Dezembro Laranja foca no público infantil para prevenção ao câncer de pele

Campanha alerta pais para que filhos adotem medidas de proteção à exposição solar desde muito pequenos

Dezembro é o mês dedicado à prevenção do câncer de pele, mais conhecido como “Dezembro Laranja”. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2020 os números de câncer de pele no Brasil são preocupantes. Serão 625 mil novos casos de câncer a cada ano do triênio 2020-2022, sendo o câncer de pele não melanoma o mais incidente, com 177 mil novos casos, e 8,4 mil casos de câncer de pele melanoma. Mais frequente no Brasil, a doença corresponde a 27% de todos os tumores malignos no país.

Os números de incidência do câncer de pele são maiores do que os cânceres de próstata, mama, cólon e reto, pulmão e estômago. Na campanha deste ano, queremos compartilhar conteúdo que seja útil às pessoas, de acordo com as peculiaridades e necessidades de cada uma, para isso contaremos com a participação e o engajamento dos médicos dermatologistas, que também fazem a diferença na hora de passar a informação segura”, afirma Sérgio Palma, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia. 

Há sete anos a SBD realiza o #DezembroLaranja e convoca a população a apoiar a causa. Este ano, crianças e adolescentes são porta-vozes para abordar o tema de forma didática e descomplicada, mostrando a importância de não subestimar a doença e de levar em consideração medidas de fotoproteção desde a infância.

Conversar com seus filhos, sobrinhos, netos, crianças e adolescentes sobre medidas para evitar exposição solar desprotegida e prevenir as queimaduras solares na infância é essencial para a prevenção da doença no futuro. É na infância que os conceitos da vida são fixados. Ensine-os a se prevenir dos danos solares desde cedo e, quando adultos, manterão os mesmos hábitos, evitando um possível surgimento da doença”, enfatiza Dr. Sergio Palma.  

A campanha Dezembro Laranja de 2020 destaca que os hábitos de exposição solar na infância são capazes de influenciar tanto no envelhecimento quanto no desenvolvimento do câncer de pele. Por isso, é importante que os pequenos tenham conhecimento, desde cedo, da necessidade de cuidar da pele a partir de hábitos de fotoproteção. Isso inclui usar de óculos de sol e blusas com proteção UV, bonés ou chapéus, preferir a sombra, evitar a exposição solar entre 9h e 15h e utilizar filtro solar com FPS igual ou superior a 30, reaplicando a cada duas horas ou sempre que houver contato com a água.  

Devido à pandemia do novo coronavírus que o Brasil e o mundo enfrentam, o Mutirão de Atendimento Gratuito do Câncer de Pele para prevenção e diagnóstico, que acontece há 21 anos, foi cancelado.  Uma série de ações em redes sociais foi programada durante todo o mês (confira abaixo).

Dezembro Laranja foca no público infantil

O diagnóstico precoce pode permitir o tratamento de forma eficaz e proporcionar melhor qualidade de vida ao paciente. Com os slogans “Câncer de pele é coisa séria!”, “Um pequeno sinal pode ser câncer de pele!”, “Uma ferida pode ser câncer de pele!” e “Uma mancha pode ser câncer de pele!”, a SBD ajudará a chamar a atenção para a gravidade da doença, que pode acometer qualquer região do corpo, inclusive a palma das mãos, planta dos pés, unhas, genitais e couro cabeludo.  

Assim como nos anos anteriores, diferentes personalidades participarão do movimento vestindo a cor laranja e prédios e monumentos nacionais serão iluminados com a cor símbolo da campanha, frisando o compromisso com a prevenção, diagnóstico e tratamentos precoces.  

O diagnóstico precoce pode permitir o tratamento de forma eficaz e proporcionar melhor qualidade de vida ao paciente. Com os slogans “Câncer de pele é coisa séria!”, “Um pequeno sinal pode ser câncer de pele!”, “Uma ferida pode ser câncer de pele!” e “Uma mancha pode ser câncer de pele!”, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) chama atenção para a gravidade da doença, que pode acometer qualquer região do corpo, inclusive a palma das mãos, planta dos pés, unhas, genitais e couro cabeludo.   

A campanha, que completa sete anos em 2020, enfatiza que câncer da pele é coisa séria e que a conscientização deve começar na infância. Para liderar e colorir o Brasil e o mundo de #DezembroLaranja, a campanha desse ano tem como embaixadores os irmãos e influenciadores digitais Maria Clara e JP, líderes de audiência no YouTube infantil do Brasil.

Com 23 milhões de inscritos no canal, a dupla embarcou na campanha do #CancerdePele junto com a SBD para convidar toda a criançada, os adolescentes e os adultos a conscientizarem suas famílias, amigos e seguidores das redes sociais sobre os riscos da doença, como preveni-la, fatores de risco e tratamentos disponíveis. 

A divulgação nas plataformas digitais (Facebook, Instagram, Youtube e Site) usa as hashtags #DezembroLaranja#CancerdePeleECoisaSeria#CancerdePele #CampanhaCancerdePele2020. O público interessado pode se engajar na campanha e compartilhar nas redes sociais, customizando a foto de perfil e as publicações da SBD, por exemplo. A campanha conta com patrocínio da Johnson&Johnson, L’Oréal, Galderma e Nivea.   

Iluminação no Cristo Redentor e roda gigante e live show com Paula Toler

Projeções e iluminações especiais ‘vestiram’ o Cristo Redentor nessa quarta-feira, 2 de dezembro. A ação especial marcou a abertura da campanha promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). “O Cristo Redentor abre seus braços mais uma vez pela conscientização. Evitar o câncer de pele é tarefa que cabe a cada um, já que medidas simples, no cuidado com o próprio corpo, como usar filtro solar, óculos de sol e chapéu, são eficazes”, destaca o reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar.

Também para conscientizar a população sobre a prevenção do câncer de pele e a importância do diagnóstico e tratamento precoces, a SBD promove live show com a cantora Paula Toller. O encontro online acontece no dia 5 de dezembro, às 17h30, no SBDONLINE, canal da SBD no Youtube (https://bit.ly/36roYSo).  Paula Toller promete tocar um repertório que contempla toda a sua carreira, solo e no Kid Abelha.

De 10 a 31 de dezembro, das 19h às 22h, a maior roda-gigante da América Latina, a Rio Star, localizada no Rio de Janeiro, também estará com um show de iluminação gratuito com os leds na cor laranja, que simboliza, além do sol, a luta contra o câncer de pele. Apenas nos dias 24, 25 e 31 a programação será voltada para o Natal e Ano Novo, respectivamente.

Para mais informações, acesse www.dezembrolaranja.com.br.

Da Assessoria da SBD, com Redação (atualizado em 10/12/20)

Por Favor, Compartilhe!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

In the news
Leia Mais