Dor nas costas: como tratar?

Sedentarismo e excesso de trabalho em home office pode causar dor nas costas. Saiba como prevenir e tratar

dor nas costas dor nas costas

Na maioria das vezes, a dor nas costas surge de uma causa benigna, atribuída à contratura muscular (dor miofascial) secundária ao estresse físico do dia a dia, a postura inadequada, principalmente relacionada à ocupação do paciente, e a baixa qualidade do sono. Nessas situações, medicações para dor (analgésico, anti-inflamatório ou relaxante muscular), costumam melhorar as dores, assim como repouso ou calor local.

Mas se mesmo com essas medidas as dores persistirem por cerca de 4 semanas, temos um sinal de atenção, que pode indicar que o caso é mais grave e exige uma analgesia mais potente para que o paciente saia da crise. O alerta é de Luiza Fouco, especialista da clínica e membro da comissão de Artrite Psoriásica na Sociedade Brasileira de Reumatologia. Ela é autora do e-book Dor nas Costas, que será lançado no dia 29 de abril, às 19 horas, nas redes sociais da clínica Cobra Reumatologia.

Neste dia, a autora participará de uma live no Facebook @cobrareumatologia mediada por Keila Prado, editora da KPMO, e contará todas as novidades e motivações que a levaram a se debruçar em uma temática tão importante. O livro faz parte da Coleção Cobra Reumatologia, uma série de produções que visa distribuir conteúdos confiáveis na área da saúde, diante de uma nova era que por vezes não se atenta à veracidade da informação.

Com uma narrativa bastante didática, a autora Luiza Fuoco apresenta todas as partes da coluna, os níveis de preocupação que os leitores devem ter em relação as dores nas costas, bem como as causas mais comuns de dores agudas e crônicas, entre outros pontos importantes que devem ser levados em consideração para se compreender a problemática.

O e-book também faz uma ampla análise sobre os diagnósticos e tratamentos – para cada tipo de dor, e outros pontos muito importantes, e pouco comentados, tais como; quais especialidades médicas estão envolvidas, cuidados com rotina, avaliação, medicamentos e cirurgias.

Ainda, a abordagem permeia no processo de decisão do profissional, em relação a como ele poderá saber o que há de errado em apenas uma consulta. E para os leigos, a autora não deixa de falar sobre quais medidas tomar para que não tenha mais dores na coluna e também reponde às dúvidas comuns. O e-book estará disponível no site da clínica após o lançamento.

In the news
Leia Mais