‘Epidemia das Cores’ retrata arte, loucura e liberdade

Documentário retrata oficina de criação em hospício. Já ‘Inaudito’ traz ex-guitarrista da Tropicália com esquizofrenia. Tudo de graça no SescTV

Dois documentários sobre saúde mental compõem a programação Delicadezas da Alma no SescTV neste mês de novembro. Pela primeira vez no canal, será exibido no dia 5, às 23 horas, o documentário Epidemia das Cores, que fala sobre arte, loucura e liberdade em uma oficina de pintura num hospital psiquiátrico de Porto Alegre (RS). No dia 19, também às 23h, é a vez de Inaudito, que narra a trajetória de Lanny Gordin, guitarrista que foi um importante influenciador do movimento Tropicália e sofria de esquizofrenia.

Dirigido pelo antropólogo Mário Saretta Ratton, lançado em 2016, Epidemia das Cores tem a atenção voltada a acontecimentos insignificantes aos registros institucionais entre os participantes e coordenadores da Oficina de Criatividade ministrada no Hospital Psiquiátrico São Pedro. Considerado no passado o maior hospício do Rio Grande do Sul, o hospital ocupa um prédio centenário e sombrio da capital gaúcha, construído há 130 anos, e que foi praticamente esvaziado após a Reforma Psiquiátrica nos anos 70, fruto da Luta Antimanicomial no Brasil.  

Documentário narra a rotina dos participantes e coordenadores da Oficina de Criatividade no Hospital Psiquiátrico São Pedro (Divulgação)

No documentário, o diretor propõe um mergulho nas inquietudes e ocupações artísticas das pinturas feitas pelos internos. Entre depoimentos e pinturas, Mário conduz o filme sob um olhar solitário, caminhando entre os pacientes de um hospital que antes foi um hospício com 5 mil internos. As pinturas e a escolha das cores resultam numa autonomia silenciosa das oficinas, uma possível pequena saída aos internos que vivem no hospital por cerca de 40 ou 50 anos.

“Nas oficinas só de olhar para os muros percebemos que tem uma liberdade de criação, se você quiser jogar uma tinta na parede e fazer um borrão pode. Se quisermos não fazer nada tudo bem. E não seremos chamados de loucos”, explica Sofia, uma das pacientes do hospital.

Barbara, uma das terapeutas, conta que a produção dos trabalhos provoca uma ressignificação importante na vida dos pacientes o que mantem viva a memória criativa de cada um. No processo de reestruturação psiquiátrica no Brasil que já dura 23 anos, Solange, que há 35 anos é paciente do hospital, diz ser o resgate da saúde mental e fruto dessa reforma e conta sua história de vida entre música e poesia.

Guitarrista de Tropicália fala sobre esquizofrenia

‘Inaudito’ narra a história de Lanny Gordin, que foi guitarrista do grupo Tropicália (Foto: Divulgação)

Inaudito, dirigido por e Danielly O.M.M. e Gregório Gananian, narra a trajetória de Lanny Gordin, guitarrista que foi um importante influenciador do movimento Tropicália, período em que tocou com Gal Costa, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Jards Macalé, dentre outros. Durante o documentário Lanny fala sobre a esquizofrenia, a família, o seu processo de composição e da sua relação com a guitarra.

Lanny também relembra a infância, e a origem familiar: “Meus avós nasceram na Rússia e meus pais na China, onde também nasci. Fui aos dois anos para Israel onde vivi por quatro anos. Depois mudei para o Rio de Janeiro, com seis anos de idade, e após quatro anos vim para São Paulo onde vivo até hoje”, explica o guitarrista.

Segundo o instrumentista, sua versatilidade musical se deve aos conselhos paternos. “Eu nasci com o dom de tocar e meu pai sempre me incentivava a aprender quantos estilos pudesse. Eu estudei e criei a minha música, um som puro, sem críticas e julgamentos, que atinge a alma das pessoas”, afirma. Ele ressalta ainda que a música não o salvou, porque sempre foi responsável pelo seu som.

A produção conta com as participações especiais de Jards Macalé, José Roberto Aguilar, Negro Leo e Helena Ignez

Assista as produções também em sesctv.org.br, a partir de 5/11, sem necessidade de cadastro.

 

Por Favor, Compartilhe!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

In the news
Leia Mais