Dia de Doar e Dia das Boas Ações: boas oportunidades para exercitar a empatia

Depois da gastança da Black Friday, vem o Dia de Doar: mais de 30 organizações da sociedade civil promovem a campanha #DoaRio

Celebrado anualmente na primeira terça-feira após o Dia de Ação de Graças, na sequência da Black Friday,Dia de Doar (1º de dezembro) nasceu nos Estados Unidos, em 2012, com o nome Giving Tuesday – a Terça-Feira da Doação – e logo se tornou global, com mais de 70 países participantes. No Brasil, a campanha é realizada desde 2013 pelo Movimento por uma Cultura de Doação, que incentiva que ela se torne ainda mais local, com campanhas comunitárias por todo o país.

Outra data importante é o Dia das Boas Ações, considerado o maior movimento de mobilização voluntária do mundo, promovido para mobilizar e despertar pessoas, organizações e empresas para a atuação social. A ação global acontece no dia 5 de dezembro, no Dia Mundial do Voluntariado, em um evento online aberto e gratuito. Na edição passada, o evento mobilizou 108 países, com 23.000 projetos e mais de 3.900 voluntários. 

No Brasil, a primeira edição aconteceu em 2016 e teve atividades distribuídas por mais de 40 cidades, beneficiando mais de 40 mil pessoas em quase 300 iniciativas. A iniciativa é organizada pelo Atados, em parceria com a Muda Cultural. O evento tem o intuito de fortalecer e aumentar o movimento e a cultura do voluntariado no Brasil. Esse ano, por ser online, o movimento será nacional, mobilizando pessoas em todos os estados brasileiros.

Este ano, espera-se que essas datas estimulem ainda mais doações que na campanha de 2019, por conta da Covid-19 – os recursos doados no auge da pandemia já chegaram ao fim e as populações mais vulneráveis ainda sofrem com seus efeitos econômicos. Ao mesmo tempo, as datas reforçam que a doação pode se tornar um ato permanente, que independe de situações de emergência.

#DoaRio reúne 38 organizações

Para incentivar que, no Dia de Doar, os cariocas demonstrem seu amor pela “Cidade Maravilhosa” partam para a ação, um grupo de 38 organizações sociais do Rio de Janeiro, em parceria com o Movimento União Rio, criou em 2019 o #DoaRio. Mais do que um ato de solidariedade, a doação manifesta o desejo de transformação social, para ajudar a construir a cidade com a qual sonhamos e onde que queremos viver, com mais acesso à saúde, educação, emprego, cultura. As doações são recebidas através da plataforma Benfeitoria até 18 de dezembro.

Como a campanha #DoaRio foi criada para dar visibilidade à generosidade, os doadores são convidados a tornarem públicas as suas doações, compartilhando suas histórias nas mídias sociais com as hashtags #diadedoar e #doario. Na Benfeitoria há uma página da iniciativa (benfeitoria.com/canal/doario) com todas as organizações participantes, que atendem a diferentes causas, territórios e públicos. Lá, o doador pode escolher com qual delas gostaria de contribuir.

Organizações participantes do #DoaRio

Instituto Phi, Instituto Ekloos, Instituto da Criança, Projeto Vinde a Mim, Voluntários Fazendo Criança Sorrir (Casa Sorriso da Criança), Projeto Resgate Coração Solidário, Associação Origem Amorim, Espaço Cultural A Era do Rádio, One By One, Solar Meninos de Luz, Se Essa Rua Fosse Minha, Instituto de Cultura e Consciência Negra Nelson Mandela, AMAC, Semente do Futuro, Instituto Apontar, Instituto Mundo Novo, Associação Educacional Francisca Nubiana, Projeto Cria, Redes da Maré, Instituto Semeando Amor, Programa Social Sim! Eu Sou do Meio, Grupo Código de Japeri, Associação Semente da Vida (ASVI CDD), Instituto Musiva, Fundação Laço Rosa, Cultura na Cesta, Agência do Bem, Associação Solidários Amigos de Betânia, Parceiros da Educação, Instituto Desiderata, Museu do Graffiti, Eco Rede – Alfazendo, Associação Futuro Legal, Cia Fábrica de Cultura, Museu Casa Bumba Meu Boi em Movimento, Educar+, Instituto Vida Real e Centro Cultural Liga do Bem.

Dia das Boas Ações: veja a programação

Fazem parte da programação do DBA 2020 atrações artísticas e musicais como o Sarau das Pretas Samba de Dandara e uma uma oficina de LiteraRap (escrita através do rap, literatura e poesia), pelo coletivo Dente de Leoa.

