Crianças e adolescentes terão ‘Dia D’ de vacinação

Mais de 450 pontos funcionarão das 8h às 17h em toda a cidade para aplicar doses contra a paralisia infantil e de multivacinação

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Da SMS-Rio

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio Janeiro (SMS) realiza neste sábado (20) o dia D de vacinação contra a paralisia infantil e de multivacinação de crianças e adolescentes. Para atender a demanda, serão disponibilizados, das 8h às 17h, mais de 450 pontos de vacinação, entre unidades de atenção primária (clínicas da família e centros municipais de saúde) e postos extramuros implantados em locais como associações de moradores, igrejas, shoppings, escolas, praças, facilitando o acesso à campanha.

Iniciada no dia 8 de agosto, a campanha vai até 9 de setembro e tem como objetivos manter o estado de erradicação da poliomielite no país, com a vacinação de crianças de 1 a 4 anos, e atualizar as cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes até 14 anos, de acordo com o calendário básico preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Ao todo, são oferecidas 18 vacinas: BCG, Hepatite B, Pentavalente (DTP/Hib/HB), Pólio inativada, Pólio oral, Rotavírus, Pneumocócica 10-Valente, Meningocócica C, Febre Amarela, Tríplice Viral, Varicela, DTP, Hepatite A, Difteria e Tétano, Meningocócica ACWY, HPV Quadrivalente, Influenza e Covid-19.

É importante lembrar que, em relação à vacinação contra a covid, segue suspensa a aplicação da primeira dose (D1) em crianças de 3 e 4 anos, devido à falta de envio de doses pelo Ministério da Saúde. Para essa faixa etária, está mantida apenas a segunda dose (D2) para quem já completou o intervalo de 28 dias desde a D1, com estoque reservado especificamente para este fim.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Prado, reforça a importância de os pais levarem seus filhos aos pontos de vacinação para protegê-los contra a paralisia infantil e diversos tipos de doenças imunopreveníveis, como sarampo, caxumba, rubéola, coqueluche e algumas meningites.

“É um esforço conjunto para não deixarmos os carioquinhas sem proteção. Por isso fazemos essa convocação a todos os pais. Vacinar uma criança é uma prova de amor”, afirma Rodrigo.

A SMS recomenda que pais e responsáveis levem a caderneta de vacinação da criança e do adolescente ou algum outro comprovante da situação vacinal, para que sejam avaliados pelas equipes de saúde e eventuais doses, que não tenham sido aplicadas na época indicada, sejam ministradas.

A relação dos postos de vacinação no dia D estará disponível até sexta-feira (19) nas redes sociais oficiais da Secretaria Municipal de Saúde.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!