Encontros online debatem efeitos da pandemia em idosos

Campanha de doação de sangue no Inca; fórum sobre pneumonia na gravidez, bate papo sobre constelações familiares: confira nosso roteiro semanal de atividades gratuitas

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, os idosos foram classificados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como grupo de risco. Com a orientação para o isolamento, há dados de aumento de sintomas de ansiedade, depressão, sentimentos de medo e angústia, o que contribui para a diminuição da qualidade de vida, com impactos significativos na saúde mental dos idosos.

A Maturidade Positivo, programa da Universidade Positivo voltado a pessoas com mais de 50 anos, promove encontros on-line para debater os efeitos da pandemia nos idosos. Ao todo, são seis rodas de conversa, que acontecem quinzenalmente, às 14h, via Google Meet. Para participar é preciso enviar mensagem de  WhatsApp para o número (41) 99964-2659.

Os encontros, mediados pelas psicólogas Jealice Soares e Luana Ciriaco, permitem a troca e amparo mútuo. O objetivo é criar um espaço no qual os idosos se sintam seguros para expor seus sentimentos e dúvidas, com informações de qualidade e acolhimento psicológico.

Além desses encontros, a Maturidade Positivo oferece outras atividades realizadas remotamente, como cursos de Idiomas, Meditação, Filosofia, Estimulação Cognitiva, Atividade Física e aula de como utilizar smartphones. Mais informações pelo e-mail maturidade@up.edu.br ou por meio do WhatsApp Business (41) 3068-7724.

Fórum gratuito sobre pneumonia na gravidez

A Perinatal realiza, no próximo dia 10 (quarta-feira), às 19h,  o ‘Fórum Pneumonia por SARS-COV-2 na Gravidez’, no Zoom Meeting. A palestra contará com a presença de especialistas que irão debater sobre diagnóstico e tratamento clínico da doença, papel da anestesiologia e ventilação mecânica. Estarão em vídeo o Roger Rohloff, coordenador geral da UTI da Mulher da Perinatal; Rodrigo Montebello, coordenador de Anestesiologia da Perinatal da Barra; Renato Braga Luna, coordenador da UTI da Mulher Perinatal Barra, e José Maria Lopes, neonatologista e diretor presidente da Perinatal.

Banco de Sangue do Inca precisa de doações

Dia 14 de junho é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Quem já é doador e pessoas que desejam passar a doar, podem procurar o Instituto Nacional do Câncer. O Banco de Sangue do Inca funciona de segunda a sexta de 7h30 às 14h30 e sábado de 8 às 12h na Praça Cruz Vermelha, 23, 2º andar. Agendamentos não são obrigatórios, mas podem ser feitos para quem preferir, pelos telefones: (21) 3207-1021 ou (21) 3207-1580, entre 8h e 15h, de segunda a sexta.

O Incalembra que nos períodos próximos a feriados, as doações caem e, nesta semana teremos um feriado na quinta-feira, quando o Banco de Sangue estará fechado. Doar sangue é seguro e por conta da pandemia, o acesso ao INCA e ao Banco de Sangue está com cuidados redobrados.

Bate papo sobre relacionamentos à luz de constelações familiares

A colocação de constelações familiares é uma forma de reunificação familiar dentro da alma. Todos os espaços de nossas vidas se realizam dentro de relacionamentos. Não importa para o que se olha: se para a família, os amigos, a área profissional ou para a empresa Sempre nos deparamos com relacionamentos.

Para falar sobre tema, Peter Spelter (professor de Filosofia, Teologia, Alemão e Pedagogia) e Tsuyuko Jinno-Spelter (tradutora de vários livros de Bert Hellinger), organizam uma série de bate papos sempre às terças-feiras, das 8h às 8h30, e as quartas-feiras, das 17h às 17h30. Qualquer pessoa que quiser participar precisa apenas acessar o programa de plataforma de videoconferência Zoom e fazer a inscrição com Margareth – (11) 96446-0511 -, informando o nome, o número do WhatsApp e a cidade onde mora.

Live debate pesquisas, tratamento e vacina da Covid-19

A Central Nacional Unimed tem incentivado discussões acerca do atual cenário de pandemia que vivemos e as expectativas para o futuro. Nesta terça-feira (09), às 10h, a cooperativa reúne um time de especialistas para abordar os tratamentos sendo utilizados, em que fase estão as pesquisas sobre a doença e sua vacina e quais as reais perspectivas sobre o combate ao novo coronavírus.