Além disso, o DBA 2020 trará convidados especiais para rodas de conversa sobre educação e diversidade, e durante todo o evento, serão divulgadas vagas de voluntariado e histórias inspiradoras das organizações e projetos sociais da rede do Atados.

Como parte do movimento do Dia das Boas Ações, na semana seguinte ao evento online, acontecerão atividades de voluntariado, incluindo ações online como trocas de experiências entre voluntários e atendidos, oficinas e trocas de saberes e ações presenciais (seguindo os devidos cuidados de saúde) como mutirão de limpeza e plantio. 

Hoje o Atados conta com mais de 2.500 ONGs inscritas e mais de 155 mil voluntários. A 5ª edição do DBA é patrocinada pela Bexp (Best Experience) e Track & Field e realizada através do ProAC ICMS. Apoio: Catraca Livre. 

Seminário Doar discute as lições de 2020

Para debater essa revolução na cultura de doação do país e no mundo, o 3º Seminário Doar irá reunir convidados para discutir o que aprendemos e o que vamos levar de 2020, o ano da doação. Organizado pelo Instituto MOL e pelo Movimento Bem Maior, com patrocínio do BTG Pactual e do iFood, o evento ocorre nos dias 2, 3 e 4 de dezembro, a partir das 17 horas.

A programação contará com a presença de convidados internacionais. Na quarta (2), o ativista humanitário Dan Pallotta fala sobre os equívocos e perspectivas para o financiamento do terceiro setor. Sofia Michelakis, diretora da Bill & Melinda Gates Foundation, apresenta na quinta (3) o Giving Pledge, compromisso que propõe a bilionários doar boa parte de seus bens para causas.

Na sexta (4), Asha Curran, CEO do GivingTuesday, aborda a visibilidade global do Dia de Doar e o despertar da generosidade em um ano de calamidades. A transmissão será gratuita, online, acessível e legendada em LIBRAS, e irá ao ar pelo Youtube do Instituto MOL e do Movimento Bem Maior. O seminário também é apoiado pelo Movimento por uma Cultura de Doação.

eSolidar busca instituições sociais que serão beneficiadas

A eSolidar decidiu juntar-se ao movimento Dia de Doar, que acontece este ano em 1º de dezembro, criando a sua própria campanha solidária para ajudar organizações sociais brasileiras a captar recursos para as suas causas.

Para isso, a eSolidar convidou representantes da esfera solidária do Brasil para formar um júri que selecionará 3 instituições sociais para receberem o apoio financeiro arrecadado em uma campanha de crowdfunding que será realizada pela eSolidar no período de 20 de novembro a 13 de dezembro.

As instituições sociais interessadas em receber essa doação devem registrar-se no site: diadedoar.esolidar.com e responder ao questionário proposto até o dia 15 de novembro de 2020. Além de selecionar as três instituições que serão beneficiadas com a campanha, um júri foi o responsável pela definição dos critérios de seleção e das perguntas do questionário.

O júri convidado é formado por: Marina Pechlivanis, sócia da Umbigo do Mundo; Claudio Dutenhefner, presidente do Conselho de Administração do Instituto GESC; Bira Miranda, empreendedor e líder de estratégia da Bira Miranda Consultoria; Ingrid Reis, CEO da Espiral Soluções Socioculturais; e Sofia Mascarenhas, Global Leader Giving Tuesday Portugal.

Para mais informações acesse: http://diadedoar.esolidar.com/br

‘Abrace uma Causa’ promove rodada de investimentos

A Abrace uma Causa, consultoria especialista em tecnologia social, inicia, nesta terça-feira, Dia de Doar, uma nova rodada de investimentos (veja aqui).  Criada há oito anos com o objetivo de conectar pessoas físicas e jurídicas a ONGs pela promoção de ações de impacto solidário, a companhia pretende arrecadar R$ 1,5 milhão na rodada.

O montante será investido em um salto estratégico da plataforma, com a melhoria das ações de marketing, promovendo um crescimento na base de clientes, e na evolução de pontos da tecnologia proprietária. A empresa também pretende desenvolver, em 2021, sua quarta linha de receita, uma plataforma SaaS para voluntariado, entregando valor diretamente para as ONGs e voluntários.

