Dia Mundial da Meditação: 5 dicas práticas para meditar em casa ou no trabalho

Uso de aplicativos de saúde mental e emocional cresce 130% em 2021, aponta aplicativo de bem-estar. Confira dicas para meditar

Durante a pandemia, a saúde e o bem-estar tornaram-se pautas de extrema importância, principalmente pelos efeitos gerados pelo coronavírus. O isolamento social e os desafios do equilíbrio entre as vidas profissional e pessoal contribuíram para o aumento dos níveis de estresse, ansiedade e depressão. Isso provocou uma mudança no comportamento das pessoas, que passaram a priorizar outras formas de atividades para se sentirem bem.

Dentre as atividades mais buscadas como uma opção de manter o autocuidado neste período está a meditação. Considerada uma das alternativas mais naturais e acessíveis, a prática melhora a atenção e o foco, em especial as técnicas de mindfulness que apresentam resultados comprovados de melhora da força e resistência.

Dependendo da técnica escolhida, a meditação pode ser realizada em qualquer lugar e a qualquer momento do dia. Muitas empresas, inclusive, incluíram a meditação em seus programas de bem-estar a fim de amenizar os índices de estresse e melhorar a produtividade de seus colaboradores. E cada vez mais as pessoas têm olhado mais para o bem-estar integral e usado as soluções digitais como complemento às atividades presenciais, seja em casa, seja no trabalho.

Um levantamento realizado pela plataforma de bem-estar Gympass mostrou que o uso médio de aplicativos de saúde mental e emocional no primeiro trimestre de 2021 cresceu 130% em relação à média de utilização do ano passado inteiro. Só nos quatro primeiros meses do ano, o uso médio foi 54% superior ao do último trimestre de 2020. Esse aumento demonstra que

Com toda a negatividade nas notícias e o estresse da pandemia, a meditação tem sido uma parte tão vital para o meu próprio bem-estar mental. Em vez de pensar constantemente no que era tão caótico ao meu redor, a meditação me ajudou a manter as coisas em perspectiva para que eu pudesse me desenvolver no trabalho e ser capaz de me concentrar no que importa”, diz Julia Sharma, cofundadora e Chefe de Operações (COO) do Wellness Coach, um aplicativo disponível no Gympass.

5 dicas práticas para melhor experiência com a meditação

Para celebrar o Dia Mundial da Meditação, nesta sexta-feira (21/5), o Gympass traz cinco práticas que vão ajudar a ter uma melhor experiência na meditação, principalmente para as pessoas que ainda não adotaram a prática de meditar:

1. Data, hora e lugar marcado para meditar
Um ambiente fixo, limpo, organizado e aconchegante ajudará a treinar seu corpo e mente para que se sinta mais confortável e à vontade para iniciar a meditação com mais facilidade. Criar um ambiente que alimente um estado mais relaxado da mente por meio de aromas, cores e sons também deve ser considerado. Além disso, lembre-se de que estabelecer uma rotina é essencial, e um dos principais obstáculos para a meditação é encontrar um período de tempo e cumpri-lo todos os dias. No começo, você pode precisar reorganizar seu dia, mas é importante lembrar que o tempo dedicado à meditação é pequeno em comparação aos benefícios que você receberá.

2. Autoconhecimento: escute a si e seus pensamentos
Entenda quais seus objetivos no momento de reflexão. Questionar-se sobre seus verdadeiros desejos e objetivos e saber reconhecer seus pensamentos e sentimentos é muito importante e te trará um autocontrole e autoconhecimento que podem até mesmo despertar uma série de ideias, crenças, soluções e inspiração.

3. Comece do simples
Comece com pequenos intervalos sozinho com seus pensamentos. Um bom começo é começar. Por isso, a meditação é um ato humilde, que leva tempo e esforço para construir uma rotina estável. Algumas posições, técnicas de respiração ou duração de cada sessão podem parecer muito desafiadoras no início, mas se lembre sempre de que a jornada é mais importante do que o destino. Vá aumentando a duração e intensidade de sua prática aos poucos: comece com sessões de dois minutos e aumente gradualmente para cinco, dez, quinze minutos, por exemplo. Continue se desafiando até chegar ao ponto em que você nota que a meditação está bem incorporada à sua vida.

4. Seja paciente consigo mesmo
Concentre-se nos pequenos passos que você está dando para estar um pouco atento todos os dias. Meditar é aprender a se tratar com gentileza, não importa o que você esteja experimentando em dado momento da vida. Muitos fatores podem influenciar a percepção dos resultados que você terá, como a qualidade do sono, sua dieta atual, a quantidade de estresse a que você está submetido. Reconhecer suas emoções e aceitar um desempenho inferior de vez em quando não vão arruinar sua prática como um todo, além de ser uma etapa importante. A meditação traz à tona os sentimentos e emoções, portanto, analisar seus pensamentos o ajudará a reconhecer melhor cada um deles.

5. Use a tecnologia a seu favor
Uma demanda constante por mais foco e desempenho levou a vivenciar a era da ansiedade, o que explica as razões pelas quais a meditação se tornou popular atualmente. E uma ótima solução para os tempos de hoje é realizar aulas online para obter orientação. Existem diversas opções para vários níveis diferentes. Sessões longas ou curtas, sons da natureza ou espirituais, meditação guiada.

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