Como encarar a esclerose múltipla no mercado de trabalho

No mês dedicado a doenças raras, ação esclarece sobre a doença na Fiesp. Na Agenda Positiva, veja outras atividades para especialistas e público em geral

Redação
esclerose-multipla-o-que-e-e-quais-sao-os-sintomas

Fevereiro é o mês em que é lembrado o Dia Mundial das Doenças Raras (28), dentre elas, a esclerose múltipla. A doença neurológica crônica afeta cerca de 35 mil pessoas no país, sem causa determinada e sem cura, em que as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central. Os principais sintomas são fraqueza muscular, fadiga e dificuldade visual.

A desinformação e o preconceito ainda permeiam o cenário da EM.  Foi pensando nisso que neste domingo, 17 de fevereiro, acontece em São Paulo uma série de ações com o objetivo de levar mais informação sobre a doença à sociedade. O evento será na Av. Paulista, 1313 – Jardins, São Paulo – SP, a partir das 10 horas. O evento é realizado pelo ComSaude (Comitê da Cadeia Produtiva de Saúde e Biotecnologia) da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), em parceria com a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (Abem).

Uma das iniciativas será um bate-papo às 11 horas, organizado pela Roche Farma Brasil, e que abordará os temas presentes no cenário da EM, entre eles, o da empregabilidade.  Participarão o médico neurologista do Hospital Albert Einstein Rodrigo Thomáz, e a administradora Adriana de Arruda, que tem esclerose múltipla. Haverá também uma sensibilização sobre as formas de comunicação, as dificuldades enfrentadas e a simulação dos sintomas da doença, para que os participantes possam vivenciar as dificuldades encontradas por pacientes.

NO RIO DE JANEIRO

Vigilância Sanitária capacita ambulantes do Sambódromo

Palestras orientam ambulantes sobre normas de higiene e saúde (Foto: Divulgação Prefeitura do Rio)

A Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses (Subvisa) está capacitando os mais de 100 ambulantes credenciados pela Secretaria Municipal de Fazenda para atuar no entorno do Sambódromo nos dias de desfiles das escolas de samba. Promovendo orientações sobre a higiene na manipulação de alimentos, a qualificação faz parte das ações prévias de Carnaval realizadas pela Prefeitura do Rio com foco na saúde pública não só dos cariocas, mas dos turistas que a cidade recebe nesta época do ano.

Nesta sexta-feira, dia 15, fiscais realizam, na Barra da Tijuca e no Recreio, mais uma ação da operação iniciada na última segunda, 11, inspecionando quiosques, hotéis e restaurantes na rota de passagem de blocos carnavalescos. Na próxima semana, será a vez de Copacabana e Leme. Na ação, eles conferem a estrutura física, o armazenamento, a manipulação e a comercialização de alimentos e bebidas, e o abastecimento de água e esgoto.

Nesses primeiros quatro dias da operação, as equipes percorreram os bairros do Arpoador, Ipanema, Leblon, São Conrado e Lagoa. Eles inspecionaram mais de 70 estabelecimentos, resultando na emissão de 22 termos de intimação com exigências a serem cumpridas, 13 multas e nove termos de apreensão com 53 quilos de gêneros alimentícios inutilizados.

Campanha de doação de sangue

O Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, realiza na próxima terça-feira, dia 19 de fevereiro, campanha de doação de sangue. A ação é uma parceria com o Hemorio e faz parte da campanha Vista a Camisa da Solidariedade, cujo  objetivo é aumentar o estoque de sangue do instituto no período do carnaval.
Para ser um doador é preciso levar um documento de identificação original com foto, como, por exemplo, a carteira de identidade, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou a carteira profissional. Além disso, precisa ter entre 16 a 59 anos e pesar mais de 50 kg. É necessário ter descanso na noite anterior.
As doações serão feitas no hall de entrada da emergência do Hospital Salgado Filho, das 10h às 15h, na Rua Arquias Cordeiro, 370, Méier.

CineMaterna em shopping do Rio

O projeto “CineMaterna” estará no Cinemark do Carioca Shopping na terça-feira, dia 19 de fevereiro, para mais uma sessão especial, às 14h10. Neste dia, as mães, pais e acompanhantes que estiverem com seus bebês de até 18 meses vão curtir o filme “Como Treinar o Seu Dragão 3”. Durante a sessão, para total conforto das mães e dos bebês, o som do filme é reduzido, o ar-condicionado é mantido a uma temperatura amena, o ambiente é levemente iluminado e há trocadores dentro da sala de cinema, abastecidos com fraldas e pomadas.