Com uma abordagem B2B2C, a empresa possui hoje três linhas de receita: Fee por Transação, com o fornecimento do espaço para funcionários realizarem suas doações via plataforma; Fee por Transação (via leis de incentivo fiscal), com doações incentivadas abatidas de IR, em que a plataforma cuida de todo o processo burocrático para a pessoa física – um mercado de R$ 6,5 bilhões / ano em que menos de 2% é aproveitado, o que mostra seu grande potencial de crescimento e escalabilidade; e Campanhas customizadas para empresas, com a montagem de estratégia de engajamento dos funcionários em que a receita vem diretamente da empresa parceira.

Essa é a segunda rodada de investimentos da Abrace uma Causa, que também contou com o capital de um investidor anjo no início de suas operações. Liderada pela SMU, uma das principais plataformas de Crowdfunding de Investimentos do Brasil, a rodada de aportes terá investimento mínimo de R$ 5 mil, com opção de participação na Abrace uma Causa.

Atualmente, a Abrace uma Causa conta com mais de 40 empresas parceiras, como Ambev, MRV, JSL, Johnson&Johnson, Claro, Suzano, Grupo Votorantim, e um time formado por pessoas comprometidas com o negócio, seu crescimento e propósito de fazer o bem e engajar empresas e pessoas em projetos sociais transformadores.

Universo pet também entra na campanha

Para que o Dia de Doar também seja lembrado no universo pet, a rede Petz está incentivando seus clientes a participarem de suas iniciativas sociais em sinergia com a causa. Ao concordar com a ação, esse cliente automaticamente se conectará e abraçará o movimento global. Conheça as cinco iniciativas da campanha:

• Iniciativa 1 – Editora MOL: A parceria entre Petz e Editora Mol, além de impactar milhares de clientes com conteúdo positivo de livros e calendários, a Petz contribui com as ONGs, doando o valor equivalente ao lucro da venda de cada exemplar. Atualmente a Petz é recordista de vendas de livros no Brasil, com 816.796 exemplares vendidos e o valor de R﹩ R﹩ 1.646.645,20 doados com as vendas dos livros. Para mais informações sobre produtos, acesse: https://www.petz.com.br/editora-mol

• Iniciativa 2 – Projeto Arredondar: A iniciativa solidária da empresa segue uma dinâmica que possibilita que o cliente escolha se deseja ou não arredondar o valor da compra para que parte do valor seja doado. Por exemplo: conta no valor de R﹩ 49,50, o operador de caixa pergunta ao cliente se ele “quer arredondar e se deseja doar os R﹩ 0,50 para as ONGs do Adote Petz”. Pronto! Em caso positivo, no ato ele recebe dois comprovantes: um no valor das compras e outro no da doação.

A ação tem um teto como regra: nunca excede R﹩ 0,99. Já são 108 lojas Petz arredondando em diferentes estados do país e já foram mais de R﹩ 208.900 mil arrecadados em um ano e meio de parceria. O dinheiro arrecadado é destinado para 3 organizações sociais parceiras do Projeto Adote Petz, que atuam na promoção do bem-estar animal: Adote um Gatinho, Associação Paulista de Apoio aos Animais e Instituto Amor em Patas. Mais detalhes sobre o projeto podem ser encontrados no site: https://www.arredondar.org.br .

• Iniciativa 3 – Espaços permanentes dedicado para adoção: Em 2019, o Adote Petz foi expandido com os espaços exclusivos e permanentes na maioria das lojas para fomentar à adoção de cães e gatos (filhotes e adultos). Em recintos seguros e com ambientação, incluindo acessórios e brinquedos, os animais recebem alimentação balanceada durante todo o período que permanecem nas lojas. Desde 2007 já foram doados mais de 48.301 pets, sendo 5.887 no período entre janeiro e outubro deste ano.

• Iniciativa 4 – Pacote de benefícios e doações de alimentos para as ONGs: Toda vez que um animal ganha um novo tutor, o Adote Petz realiza o repasse para a ONG responsável pelo bichinho, de 5kg de ração, que são disponibilizadas pela Premier Pet. As ONGs parceiras do Adote Petz também dispõem de um pacote de benefícios com descontos no preço de vários produtos e serviços, como medicamentos, vacinas e banhos.

• Iniciativa 5 – Projeto Válidos: Foi implantado neste ano e, desde maio, já foi o responsável pela doação de mais de 40 mil produtos próximos da data de validade, incluindo alimentos, medicamentos, acessórios e itens de higiene para as 80 ONGs parceiras.

Com Assessorias

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

In the news
Leia Mais