Como dar um ‘gás’ na rotina da vida saudável dentro de casa

Google e Samsung listam recursos tecnológicos para auxiliar e aprimorar a experiência de exercícios físicos e alimentação

Redação

Imagem meramente ilustrativa

Fazer exercícios físicos melhora a disposição, o condicionamento físico, a saúde mental e a qualidade do sono. Com a impossibilidade de realizar atividades físicas externas, muitas pessoas adaptaram sua rotina de exercícios. Corridas no parque, na praia, na rua ou idas à academia deram lugar a uma série de movimentos realizados em casa, seja com o peso do próprio corpo ou auxílio de aparelhos.

Neste contexto, a tecnologia pode ser uma importante aliada, auxiliando na realização, diversificação e monitoramento de treinos. Confira algumas ferramentas do Google que podem ajudar com a sua rotina de exercícios físicos e alimentação em casa. A Samsung também lista maneiras de utilizar os recursos tecnológicos para aprimorar a experiência de fazer atividades físicas em casa. Confira:

• Google Fit

O Google Fit é focado em duas metas de atividades físicas com base nas recomendações da Associação Americana do Coração e da Organização Mundial de Saúde: Minutos de movimento e Pontos cardíacos. Essas metas ajudam você a construir hábitos mais inteligentes e saudáveis. Quanto mais você se move, mais “Minutos de movimento” você ganha.

Quanto mais intensamente você se movimentar, mais “Pontos Cardíacos” você ganha e, para isso, você nem precisa sair de casa: atividades como faxina da casa, jardinagem ou uma caminhada já são contabilizados em seu smartphone ou smartwatch. O Google Fit também se integra a seus aplicativos favoritos, como Strava, Runkeeper, Endomondo e MyFitnessPal, para dar crédito a cada minuto de movimento e pontos cardíacos que você ganhar.

• Saiba como se exercitar e personalize seu treino

O Google Play reúne diversos aplicativos com funcionalidades que ajudam a sua saúde física e mental. Nesta página especial , nossos editores selecionaram aplicativos que te ajudarão a se exercitar a qualquer hora e qualquer lugar.

Um deles é o Yoga Down Dog , aplicativo que simula um estúdio de ioga para todos os níveis de dificuldade. O app permite que você selecione uma trilha sonora para a aula, bem como a duração de cada atividade.

• Reproduza sua playlist favorita para malhar no Chromecast ou no Nest Mini

Nada melhor do que estimular o momento do seu exercício físico ao som de música. Você pode pedir para o seu Nest Mini reproduzir uma playlist para malhar, fazer yoga ou meditar em seu alto falante inteligente.

Para isso, basta pedir “Ok Google, Reproduzir playlist para malhar.” No YouTube, é possível encontrar playlists para motivar o seu treino e você pode reproduzir em sua televisão com o Chromecast.

• Conte com a ajuda do Google Assistente para montar e manter sua dieta

Com a action Plano de Calorias do Google Assistente, você pode saber o número de calorias de determinado alimento e adicioná-lo à quantidade de calorias que consome diariamente. Dessa forma, fica mais fácil saber quais alimentos você pode consumir e a quantidade.

Para verificar essa action, peça “Ok Google, Falar com Plano de Calorias”. O Assistente também pode te fornecer informações nutricionais sobre qualquer alimento. Experimente pedir “Ok Google. Quanto de vitamina C tem a laranja?”.

Recursos tecnológicos para aprimorar a experiência em casa

  • Trace e execute um plano de exercícios de acordo com seus objetivos

Plataforma de saúde e bem-estar da Samsung, o Samsung Health conta com uma série de soluções entre suas funcionalidades, sendo esta diversidade um de seus principais trunfos. O aplicativo proporciona acesso a diferentes tipos de programas de atividade física, com direcionamentos para melhora do equilíbrio corporal, aprimoramento da postura, queima de gordura e tonificação muscular, por exemplo. Cada planejamento de exercícios conta com uma série de vídeos elaborados por especialistas demonstrando quais movimentos devem ser realizados e qual é a forma ideal.

O Samsung Health está disponível em diversos smartphones da Samsung¹, como o Galaxy S20, smartwatches, como o Galaxy Watch Active2, e tablets, como o Galaxy Tab S6.

  • Monitore suas metas de atividade física e alimentação

É comum que pessoas tracem um plano de exercícios e alimentação, mas, com o passar dos dias, acabem abandonando o planejamento e focando em outras tarefas. Para evitar que isso aconteça, o sistema de monitoramento existente no Samsung Health permite que o usuário controle o progresso diário por atividade, intensidade do treinamento, qualidade do sono e até mesmo a ingestão de calorias e água. Assim, ajuda a concluir as metas elaboradas.

  • Não se esqueça da hora do exercício

Em meio às tarefas do cotidiano, seja profissionalmente ou pessoalmente, há possibilidade de que o usuário se esqueça de realizar as atividades físicas anteriormente planejadas. O aplicativo Samsung Reminder permite a definição de lembretes para variados momentos do dia e que, assim, não deixe de lado o tempo programado para se exercitar e manter uma rotina saudável.

  • Conecte os vídeos dos movimentos no notebook ou TV

Para aumentar o campo de visão e liberdade de movimentos, uma alternativa interessante é espelhar o conteúdo do Samsung Health em um notebook ou Smart TV. Disponível para download em diferentes sistemas operacionais, o Samsung Flow permite que a tela do smartphone seja visualizada no computador ou tablet. Para isso, o usuário precisa fazer uma rápida autenticação, conectar os dispositivos na mesma rede e inserir a senha nos aparelhos pareados. Já para parear o smartphone a uma Smart TV da Samsung, basta acessar a função SmartView direto no smartphone.

O usuário que desejar, poderá também buscar um vídeo de exercícios no YouTube diretamente na Smart TV ou ainda fazer o download de um aplicativo de treinos na Loja de Aplicativos.

  • Aumente o foco e motivação escutando música

A música é capaz de fazer a diferença durante a prática de atividades físicas, aumentando o foco e motivação. E uma integração entre o fone de ouvido Galaxy Buds+ e o Spotify torna esta experiência ainda mais agradável, com um atalho para o acesso à plataforma. Para ativar o aplicativo, é necessário configurar o recurso Touchpad² e manter o fone pressionado para, com um simples gesto, começar a reproduzir músicas baseadas nas preferências do usuário, com pareamento automático.

Outra possibilidade é trazer mais potência e expansão de som com o Soundbar R550. Conecte através do bluetooth, ao smartphone ou a Smart TV, e coloque uma música ambiente durante os exercícios, seja com uma playlist ou até mesmo a live do momento.

* Todas as funcionalidades, características, especificações e outras informações sobre o produto fornecidas neste documento, incluindo, entre outros, os benefícios, design, preços, componentes, desempenho, disponibilidade e recursos do produto estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.


¹ Sujeito a disponibilidade. Verifique a compatibilidade de seu smartphone com o app na loja.

²  A disponibilidade pode variar por país ou operadora.

https://news.samsung.com/br/samsung-lista-recursos-para-auxiliar-rotina-de-exercicios-em-casa