Famílias que estiverem com bebês e crianças de outras idades também podem curtir o filme, que foi escolhido pelos próprios pais por meio de enquete no site da Associação: www.cinematerna.org.br. O objetivo do Cinematerna é proporcionar lazer, entretenimento e troca de experiências entre as mães no pós-parto com uma programação cinematográfica atraente. 

PELO BRASIL

Dúvidas sobre reajuste de planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) iniciou pelo Rio de Janeiro uma série de oficinas para apresentar e discutir com representantes do setor de planos de saúde e públicos. A ação é realizada pela diretoria de Normas e Habilitação dos Produtos (DIPRO) e vai acontecer m várias cidades do país, até o fim de março, para esclarecer dúvidas e orientar a correta adequação do mercado.

Foram dois dias de oficina no Rio de Janeiro, realizada nesta terça e quarta-feira (12 e 13/02). No primeiro dia, 155 pessoas participaram e puderam esclarecer dúvidas sobre a nova metodologia de reajuste de planos individuais, monitoramento de rede assistencial e as novas regras para portabilidade de carências.

No segundo dia, foram 95 participantes e os temas discutidos foram modelos assistenciais, processos de trabalho e a nova norma de atualização do Rol de Procedimentos. Entre os presentes, representantes de prestadores de serviço e de operadoras de planos de saúde.

evento é transmitido ao vivo, via Periscope, e as apresentações são disponibilizadas no portal da ANS após a rodada de oficinas.

Confira as próximas datas e locais das oficinas:

• 20 e 21/fevereiro – Goiânia (GO) – Ministério Público do Estado de Goiás

• 27 e 28/fevereiro – Vitória (ES) – Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

• 12 e 13/março – Ribeirão Preto (SP) – Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto

• 20 e 21/março – Curitiba (PR) – Companhia Paranaense de Energia (Copel)

• 26 e 27/março – Fortaleza (CE) – Universidade de Fortaleza (Unifor)

Saúde na Escola: prorrogado para 28/2 prazo para indicar municípios

Gestores públicos têm até o final deste mês para indicar o interesse em participar do Programa Saúde na Escola (PSE). O prazo foi prorrogado para o dia 28/2. Ao participar do PSE, os municípios recebem incentivos financeiros do Governo Federal para realizar ações de prevenção de doenças e promoção da saúde com educandos de escolas públicas.

O credenciamento é feito no site e-Gestor Atenção Básica com o CPF e senha do perfil cadastrado como “gestor municipal” vinculado ao “módulo PSE”. Caso o gestor não tenha entrada habilitada ou perfil no módulo PSE, é o CNPJ e a senha do Fundo Municipal de Saúde que devem gerenciar o cadastro. Leia o conteúdo na íntegra em saúde.gov.br

Brasileiros ocupam todas as vagas deixadas por cubanos no Mais Médicos

Todas as 8.517 vagas do atual edital do programa Mais Médicos, que ficaram abertas após o fim da cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), foram preenchidas por profissionais brasileiros. Nesta quarta-feira (13) os brasileiros formados no exterior, que tiveram as inscrições validadas, selecionaram as 1.397 vagas que ainda estavam abertas no programa.

A lista com as vagas remanescentes em 667 localidades foi publicada nesta quarta-feira (13/2) no site do Programa. Os 3.828 candidatos aptos tinham até às 18h, de quinta-feira (14), para escolherem as cidades de atuação. No entanto, todas as vagas foram ocupadas antes das 9h desta quarta. Leia o conteúdo na íntegra em saúde.gov.br

EM SÃO PAULO

Semana da Oncologia reúne especialistas

A Johnson & Johnson Medical Devices Brasil promove pela primeira vez um encontro de cirurgiões oncológicos e oncologistas para discutir os principais destaques dos congressos internacionais de suas especialidades no último ano. Com foco em cirurgia colorretal, torácica, hepato pancreato biliar e ginecológica, o evento chamado de “Semana de Oncologia” acontece entre os dias 18 e 21 de fevereiro, no Johnson & Johnson Institute, na capital paulista, seguindo o formato de “tumor board” e será transmitido em tempo real para médicos de todo Brasil.

A programação foi preparada por especialistas convidados e trará para o debate os temas mais relevantes tratados nos últimos congressos internacionais.

