Em tempos de crise, como equilibrar corpo, mente e bolso?

Roda de conversa do Portal ViDA & Ação dia 15 de maio, no Centro do Rio, mostra os impactos da saúde financeira na saúde integral e aponta soluções. Inscrições já estão abertas

Rosayne Macedo
II SuperAção tem inscrições abertas

Com a crise econômica no país, muitas famílias tiveram que ajustar seus orçamentos. Alguns perderam o emprego e entraram em depressão. Outros, estão se arriscando ou se realizando em seus projetos e sonhos, tornando-se empreendedores por necessidade ou por oportunidade. Qualquer que seja o desafio profissional, é importante ter equilíbrio do corpo, da mente e, é claro, também das finanças. Afinal, dizem que dinheiro não traz felicidade, mas que ajuda, ajuda. Então, como a crise pode impactar a saúde física, mental e até moral do indivíduo? E quais as estratégias para enfrentá-la, sem perder o equilíbrio?

Estas questões serão respondidas na segunda edição de SuperAção, a roda de conversa sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida promovida pelo Portal ViDA & Ação. Aberto ao público em geral, especialmente executivos, profissionais e empreendedores, o evento acontece no Espaço Ideal Eventos, no Centro do Rio de Janeiro, no próximo dia 15 de maio, terça-feira, das 17h30 às 21h30. As inscrições já estão abertas, com taxa simbólica de R$ 20 (veja aqui). As vagas são limitadas.

O evento traz como convidados o coach financeiro Alexandre Prado (Núcleo Expansão); o consultor em Vendas e Marketing Humberto Gondin; o especialista em produtividade digital Raoni Luna (Cerebrando); a psicóloga Renata Viegas (Equipe Saúde Plena) e o empreendedor Tarcísio Melo, o Doutor Inovação (Indústria da Solução). A mediação é da editora do ViDA & Ação, a jornalista Rosayne Macedo.

A programação conta com dinâmica de relaxamento e sorteio de brindes. Haverá o ‘momento networking saudável’, onde os participantes poderão se apresentar e trocar cartões,  enquanto a casa servirá deliciosos crepes e tapiocas (consumo opcional, por comanda individual).

Confira a programação de palestras

– ‘Dinheiro não traz felicidade – será mesmo?’ – Alexandre Prado (coach financeiro)

–  ‘A corrida como Rivotril’ –  Humberto Gondin (consultor em vendas)

– ‘Tempo é dinheiro e mais qualidade de vida’ – Raoni Luna (especialista em produtividade digital)

– ‘Prevenir é melhor que remediar’ – Renata Viegas (psicóloga e arteterapeuta) 

–  ‘Inovar é preciso, viver bem também’ – Tarcísio Melo (engenheiro e empreendedor)

Mais sobre os palestrantes

Alexandre Prado participa do II SuperAÇÃO
Alexandre Prado vai falar sobre as ferramentas do coaching financeiro (Foto: Divulgação)

ALEXANDRE PRADO – É fundador e presidente da Núcleo Expansão (www.nucleoexpansao.com.br), empresa criada em 2008 com a missão de inspirar e atuar no desenvolvimento da excelência pessoal e organizacional. Durante quase 25 anos trabalhou como executivo de empresas nacionais e multinacionais, e xercendo cargos de diretoria e presidência, na gestão estratégica e no desenvolvimento de pessoas, equipes e corporações. Tem no currículo pós-graduação em Administração Financeira, MBA em Mercados Financeiros e mestrado em Economia, e também treinamentos e cursos de extensão em universidades de Nova Iorque, Boston e Oxford, assim como FGV e outras instituições brasileiras renomadas. É Sênior Master Coach com mais de 2.000 horas de atendimento de coaching, treinador de milhares de pessoas e consultor de grandes empresas nacionais e multinacionais. No II SuperAção, vai falar sobre Coaching financeiro, que permite à pessoa identificar crenças (funcionais e disfuncionais) e hábitos financeiros. O objetivo é entender sua situação atual para então traçar metas objetivas e alcançáveis e começar a fazer uma série de exercícios diários para atingir os objetivos estabelecidos.

Humberto Gondin
Ex-gerente de vendas e marketing, Humberto Gondin mostra como corrida pode alivar o estresse (Foto: Divulgação)

HUMBERTO GONDIN – Formado em Marketing, com MBA em Administração Estratégica, Humberto Gondin passou 29 dos seus 46 anos dentro da mesma empresa onde entrou como estagiário. Mas a crise que explodiu em 2016 o levou ao adoecimento. Como gerente de vendas e marketing, foi obrigado a dispensar muitos chefes de família. Entrou em depressão. “Uma empresa que guardo no coração, porém, pedi desligamento em razão de estresse e perda da motivação”, conta ele, que encontrou na corrida o seu “Rivotril”. Professor nas disciplinas de Marketing e Vendas, hoje atua como consultor em vendas e marketing e ministra palestras e cursos in company. No momento, planeja abrir um pequeno negócio na Região Serrana do Rio para ter ainda mais qualidade de vida.

