Einstein oferece ensino gratuito a profissionais de saúde

Agenda Positiva destaca Academia Digital do Einstein, Fórum Brasil (sobre câncer e doenças cardiovasculares) e Intermodal Digital Saúde

Há mais de 30 anos partilhando conhecimento para auxiliar na formação de profissionais da saúde, desde o ensino técnico, até cursos superiores e de pós-graduação, a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein acaba de lançar sua Academia Digital, plataforma online de ensino continuado gratuito. O conteúdo multidisciplinar contempla todas as especialidades relacionadas à área da saúde, reunindo médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, dentistas, psicólogos, bem como profissionais de gestão em Saúde, Pesquisa, Educação, Transformação Digital, Inovação, entre outros.

A plataforma do Einstein disponibiliza um grande acervo, com mais de 300 conteúdos iniciais, que serão ampliados semanalmente e que podem ser acessados a qualquer hora por meio de dispositivos como computadores, smartphones e tablets, inclusive off-line, com materiais personalizados em áudio, vídeos e textos, além de exercícios, enquetes e declarações oferecidas aos profissionais. Dentre o material disponibilizado, o usuário poderá acessar reuniões científicas, eventos, aulas para residência, lives, webinars, entre outros.

Futuramente, serão adicionados à plataforma novas funcionalidades e materiais do Ensino Einstein, como a Atualização Médica Personalizada (AMP), criada com metodologia de aprendizagem adaptativa e algoritmo baseado no uso inteligente de dados, com informações individualizadas sobre preferências de navegação.

O acesso ao conteúdo da Academia Digital Einstein ocorre de forma gratuita e não necessita de cadastro prévio. No entanto, criar uma conta gratuita na plataforma permite personalização do material, favoritar itens para consultas posteriores e emitir declaração, além de acessar outras funcionalidades para o usuário. Posteriormente, o serviço contará com uma área para assinantes pagos, com novas possibilidades, como participação de reuniões ao vivo e interação com os profissionais do Einstein.
Para acessar a Academia Digital Einstein, basta entrar em https://www.academiadigital.einstein.br

 

Câncer e doenças cardiovasculares em debate

Somente entre 1º de janeiro e 20 de julho deste ano, mais de 222 mil pessoas morreram no Brasil vítimas de doenças cardiovasculares e, segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), em 2020, as mortes por câncer no País atingiram 232 mil pessoas. Para fomentar a discussão de temas que afetam diretamente a saúde dos brasileiros e que são as duas principais causas de morte no país e no mundo, o Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL) promove o “II Fórum Brasil: Câncer e Doenças Cardiovasculares, Desafio de Todos” nos dias 28 e 29 de julho, com a presença de 25 palestrantes nacionais e internacionais.

O principal objetivo do II Fórum Brasil do LAL é contribuir para o desenho e implementação de estratégias para as políticas públicas de saúde que atendam às necessidades da população afetada por tais enfermidades. O evento é gratuito e as inscrições devem ser feitas no site do LAL. A programação da quarta-feira, 28, será dedicada à oncologia e na quinta-feira, 29, o evento se concentra nas doenças crônicas e cardiovasculares.

Entre os destaques do dia 28 estão temas como os desafios da Oncologia no Brasil e as diretrizes de prevenção e controle do câncer e o financiamento dos diagnósticos e tratamentos. Dentre os debatedores deste dia estarão Rogério Scarabel, diretor da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS);  Renato Freire Casarotti, presidente da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge), e as deputadas federais Carmem Zanotto, presidente da Frente Parlamentar Mista de Saúde, e Silvia Cristina, presidente da Frente Parlamentar pela Luta contra o Câncer.

A programação do dia 29 dedica, principalmente, ao enfrentamento das doenças cardiovasculares como infarto do miocárdio e insuficiência cardíaca, levando em consideração o envelhecimento da população e os fatores de risco como, por exemplo,  colesterol e hipertensão. O workshop internacional sobre as valvopatias, doença que impacta o funcionamento das válvulas do coração, terá com ênfase o impacto da febre reumática, que atinge principalmente populações de países em desenvolvimento como o Brasil, e o envelhecimento, mais prevalente nos países europeus.

