Uma seleção de livros para todos os estilos de amigos

Em 20 de julho é celebrado o Dia Internacional da Amizade. Ler Faz Bem selecionou alguns títulos para presentear aos amigos ou a si mesmo. Confira!

Cristina Nunes

Em 20 de julho é celebrado o Dia Internacional da Amizade. A data foi criada pelo médico argentino Enrique Ernesto Febbraro, que considerou a chegada do homem à Lua como um símbolo de união entre os seres humanos. E é tão bom ter amigos…

Amigos são preciosos. Eles nos jogam para o alto, quando estamos tristes. Cedem-nos suas solidariedade e compaixão. Cedem-nos seu amor, seu tempo e suas lições de esperança, quando enfrentamos dias nublados. São capazes de enxugar nossas lágrimas e nos ninar até que conciliemos o sono e vão nos esperar acordar, se perceberem que precisamos disso. Mas também nos dão puxões de orelha, quando pisamos na bola. Amigo de verdade pode até passar a mão na nossa cabeça, mas fala também o que precisamos ouvir. 

Vamos combinar que a vida fica muito mais fácil quando sabemos que temos amigos com quem contar. Vinicius de Moraes, o poetinha, que nos deixou há 40 anos, em 9 de julho de 1980, em seu Soneto do Amigo, dizia que “amigo a vida não explica, mas é o espelho da alma da gente que se multiplica”. Então, para comemorar a data presentar aquele amigo querido, seguem algumas dicas de livros para amigos de diferentes estilos. Porque ler faz bem e livros também podem servir de bons e queridos amigos. 

Então, um Feliz  Dia do Amigo com cada vez mais amigos para todos nós. Afinal, como canta Milton Nascimento, “amigo é coisa para se guardar do lado esquerdo do peito”. 

Vamos os livros. Confiram:

Amigo Nerd

Mitologia Nórdica’ – Neil Gaiman

Uma jornada da origem do universo até o fim do mundo. Quem, além de Neil Gaiman, poderia se tornar cúmplice dos deuses e usar de sua habilidade com as palavras para recontar as histórias dos mitos nórdicos. Fãs e leitores sabem que a mitologia nórdica sempre teve grande influência na obra do autor. Depois de servirem de inspiração para clássicos como Deuses americanos e Sandman, Gaiman agora investiga o universo dos mitos nórdicos. Em Mitologia nórdica, ele vai até a fonte dos mitos para criar sua própria versão, com o inconfundível estilo sagaz e inteligente que permeia toda a sua obra. Fascinado por essa mitologia desde a infância, o autor compôs uma coletânea de quinze contos que começa com a narração da origem do mundo e mostra a relação conturbada entre deuses, gigantes e anões, indo até o Ragnarök, o assustador cenário do apocalipse que vai levar ao fim no mundo.

Saiba mais aqui

Amigo saudável

Os Segredos Veganos De Isa’ – Isa Chandra Moskowitz

A missão deste livro é ajudar você a preparar pratos saborosos sem carne, com ingredientes frescos, para o dia a dia. A maioria das receitas não precisa de mais do que 30 minutos para ficar pronta, e mesmo as mais demoradas são práticas, pois permitem que você tenha tempo livre enquanto os ingredientes cozinham em fogo baixo ou douram no forno. São ensopados quentinhos e saladas fresquinhas, sanduíches que valem por uma refeição e refogados que alimentam um batalhão, receitas para o café da manhã, para o almoço de domingo e muito mais.

Saiba mais aqui

Amigo chef

As Deliciosas Receitas Do Tempero De Família’ – Rodrigo Hilbert

As receitas têm mais que sabores, têm ligações emocionais com a infância, o jeito de cozinhar da mãe, as histórias de família que beiravam o fogão. Rodrigo Hilbert transporta para seu livro, com quarenta e nove receitas e várias fotos incríveis para ensinar a fazer um delicioso salame caseiro ou um bolo de aipim que sua avó servia no café da tarde, a mesma irreverência com que apresenta o programa ‘Tempero de Família’, no canal GNT. Sua marca registrada é mesclar simplicidade no preparo das iguarias e descontração na hora de contar casos divertidos relacionados às receitas. O resultado é uma comida para alegrar a alma.

Saiba mais aqui

Amigo workaholic

‘Desligue’ – Suze Yalof Schwartz

Desligue é o guia definitivo para todos que já tiveram vontade de meditar, mas acharam que seria complicado demais, esquisito demais ou que não teriam tempo. Com uma abordagem moderna e divertida, Suze Yalof Schwartz derruba todos os mitos que transformam a meditação em uma tarefa árdua, mostrando como não é preciso ficar imóvel por um longo período nem conseguir ficar sem pensar em nada. O livro inclui diversas técnicas e dicas simples que permitem incorporar facilmente a meditação em sua vida. E prova que, ao se desconectar conscientemente por alguns minutos, você consegue acalmar os pensamentos, aliviar o estresse, retomar o foco, recarregar as energias e ser mais feliz.

Saiba mais aqui.

Amigo empreendedor

Papo Empreendedor’ – Reinaldo Domingos e Irani Cavagnoli

Iniciar um novo negócio exige muito trabalho, dedicação e uma pitada de talento. Mas, afinal, todo mundo pode ser um empreendedor? Baseados em suas experiências de sucesso, Reinaldo Domingos e Irani Cavagnoli ajudarão os leitores a enfrentar diversas dificuldades próprias do empreendedorismo por meio de um descontraído bate-papo com seis personagens fictícios e muito diferentes entre si. Certamente os leitores se identificarão com algum deles, assim como suas histórias. Além de dicas e valiosos exemplos, os autores abordarão a utilidade da aplicação da Metodologia DSOP no campo do empreendedorismo.

Saiba mais aqui