Participarão da conversa Donizetti Dimer Giamberardino Filho, 1º vice-presidente do Conselho Federal de Medicina; Leandro Tavares, vice-presidente médico e de serviços da Rede D’Or São Luiz; Moysés de Oliveira Lima Filho, cardiologista intervencionista da Unimed Ribeirão Preto; Lauro Ferreira, médico infectologista e consultor médico da Central Nacional Unimed, que mediará o debate. A live continuará disponível gratuitamente no link até 9/7. Inscreva-se e assista pelo link: https://videos.netshow.me/t/NrJNLjudtLw

Para profissionais de saúde

Sírio Libanês lança programa de webinars gratuitos

O Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa está lançando o Sírio-Libanês Webtalks”, um programa de webinars gratuitos para profissionais de saúde de todo o Brasil trocarem informações sobre a Covid-19. Esses eventos acontecerão uma vez por semana, pelo YouTube, sempre às terças-feiras a partir das 20h. A proposta do Sírio-Libanês Webtalks” é criar uma plataforma de conteúdo na qual os participantes terão acesso a informações de fonte segura e que possam efetivamente ajudar a guiar as estratégias de tratamento.

O formato do webinar visa incentivar a troca de experiências entre especialistas do corpo clínico do Sírio-Libanês, seus convidados e os participantes. Na primeira parte de cada evento, o tema será discutido por dois especialistas e, em seguida, serão 30 minutos de perguntas e respostas. As dúvidas serão enviadas pela plataforma de transmissão do YouTube e um moderador trará as perguntas do público para os apresentadores. “Percebemos que muitos profissionais nos procuravam para indagar da experiência do Sírio-Libanês nos cuidados com a Covid-19. Por ser uma doença nova, estamos todos aprendendo muito a cada dia”, explica Dr. Luciano Cesar Azevedo, superintendente de Ensino do Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa.

Ciclo de webinars sobre administração de hospitais

“Covid-19: Vivências na pandemia – Brasil e Portugal” é o tema do ciclo de webinars realizado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), em parceria com a Federação Brasileira de Administradores Hospitalares (FBAH), Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) e GPeS Health Branding and Business. Todas as sessões serão transmitidas ao vivo no Youtube da ONA e no Facebook da APAH. Os vídeos também ficarão disponíveis, posteriormente, no mesmo canal.

Ao todo, serão realizados seis encontros online, sempre às terças-feiras. O primeiro acontece no dia 9 de junho, às 12h, sobre Estratégias e desafios para uma liderança eficaz. Os próximos são 16/junho – Qualidade e segurança do paciente no pós-pandemia; 23/junho – Home office de áreas administrativas; 30/junho – Residência médica no novo contexto; 07/julho – Telemedicina e saúde digital e 14/julho – Aprendizados para o futuro. A participação é gratuita.

Evento terá 70 encontros virtuais entre profissionais de saúde

Entre os dias 22 e 26 de junho de 2020 acontece a Omnia Health Live, uma nova experiência que acontecerá totalmente online, reunindo 70 encontros virtuais para atender às necessidades da indústria da saúde durante esta época de desafios. A iniciativa oportunidades para empresas e  os profissionais realizarem networking e ter acesso ao conhecimento de especialistas, não importa em que parte do mundo estejam, garantindo a realização de negócios durante este período de incertezas.

O evento terá como participantes importantes nomes do setor de saúde, como Tom Lawry, diretor de Inteligência Artificial, Saúde & Ciências Vitais da Microsoft nos EUA; o cirurgião pioneiro em métodos minimamente invasivos Professor Sir Alfred Cuschieri; e o Professor Doutor Mahmud Mossa-Basha, radiologista e presidente da força-tarefa da RSNA (Sociedade de Radiologia dos Estados Unidos) sobre a Covid-19.

A organizadora do  Omnia Health Live é a Informa Markets Healthcare, responsável por eventos como Hospitalar, Saúde Business Fórum, Healthcare Innovation Show, Arab Health, FIME e Medlab Middle East. Para participar, basta se inscrever no site e ter um dispositivo com conexão estável à internet. O público terá acesso à plataforma online para interagir diariamente em reuniões virtuais e videoconferências, fazer download de artigos e apresentações e muito mais, tudo com a maior comodidade, por meio do navegador.

Com Assessorias

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

In the news
Leia Mais