O debate reunirá especialistas para compartilhar experiências de enfrentamento e ações de políticas públicas desenvolvidas nesses países e que podem nos inspirar a criar diretrizes de enfrentamento da doença, considerando o aumento da expectativa de vida no Brasil. Participam os cardiologistas brasileiros Ariane Macedo (Santa Casa de São Paulo); Fabio Gaiotto (Incor) e José Armando Mangione (BP, a Beneficência Portuguesa). São convidados dois representantes de organizações de pacientes internacionais: Wil Woan, da Heart Valve Voice, do Reino Unido, e Carlos Castro, da Pacientes de Corazón, do México.

Para conferir a agenda e outras informações basta acessar o portal do LAL.

Encontro sobre a cadeia de suprimentos da saúde

Um encontro exclusivo com especialistas da área da saúde para analisar os diversos aspectos da logística e da cadeia de suprimentos do setor, com conteúdos de alta qualidade para enriquecer o debate sobre os desafios e as inovações para o transporte e a distribuição de insumos e produtos do segmento. Este é o propósito do Intermodal Digital Series – Saúdeevento online e gratuito que ocorre nesta terça-feira, 27, a partir das 10 horas. A iniciativa combina o universo da Intermodal (plataforma de negócios para os setores logístico, de transporte de cargas e comércio exterior) e da Hospitalar, o maior evento de saúde do Brasil e da América Latina.

Entre os profissionais do setor que participam do encontro online está André Iaconelli, co-fundador da Zaga, plataforma inteligente de gestão voltada para a área da saúde, que participa do painel de abertura do evento, sob o tema “O Potencial do Last Mile para a Distribuição Interna”, às 10 horas. Quem também está neste painel é Ricardo Canteras, diretor comercial e de operações da Temp Log, operadora logística especializada em soluções de armazenamento e transporte para a indústria farmacêutica.

Logo após, às 12h30, será a vez da palestra “Os 5P’s da Medicina do Futuro: Tecnologias Aplicadas na Distribuição Urbana Integrada”, com Raimundo Nonato, diretor da Intersystems do Brasil, desenvolvedora de soluções e tecnologias para diferentes mercados, .

Outro painel de destaque, que encerra a programação do Intermodal Digital Series – Saúde, é o que aborda “A Digitalização da Cadeia de Suprimentos e de Compras”, às 14h, com a participação de mais nomes de peso do setor. Como Alexandre Brasil, diretor de operações da Zambon no Brasil, laboratório dedicado à produção de medicamentos voltados a problemas respiratórios, neurológicos, gástricos, entre outros.

Quem também participa deste bate-papo são Abel José Júnior, gerente executivo de planejamento logístico da Dasa, a maior rede de saúde integrada do país, e Fábio Marins, diretor de customer experience da Vyttra Diagnósticos, uma das maiores empresas brasileiras na fabricação e distribuição de equipamentos e reagentes para o mercado de diagnósticos in vitro.

Para saber mais e se inscrever, acesse – https://bit.ly/3eFWmZx .

Empresas buscam startups com soluções na área de saúde

A farmacêutica Bayer e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) são alguns dos participantes do Startups Connected , programa da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) , que tem como principal objetivo promover a conexão entre startups e empresas já estabelecidas para o desenvolvimento de soluções na área de saúde. As inscrições estão abertas até 30 de julho. A expectativa é que cerca de 200 startups se inscrevam, tendo em média 30 por desafio. Haverá, ainda, um desafio para startups situadas na Alemanha.

Em sua sexta edição, o programa terá sete desafios, cada um deles liderado por uma empresa ou instituição âncora: BASF, Bayer, Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH) de São Paulo, GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Siemens e Voith. As inscrições devem ser realizadas por meio do site da iniciativa e as startups selecionadas para o top 5 de cada desafio apresentarão seus projetos para a banca da empresa.