Raoni Luna
Raoni Luna mostra como organização digital pode representar mais qualidade de vida (Foto: Divulgação)

RAONI LUNA – Especialista em Produtividade Digital, ministra cursos que ensinam como se tornar mais produtivo através do uso de ferramentas digitais. Com graduação em Desenho Industrial pela UFRJ e MBA em Comunicação Estratégica pelo Instituto Infnet, sempre buscou se aprimorar nas mais diversas áreas da vida, a fim de encontrar soluções que auxiliem o desenvolvimento pessoal e, consequentemente, aumento da qualidade de vida.  Há dois anos e meio, deixou a empresa onde trabalhava para se tornar empreendedor. “Eu tinha um plano, algum dinheirinho guardado. Não saí por sair, sem um plano B. Quem pode deve correr atrás do que quer”, conta ele. Criou a empresa Cerebrando (www.cerebrando.com) e seus conhecimentos hoje são disseminados em forma de cursos e conteúdos digitais, podendo beneficiar qualquer pessoa ou profissional de quaisquer áreas de atuação. No II SuperAção, ele vai mostrar também como a procrastinação pode ser uma inimiga na nova rotina, seja em home office, seja num trabalho formal.

Renata Viegas
A psicóloga Renata Viegas vai mostrar como cuidar da saúde emocional (Foto: Divulgação)

RENATA VIEGAS –  Especialista em Psicologia Clínica e Hospitalar, arteterapeuta e orientadora profissional, Renata Viegas vai falar no II SuperAÇÂO sobre a crise financeira e seus aspectos emocionais, mostrando o  corpo que adoece e as estratégias possíveis de autocuidado. Ela se formou em Psicologia na PUC-RJ há 11 anos. É especialista em Psicologia Clínica pela Faculdade Lusófona (2015) e Psicologia Hospitalar pela Santa Casa do Rio do Janeiro (2009). Atua como arteterapeuta pelo Espaço Terapeutico Psi desde 2017. Como coordenadora do Setor de Psicologia da Equipe Saúde Plena (www.equipesaudeplena.com.br), realiza atendimento atendimentos corporativos com dinâmicas de relaxamento e palestras, além de prestar atendimento em consultório. Atuando desde 2007 no Rio e São Paulo, a Equipe Saúde Plena reúne 84 profissionais de 16 especialidades e presta serviços in company, além de atendimento ambulatorial. 

Tarcisio Melo
Tarcisio Melo, o Doutor Inovação, fala como o empreendedorismo mudou a sua vida (Foto: Divulgação)

TARCISIO MELO – Mais conhecido como ‘Doutor Inovação’, é engenheiro mecânico pela Uerj e de Segurança do Trabalho pela UFF, com MBA em Gestão Ambiental (Coppe-UFRJ). Em 2015, após ganhar o prêmio Acelera Start Up da Fiesp em 2015 com o projeto ‘tela de bloqueio’, pediu demissão de uma grande empresa, onde trabalhava há 11 anos, para se tornar empreendedor. Criou e administra a Indústria da Solução (www.industriadasolucao.com.br/) para fazer a conexão entre empresas que, mesmo na crise, precisam de serviços e estão dispostas a contratar quem possa atender suas necessidades. A rotina estressante, equilibrando na ponte aérea Rio x São Paulo a rotina de trabalho, casa e família e projetos inovadores, lhe rendeu uma gastrite, tratada com alimentação equilibrada e outros cuidados. As 44 anos, Tarcisio continua investindo a cada dia em novas invenções para romper paradigmas e inserir a inovação no dia a dia dos empreendedores brasileiros.

Sobre o SuperAÇÃO

Este é o nome de uma das seções de ViDA & Ação, dedicada a trazer histórias de vida e resiliência. O objetivo é que exemplos reais possam servir de inspiração a quem busca mais saúde, bem-estar e qualidade de vida, propósitos do portal. A primeira edição foi realizada no dia 30 de novembro de 2017, no lounge da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

Sobre o tema “Saúde emocional na pauta”, a roda de conversa tratou de temas como assédio moral e sexual no ambiente de trabalho e transtornos de ansiedade, depressão, pânico e dependência química. Cerca de 50 pessoas estiveram presentes, na maioria, jornalistas e profissionais de saúde. Veja mais aqui! 

Serviço:

II SuperAção – Equilibrando corpo, mente e bolso
Data: 15 de maio, terça-feira, das 17h30 às 21h30
Local: Espaço Ideal Eventos – Rua Santa Luzia 760 – sobrado – Centro – Rio de Janeiro/RJ (perto do Metrô Cinelândia)*
Investimento e inscrições: R$ 20, com pagamento aqui

Realização: Portal ViDA & Ação
Parceria: Espaço Ideal Eventos
Apoio: Equipe Saúde Plena, Indústria da Solução, Cerebrando e Núcleo Expansão
Mais informações: eventos@vidaeacao.com.br / (21) 2578-3275 / 98117-7187

* O consumo durante o evento é  facultativo, mediante comanda individual

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.