Covid, vacinas e testes: os erros e acertos na atual fase da pandemia no Brasil

39ª live do #PapodePandemia no Facebook do portal ViDA & Ação traz especialistas em testes e vacinas para tirar dúvidas e debater soluções

Live do #PapodePandemia reuniu Carlos Eduardo Gouvêa e Carla Domingues

Os elevados números de casos e mortes por Covid-19 na atual fase da pandemia são determinados, em boa parte, pela maior transmissibilidade e agressividade das novas cepas e variantes que circulam no Brasil. Além da forte presença da variante de Manaus em todo o país, uma nova variante, surgida na Índia, ameaça o mundo, além das linhagens identificadas na África do Sul e no Reino Unido. Os testes e vacinas disponíveis no Brasil são eficientes e seguro neste novo momento da pandemia?

No ritmo atual de vacinação e com a escassez de vacinas no mercado internacional podemos mesmo acreditar que será possível vacinar toda a população até o fim do ano? A vacina russa Sputinik V – recentemente vetada na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – é mesmo uma solução? E o que esperar de novas vacinas em desenvolvimento, como a brasileira Butanvac e as cubanas Soberana 2 e Abdala?

Para responder estas e outras questões, o #PapodePandemia desta quarta-feira (5 de maio) no Facebook PortalVidaeAcao, aborda vacinas e testes para Covid na terceira onda da pandemia. Afinal, que situação vivemos hoje e para onde vamos? Quais são os erros e acertos? Nesta 39ª edição da série de lives do Portal ViDA & Ação, os convidados são a epidemiologista Carla Domingues, ex-coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI), e Carlos Eduardo Gouvêa, presidente executivo da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL).

O bate-papo é conduzido e mediado pela jornalista Rosayne Macedo, editora-chefe do Portal ViDA & Ação. Participe ao vivo pelo Facebook por este link, acione o lembrete para não perder a hora, curta e compartilhe com interessados. Após a transmissão, a live ficará disponível também no Youtube @vidaeacao. Perguntas e dúvidas também podem ser enviadas pelo email papodepandemia@vidaeacao.com.br.

Impasse em meio a cenário trágico

Na semana passada, o Brasil passou das 400 mil mortes por Covid-19 apenas 36 dias após totalizar 300 mil e, ao que tudo indica, alcançará a triste marca de meio milhão de vidas perdidas até junho. Nesta terça-feira (4), o Brasil inteiro chorou a morte do ator e comediante Paulo Gustavo, de 42 anos, que lutou por 53 dias contra a doença.

A solução, no cenário trágico da pandemia no Brasil, seria acelerar a vacinação para garantir a chamada ‘imunidade de rebanho’, com pelo menos 70% de imunizados, para que as medidas restritivas adotadas por governadores e prefeitos aos poucos deem lugar à retomada das atividades econômicas.

O ritmo lento da vacinação é resultado dos problemas de logística e distribuição gerados pela falta de planejamento e de coordenação central do governo federal. Mas em muitos estados e municípios, a imunização vem sendo até mesmo interrompida por falta de imunizantes, deixando a população ainda mais insegura e temerosa.

Para tentar tranquilizar a sociedade, o Ministério da Saúde anuncia que tem 500 milhões de doses já contratadas e até o final do ano imunizará toda a população. Apesar disso, o ministro Marcelo Queiroga ‘passa o pires’ na Organização Mundial de Saúde (OMS) solicitando doses excedentes de outros países, já que não consegue negociar as entregas, enquanto as vacinas aqui envasadas sofrem com o fornecimento irregular dos Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs) vindos da China.

Somos o segundo país do mundo em número de mortes pela infecção causada pelo novo coronavírus e assistimos, atônitos, esta semana, à CPI da Covid revelando sinais de uma necropolítica que condena vidas humanas, enquanto incentiva sinais das ruas para um possível golpe de estado em nome de uma suposta democracia”, afirma Rosayne Macedo.

SOBRE OS CONVIDADOS

Carlos Eduardo Gouvêa – Formado em Administração Pública e Direito, Carlos Eduardo Gouvêa é presidente executivo da CBDL – Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial e vice-presidente da ABIIS – Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde. Ocupa a posição de executivo de Relações Institucionais do Instituto Ética Saúde e de presidente da ALADDIV – Aliança Latino Americana para o Desenvolvimento do Diagnóstico in Vitro. Empreendedor, é sócio-diretor de CMW Saúde & Tecnologia.

Carla Domingues – Epidemiologista e doutora em Medicina Tropical, Carla Domingues destacou-se como coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, entre 2011 e 2019. Nesse período, coordenou as campanhas de vacinação contra a H1N1 e a febre amarela. Atualmente, Carla coordena o Inquérito Nacional de Cobertura Vacinal, do MS.

SOBRE O PAPO DE PANDEMIA

O Papo de Pandemia foi criado em 5 de junho de 2020, quando o PORTAL VIDA & AÇÃO completou quatro anos. O objetivo da série de lives é aproximar mais do público e interagir de uma maneira mais simples, leve e descontraída durante esse período de enfrentamento da pandemia mundial do novo coronavírus, que já se estende por quase 14 meses.

Ao todo, já foram mais de 80 entrevistados, fontes renomadas e confiáveis em Saúde, Bem-Estar e Sustentabilidade para compartilhar seus relevantes conhecimentos. Como a médica pneumologista Margareth Dalcolmo (Fiocruz), o ex-ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e muitos outros especialistas destacados, além de presidentes e diretores de importantes sociedades médicas, instituições científicas e grandes grupos hospitalares, clínicos, laboratoriais etc.

É sempre uma honra receber tantos nomes relevantes em diferentes especialidades para esclarecer e informar nosso público. Em meio aos momentos difíceis até aqui, aprendemos bastante com as autoridades médicas, científicas e de outras áreas. Também nos emocionamos com histórias de resiliência, superação e reinvenção de pessoas que enfrentaram doenças e adversidades. Afinal, os impactos dessa pandemia têm sido inimagináveis para o setor de saúde como um todo”, “, lembra Rosayne. 

Mais informações aqui –www.vidaeacao.com.br/papodepandemia.

MAIS SOBRE O PORTAL

O #PapodePandemia se integra a algumas das principais seções criadas pelo ViDA & Ação, como Palavra de Especialista, SuperAção e Boas Ações, que podem ser acompanhadas semanalmente no site. A série de lives aborda temas que vão de vacinas, testes, sequelas, sintomas da Covid até. Na próxima edição, em 12 de maio, o tema será ‘Os riscos da maternidade em tempos de Covid’, marcando o Mês das Mães.

ViDA & Ação é um portal independente, especializado em saúde, bem-estar e atitude sustentável, que em quase cinco anos reúne mais de 4,3 mil conteúdos com fontes qualificadas e confiáveis em saúde. Foi criado e é dirigido pela jornalista Rosayne Macedo, ex-editora de Saúde do Jornal O Dia (RJ) e com vasta experiência no setor (veja mais aqui).

In the news
Leia Mais