Elas superaram o câncer. E hoje dão lição de vida

Shoppings apresentam exposições fotográficas para resgatar autoestima de ex-pacientes, que também contam suas histórias, incentivando outras mulheres

Fernanda Chahin criou próteses de alpiste para vencer o desconforto e hoje ajuda outras mulheres (Foto: Divulgação)
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
Já sem as mamas, minha autoestima despencou e pensei em encontrar uma solução rápida, que me trouxesse a alegria de poder usar minhas roupas novamente e me sentir segura. Veio a ideia de construir uma prótese externa, que eu pudesse colocar, enquanto aguardo a próxima cirurgia”.
O relato é de Fernanda Chahin Bali de Aguiar, que criou próteses feitas – quem diria – de alpiste! A solução se molda perfeitamente ao peito, não esquenta, não incomoda e dá a aparência natural de mamas no sutiã. A partir de sua experiência pessoal, ela criou a Ong Mamas do Amor, que confecciona e doa as próteses externas a mulheres que não podem pagar.
O projeto começou em 2016 e até o final de 2018 já havia entregue mais de 7 mil próteses para mulheres no Brasil, Costa Rica, Paraguai e países da Europa e África. Nesta sexta-feira, dia 18, o público vai conhecer a emocionante história de vida e solidariedade de Fernanda no Raposo Shopping, em São Paulo.
A vendedora Cristina foi fotografada por Carla Durante
Fabiana foi clicada por especialista em ensaios subaquáticos

O espaço também recebe a exposição “Mulheres no Espelho – Força e Renascimento”, do Instituto Viver Hoje. A mostra fotográfica traz as histórias de superação e força de 15 pacientes do Hospital Santa Marcelina de São Paulo, que enfrentaram o câncer de mama. A mostra, que vai até 31 de outubro, alerta sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e promove a autoestima em mulheres que estão em tratamento.

Além das fotos, a exposição traz depoimentos em vídeo das 15 mulheres sobre os maiores desafios no processo de superação da doença e dicas valiosas sobre a prevenção da doença. “Depois de passar por um câncer de mama , você  aprende que precisa aproveitar tudo que a vida tem de bom”, disse a vendedora Cristina Patricia de Aguiar.

Grávida quando descobriu um nódulo no seio, Joice Souza, 32, pensou que não iria ver a filha Sofia completar seu primeiro ano de vida. “Estou muito feliz por estar superando a doença e servir de esperança para tantas outras mulheres. Somos guerreiras, cada uma com uma história”, contou. “Me senti uma diva”, disse, ao ver a exposição.

“Me senti uma diva!’, diz Joyce, fotografada por Jaiel Prado e Simone Silvério

exposição ficará em cartaz em estações de metrô, shoppings, no Hospital Santa Marcelina, na Galeria Studio Trend (Alto de Pinheiros) e até no Sport Clube Corinthians. Quem perder a exposição em outubro, ainda poderá conferir a mostra na estação Fradique Coutinho de 1 a 30 de novembro. Além de São Paulo, a mostra estará em cartaz na cidade de Mirinzal (Maranhão).

Viviane, clicada por Jaiel Prado e Simone Silvério
Edir, clicada por Jaiel Prado e Simone Silvério

De acordo com Cristina Gomes, presidente do Instituto Viver Hoje, desde o lançamento, em Nova York (EUA), nos anos 1990, a Campanha Contra o Câncer de Mama cresce pelo mundo com o objetivo de alertar, chamar ao autoexame e à necessidade de controle rigoroso assim como compartilhar informação, apoio e carinho.

As 15 ‘modelos’ foram clicadas por grandes profissionais da área. Entre eles, os fotógrafos da Galeria da Studio Trend, Simone Silvério e Jaiel Prado, ambos certificados pela conceituada associação americana de fotógrafos profissionais, a PPA-Professional Photographers of America,  e pela fotógrafa Carla Durante, especialista em ensaios subaquáticos.

Para a fotógrafa Simone Silvério, especialista em ensaios de família, o olhar de cada uma das mulheres que foram fotografadas é uma aula de positivismo. “Um dia ao lado dessas mulheres me deu nova dimensão do que é perspectiva, coragem e fé”, salientou a fotógrafa.

Exposição dá voz a mulheres que tiveram câncer

O Shopping Center Norte receberá, a partir de 19 de outubro, a galeria Revele o Rosa, uma exposição realizada pela marca Piccadilly, em parceria com o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, que tem como objetivo dar vozes às mulheres que tiveram câncer e de ampliar a visibilidade ao tema que aborda essa doença, que muitas vezes é silenciosa.

São 12 telas pintadas pelas artistas Tânia Turcato, que já viveu o drama da doença, e Laura Sichetti, que acompanhou de perto a luta de sua avó contra o câncer de mama.Cada obra da galeria retratará um momento especial da batalha de cada mulher contra o câncer. As produções contam com gravações sonoras dos relatos das pacientes e que podem ser ouvidas por meio de headphones. Há também material impresso como apoio.

Com assessorias

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!