– 18/02 – Cirurgia Colorretal; Coordenador Científico: Dr. Ramon Mendes

– 19/2 – Cirurgia torácica; Coordenador Científico: Dr. Francisco Neto

– 20/2 – Cirurgia Hepato Pancreato biliar; Coordenador Científico: Dr. Rinaldo Pinto

– 21/2 – Cirurgia Ginecológica; Coordenador Científico: Dr. Reitan Ribeiro

As vagas para acompanhar o evento presencialmente já foram preenchidas, mas os especialistas que se interessarem podem solicitar a participação via internet. Os médicos que acompanharão o debate à distância também poderão interagir com a mesa virtualmente. Para participar via internet é preciso enviar um e-mail para bvieira2@its.jnj.com. As vagas são limitadas e o prazo para inscrição é dia esta sexta-feira (15).

As últimas novidades em Mastologia

Médicos mastologistas associados da Associação Paulista de Medicina (APM) vão se atualizar sobre as novidades da especialidade a no dia 21 de fevereiro, em São Paulo. Sob coordenação de João Bosco Ramos Borges, mastologista e docente da Faculdade de Medicina de Jundiaí, o Curso de Atualização em Mastologia Pós San Antonio Breast Cancer Symposium 2018 é realizado junto ao Comitê Científico de Mastologia e a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM).

Entre as palestras previstas, estão o Tratamento Sistêmico Neo e Adjuvante, ministrado pela oncologista Débora Gagliato, do Hospital da Beneficência Portuguesa; o Tratamento Sistêmico Paliativo, com Felipe Ades, oncologista do Hospital Oswaldo Cruz, e Radioterapia, com Samir Abdallah, radiooncologista do Hospital Sírio-Libanês.

Além disso, pautas como Cirurgia e Pós-tratamento também serão debatidas com Marcelo Antonini, mastologista do Hospital Servidor Público Estadual, e Fabiana Makdissi, mastologista do Hospital A.C. Camargo, respectivamente.  O encontro começa às 19h, na sede da APM, com inscrições gratuitas  pelo e-mail – inscrições@apm.org.br ou pelo telefone (11) 3188-4520, e contará com web transmissão.

Com reduzir a mortalidade materna

A Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (Sogesp) realizará, em 16 de fevereiro, no Hotel Araucária Flat, no Jardim dos Manacas, em Araraquara, São Paulo, edição do curso de emergências obstétricas destinado a qualificar a assistência nesses casos e, consequentemente, a reduzir as altas taxas de mortalidade materna que persistem no Brasil.

Dividido em dois módulos, um prático e um teórico, terá simulações de situações comuns ao dia a dia da especialidade. Eclâmpsia, manejo de urgências obstétricas e infecção puerperal grave são alguns exemplos de questões a serem abordadas.  O intuito principal é orientar as condutas, com base em evidências científicas. Ao todo, participarão do treinamento 40 profissionais de saúde.

As inscrições vão até dia 15 de fevereiro. Mais informações neste link.

Biomarcadores em Cardiologia em pauta

Insuficiência cardíaca, genética cardiovascular e suas aplicações, infarto do miocárdio e fibrilação atrial são os temas do Simpósio de Biomarcadores em Cardiologia, que acontece nesta sexta-feira (15), no Hotel Intercontinental, em São Paulo. Novas pesquisas, diagnóstico laboratorial e por imagem, monitoramento e modelo de protocolo assistencial serão abordados no evento.

Direcionado a médicos, o evento é realizado pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), Sociedade de Cardiologia de São Paulo (Socesp) e Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR). A programação completa pode ser consultada através do site.

PELA INTERNET

Segurança do paciente é tema de seminários online gratuitos

idoso em hospital

Com o objetivo de promover a excelência no cuidado ao paciente, a Organização Nacional de Acreditação (ONA) promove uma série de webinars (seminários via web) sobre temas relacionados à melhoria, à gestão da qualidade nas instituições de saúde e segurança do paciente. As palestras são gratuitas, voltados para profissionais de saúde e avaliadores. As inscrições podem ser feitas no site da ONA.

No total, serão 12 palestras gratuitas online ao longo do ano de 2019. Com até 40 minutos de duração, as conferências acontecerão sempre às últimas quintas-feiras de cada mês, às 19h. As palestras gratuitas fazem parte do calendário de comemoração dos 20 anos da ONA. A organização é responsável pelo desenvolvimento e pela gestão dos padrões nacionais de qualidade e segurança em saúde, adotados por mais de 700 instituições no país.

Da Redação, com Assessorias

In the news
Leia Mais