lage
Campanha Setembro Amarelo surgiu nos Estados Unidos em 1994 e chegou ao Brasil em 2014 (Imagem: Beecorp)

A cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio no mundo e uma atenta contra a própria vida a cada três segundos. Aproximadamente um milhão de casos de óbitos por suicídio são registrados por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, os casos passam de 12 mil anualmente, mas sabe-se que esse número é bem maior devido à subnotificação, que ainda é uma realidade.

De todos os casos de suicídio, cerca de 96,8% estão relacionados a transtornos mentais, como por exemplo, depressão e transtorno bipolar. Esse cenário preocupante serve de alerta para que a saúde mental seja um tema importante para a saúde pública. Por isso, desde 2014 a campanha nacional Setembro Amarelo conscientiza sobre a prevenção ao suicídio.

A iniciativa – que tem como data símbolo o dia 10, o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio – une Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Com o lema “É Preciso Agir”, a campanha Setembro Amarelo 2020 alerta para a necessidade de identificar o problema e agir o quanto antes para diminuir os números de casos em todo país. 

Para isso, ao longo de todo o mês será realizada uma série de ações voltadas para o tema. Eventos online, palestras, iluminação em amarelo de espaços públicos e monumentos e presença nas mídias sociais terão como objetivo fomentar a ação efetiva para a prevenção de doenças mentais e ajudar na desmistificação do tema. 

Pelo quinto ano consecutivo, ViDA & Ação adere ao Setembro Amarelo e trará uma série de matérias especiais sobre saúde mental o mês inteiro. Fique atento e envie sugestões para redacao@vidaeacao.com.br.

A relação entre suicídio e doenças mentais 

Estudos apontam que quase a totalidade dos óbitos por suicídio estão associados a um transtorno psiquiátrico que não foi tratado adequadamente ou sequer identificado e acompanhado. Por isso, a campanha Setembro Amarelo® busca conscientizar a população sobre a importância da identificação e tratamento corretos das doenças mentais, visando contribuir para a redução desses números alarmantes.  

Algumas medidas eficazes para a prevenção já são evidenciadas em pesquisas internacionais, como o treinamento de médicos para identificar e encaminhar corretamente episódios de depressão, a restrição ao acesso e o tratamento/acompanhamento de paciente após alta hospitalar de internação ou atendimento em posto de saúde devido a tentativa de suicídio. 

É preciso, portanto, falar sobre suicídio de maneira responsável e com base em informações corretas. Desta forma, ABP e o CFM lançaram duas cartilhas com orientações sobre o tema: “Comportamento suicida: conhecer para prevenir“, um manual dirigido a profissionais da imprensa; e “Suicídio: informando para prevenir“, voltada aos profissionais da área de saúde e a toda a sociedade. 

Combater o estigma é salvar vidas e auxiliar a sociedade a compreender e identificar casos é a principal forma de ajudar os profissionais da área de saúde, familiares e amigos, principalmente no que se refere à busca por tratamento e instrução da população”, ressalta a ABP, em nota distribuída à imprensa.

Campanha surgiu em 1994 com morte de jovem nos EUA

A luta contra o suicídio surgiu em 1994 nos Estados Unidos, quando o jovem Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio. Mike era um rapaz muito habilidoso e restaurou um automóvel Mustang 68, pintando-o de amarelo. Por conta disso, ficou conhecido como “Mustang Mike”.

Seus pais e amigos não perceberam que o jovem tinha sérios problemas psicológicos e não conseguiram evitar sua morte. No dia do velório, foi feita uma cesta com muitos cartões decorados com fitas amarelas. Dentro deles, a mensagem “Se você precisar, peça ajuda.”.

A iniciativa foi o estopim para um movimento importante de prevenção ao suicídio, pois os cartões chegaram realmente às mãos de pessoas que precisavam de apoio. O laço amarelo foi escolhido como símbolo da luta contra o ato de tirar a própria vida.

Para mais informações sobre a campanha Setembro Amarelo® em 2020, acesse o site oficial: www.setembroamarelo.com.

Capacitação em saúde mental para profissionais do SUS

O Ministério da Saúde e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) firmaram acordo de cooperação técnica, publicado no Diário Oficial da União, para desenvolver conteúdo educacional para a formação e qualificação dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), além da promoção da saúde mental e prevenção de doenças mentais.

O acordo firmado já viabilizou uma série de capacitações online sobre os Cuidados com a Saúde Mental no contexto da Covid-19. O conteúdo, publicado na página coronavírus do Ministério da Saúde, é voltado tanto para profissionais da saúde, quanto para a população.

No mês de setembro, a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS) e ABP promoverão o I Ciclo Itinerante de Promoção e Prevenção em Saúde, com Ações Integradas de Educomunicação para prevenção ao Suicídio e da Automutilação.

Mentalize: sinal amarelo para atenção à saúde mental

Esse primeiro ciclo, por sua vez, integra uma série de Ações de Educação em Saúde em Defesa da Vida, baseadas na Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) e, cujo marco inicial foi o Mentalize: sinal amarelo para atenção à saúde mental assista aqui.

O programa é exibido esta semana no canal do Ministério no Youtube, abordando temas gerais – Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde dos Trabalhadores e Saúde do Idoso – a partir de temas específicos, com o objetivo de orientar, desmistificar e reduzir estigmas sobre doenças mentais, bem como promover a saúde.