A avaliação para escolha das campeãs levará em conta critérios como o grau de aderência, inovação, valor da proposta, potencial de mercado, análise de maturidade, modelo de negócio, estrutura comercial e de vendas, além dos aspectos jurídicos, financeiros e contábeis. O anúncio das sete vencedoras será feito no dia 1 de setembro, por meio das redes sociais da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo.

Depois de escolhidas, as startups irão se reunir com as empresas-âncoras em uma imersão, guiada pela AHK-São Paulo, em parceria com uma consultoria especializada, para conceber e desenhar o plano de projeto que será realizado ao longo dos próximos seis meses. Ao final do programa, em fevereiro de 2022, ocorrerá o Demo Day, encontro de encerramento no qual empresas e startups apresentarão seus projetos e resultados.

Após o encerramento do programa, será realizada uma análise da experiência entre as startups e empresas, que ajudará ambas as partes a definirem os próximos passos da parceria, pós-aceleração. As startups participantes terão acesso a diversos benefícios, como intermediação de contatos, participação em workshops exclusivos, assessoria em diversas áreas, ajuda de custo para compra de materiais e contratação de serviços, associação à AHK São Paulo por um ano e possibilidade de obter recursos do Edital SENAI de Inovação.

O Startups Connected acontece desde 2015 e já realizou mais de 1 mil conexões, acelerou cerca de 100 projetos, lançou mais de 50 desafios de inovação e gerou dezenas de negócios. Além disso, por dois anos consecutivos, em 2019 e 2020, esteve no top 10 do ranking 100 Open Startups entre os ecossistemas de startups mais importantes do Brasil. Para participar dos desafios, a startup deve estar situada no Brasil ou na Alemanha e ter uma equipe de, no mínimo, três pessoas, com mais de 18 anos.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.startupsconnected.com.br.

Live sobre Atenção Primária na pandemia

A Atenção Primária é um conjunto de ações com o objetivo de desenvolver cuidado integral que impacte positivamente na saúde e no bem-estar das pessoas. Na pandemia do coronavírus, essa área de atendimento em saúde se tornou ainda mais relevante. Para discutir a “Atenção Primária e sua importância na pandemia de Covid-19”, a Abramge– Associação Brasileira de Planos de Saúde promove live nesta quarta-feira, dia 28 de julho, às 19 horas.

O foco do evento será a prevenção, orientação, diagnóstico precoce e acompanhamento contínuo do paciente.  Essas ações foram essenciais para garantir o tratamento adequado aos portadores de Covid-19. Também será debatido o próximo cenário, visto que a vacinação no Brasil  está avançando.

A live da Abramge, com apoio da LIBBS, contará com a participação da CEO da Keralty Brasil, Alexandra Malagon; do diretor executivo técnico do Grupo NotreDame Intermédica, Luiz Celso Dias Lopes; e do superintendente executivo da Bradesco Saúde e Mediservice, Paulo Cesar Prado Jr. A moderação ficará a cargo do presidente da Universidade Corporativa Abramge, Carlito Marques.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas aqui

Gestão de medicamentos para a população de risco

A inovação sempre esteve presente no cotidiano das pessoas. Entretanto, as mudanças que a pandemia trouxe para o mundo fizeram com que o setor da saúde avançasse o desenvolvimento de novas tecnologias para atender as necessidades, não só relacionadas à Covid-19, mas do setor como um todo.

Para discutir essa nova realidade e como a inovação impactou a gestão de medicamentos, a Aliança para a Saúde Populacional – ASAP, promove, no dia 29 de julho, às 18h, o webinar “Práticas de Gestão sobre Medicamentos e População de risco”. O encontro virtual terá a participação de Leopoldo Veras, diretor associado de negócios PBM e alianças da ePharma.

Durante o evento, Leopoldo destacará o cenário atual da saúde, o perfil da população de risco e como a integração de dados pode trazer mudanças para a gestão de medicamentos para esse público, com foco na qualidade de vida e promoção da saúde. O executivo da ePharma também vai falar sobre como a inovação em saúde e como a integração entre os players pode trazer melhorias para a sustentabilidade do setor.