As Ações de Educação em Saúde em Defesa da Vida têm função social e consistem em propor e estimular uma reflexão no espaço de aprendizagem e em comunidade, visando compreender a realidade e identificar cenários, bem como construir e fomentar conhecimento, através de formação voltada às necessidades de saúde da população, envolvendo multiplicadores comprometidos com a prevenção de indicadores negativos e com as práticas em saúde em defesa da vida.

Além da ABP, essa iniciativa foi desenvolvida em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e Ministério da Educação. O trabalho terá sequência com a realização, de mais três Ciclos Itinerantes de Promoção e Prevenção em Saúde com Ações Integradas de Educomunicação para prevenção da gravidez na adolescência, prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas e Ética da Vida.

Palestras com Augusto Cury e Mário Cortella

O Corpo de Bombeiros de São Paulo, através da Escola Superior de Bombeiros, realiza de 1 a 4 de Setembro o 1º Seminário de Prevenção do Suicídio, em atenção ao Setembro Amarelo – mês internacional de prevenção ao suicídio. As palestras começam nesta segunda (1), às 17h15, com Augusto Cury, psiquiatra e escritor.

Dia 2, às 19h, será com Izabella Camargo, jornalista e escritor; dia 3, às 19h30, com Diógenes Munhoz, Major da PM e escritor, e dia 4, às 19h30, com Mário Sergio Cortella, filósofo e escritor. Saiba mais em https://seminario.esbdigital.info/.

OUTROS EVENTOS

Rio promove Congresso de Atividade Física e Saúde

O município do Rio de Janeiro promove o 1° Congresso de Atividade Física e Saúde nesta segunda-feira (31/08),  na plataforma Zoom. A palestra é gratuita e terá capacidade para até 1000 inscritos. A data escolhida pela Subsecretaria de Esportes e Lazer da Cidade marca o Dia do Profissional de Educação Física, comemorado em 1º de setembro. O evento contará com a presença de palestrantes renomados da área, que apresentarão temas relacionados à atividade física e saúde. Informações sobre inscrições no email: comunica.subel@gmail.com

Congresso de Fisioterapia, online e gratuito

Nos próximos dias 4 e 5 de setembro (sexta-feira e sábado), a Anhembi Morumbi, integrante da rede internacional de universidades Laureate, promoverá o I Congresso Online Internacional Interdisciplinar de Fisioterapia, gratuito e aberto ao público. O evento tem como objetivo discutir temas relacionados ao mercado de trabalho na área de fisioterapia, procedimentos estéticos e de saúde, por meio de palestras e mesas redondas. Além de docentes do curso, o evento reunirá profissionais do Brasil, Peru e México. Para participar é necessário se inscrever pelo link: http://anhem.bi/congresso-fisio.

Senac RJ oferece curso de protocolos e boas práticas de prevenção à Covid-19

Para capacitar sobre os novos protocolos e boas práticas, o Senac RJ desenvolveu os Workshops de Biossegurança e Protocolos Sanitários na Prevenção à Covid-19, com ênfase nos segmentos de Serviços de Alimentação, Meios de Hospedagem, Receptivos e Atrativos Turísticos e Beleza e Estética. A ideia é levar capacitação aos profissionais que trabalham e gerenciam os estabelecimentos que estão adotando novos procedimentos para prover serviços e atendimento com segurança ao público. As inscrições podem ser feitas em www.rj.senac.br.

Minicurso gratuito em benefício dos pequenos

No período de 31 de agosto a 3 de setembro acontece o minicurso gratuito “A Revolução do Foco”, realizado pela MindKids, com o propósito de auxiliar pais, educadores, terapeutas, profissionais da saúde e demais interessados a fortalecerem nos jovens e crianças habilidades como foco e concentração, necessárias para uma vida mais tranquila e saudável. A inscrição gratuita pode ser feita neste site.

Curso gratuito de capacitação para jovens em vulnerabilidade social

Estão abertas as inscrições para a nova turma do Start Gerdau, um programa de formação e capacitação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social. Esta edição é voltada especificamente para jovens moradores da cidade do Rio de Janeiro. Para fazer parte do programa, os alunos devem ter entre 18 e 24 anos, Ensino Médio completo ou em fase de conclusão em escola pública e renda familiar inferior a um salário mínimo por pessoa, além de não possuir vínculo empregatício atual. Interessados podem se candidatar pelo link http://bityli.com/GOBYT até o dia 11/9.

Nutrição sustentável é tema de webinar

A nutrição balanceada, aliada à práticas sustentáveis, contribui para promoção da saúde e a preservação do meio ambiente. Por isso, este será o tema do webinar “Sustainable nutrition: from theory to practice“, que acontecerá na sexta-feira, 4/9, às 10h (horário de Brasília), com a participação de especialistas internacionais do setor. A coordenação será realizada pelo pediatra e nutrólogo Mauro Fisberg (Instituto Pensi) e pela nutricionista  Fernanda de Oliveira Martins (Unilever). A transmissão será realizada em inglês e não haverá tradução simultânea. Para inscrever-se, clique aqui e preencha o formulário.

Com Assessorias

In the news
Leia Mais