O webinar será transmitido pelos canais da ASAP (LinkedIn, YouTube e Facebook). Para acompanhar, basta acessar o link https://www.youtube.com/watch?v=QLY7hZRecy0 no dia e horário do evento.

Webinar Científico GRAACC aborda retinoblastoma

O hospital referência no tratamento de câncer infantojuvenil prepara mais um Webinar Científico GRAACC com a temática“Conhecendo o Retinoblastoma”. O evento on-line, apresentado por Carla Macedo, oncologista pediátrica do GRAACC, é direcionado para médicos, profissionais da saúde e estudantes para discutir os avanços no tratamento do câncer de retina, o tumor maligno intraocular mais frequente entre crianças, sendo os dois anos, a idade mediana de diagnóstico.

Diagnóstico precoce, exame de fundo de olho e modalidades terapêuticas como a quimioterapia intravítrea, intra-arterial, endovenosa, sistêmica, crioterapia, braquiterapia e laserterapia e as medidas que promovem impacto positivo na qualidade de vida dos pacientes serão os destaques desta edição do evento. O evento tem apoio do Instituto Helena Florisbal e colaboração da Dummy Filmes.

Biblioterapia é destaque em evento sobre cooperativismo

A biblioterapia é um processo interativo secular que integra valores e ações se utilizando da leitura de textos e dos comentários que participantes podem fazer. Já no Egito e na Grécia antigos, as bibliotecas eram chamadas de ‘Tesouros dos Remédios da alma’, ‘Medicina da Alma’ e ‘Casas da Vida. Para divulgar mais essa terapia, em tempos de coronavírus, neste sábado, dia 31 de julho, das 9 às 17h, acontece o “Dia C − Dia de Cooperar − Juntos vamos mais longe!”.

O evento é organizado pela Data Coop (Cooperativa de Trabalho de Bibliotecários, Documentalistas, Arquivistas e Analistas da Informação Ltda, do Rio de Janeiro) e a Biblio Ideias, encerrando o mês do Cooperativismo. Ao longo do dia, dez atividades colaborativas, que contam com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Rio de Janeiro (Sescoop/RJ), serão realizadas totalmente online por meio de lives gratuitas, contemplando diferentes públicos.

As dinâmicas começam às 9h, com quatro eventos simultâneos: “Vivência para conexão com realização e propósito”, conduzido por Ana Paula Santos; a oficina “Corpo em movimento também no home office”, com Vinicius de Oliveira; a atividade “DIY: Suporte de Planta de Macramé”, com Luiz Design Verde; e a live “Óleos essenciais e as emoções”. Em seguida, a partir das 10h, os interessados poderão participar de uma sessão de biblioterapia com Jaqueline Miguel, abordando temas como esperança, novos tempos, momento de recomeçar.

Às 12h, Marcelle Rebelo comandará a oficina de “Escrita criativa”. Logo após, às 13h30, Judite Resende lidera o encontro “Joyfulness – Mais que uma prática, um estilo de vida”. A partir das 14h30, André Barroso promoverá a “Oficina de Ilustração”. Na sequência, às 16h, Vania Alves fará uma apresentação de contação de histórias, com o tema “Hora do Conto: Lun e os Dinossauros na Magia da informação”, atividade voltada para crianças. Encerrando os trabalhos, Lena Gal conduz a “Vivência Poema em Diálogo”.

Todas as lives serão transmitidas pelas redes sociais da Data Coop, e as gravações ficarão disponíveis no canal YouTube da cooperativa, exceto a sessão de biblioterapia, que será realizada em uma sala virtual. Nesse ambiente reservado, a identidade dos participantes ficará preservada. Para ter acesso à biblioterapia será necessário fazer inscrição prévia para receber um link privado.
Informações no link.

Com Assessorias (em atualização)

LEIA TAMBÉM

Inclusão social: como ampliar o acesso à Libras, a língua brasileira de sinais
Rede hospitalar está preparada para uma terceira onda da Covid?
5 mitos e verdades sobre a quimioterapia oral no combate ao câncer
Por Favor, Compartilhe!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

In the news
Leia Mais