Feira de inclusão e mobilidade no Rio traz novidades tecnológicas

Test drive em mais de 40 modelos de veículos adaptados e até óculos que leem textos e reconhecem rostos serão apresentados de sexta a domingo

Mobility & Show Mobility & Show apresenta veículos adaptados para pessoas com restrições motoras (Foto: Beatriz Martins/Divulgação)

De sexta a domingo (27 a 29), o Rio de Janeiro recebe a Mobility & Show 2018 – Exposição de Automóveis, Veículos e Adaptações, Equipamentos e Serviços para Pessoas com Deficiência e Familiares. É considerado o maior evento para idosos, pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida ou sequelas motoras do país, que oferece tecnologias, dignidade e benefícios às mais de 45 milhões de brasileiros nessa condição.

A expectativa é reunir de 6 mil a 8 mil visitantes e realizar cerca de 800 test-drives em veículos com instrutores treinados. A feira de inclusão, acessibilidade, orientação e mobilidade para pessoas com deficiência (PcD) e familiares tem entrada franca e oferece música, dança e muitas outras atividades que acontecem das 10h às 19h no Pavilhão 4 do Riocentro (Avenida Salvador Allende, 6.555 – Barra da Tijuca).

O evento vai apresentar de tudo um pouco do segmento. Test drive em mais de 40 modelos de veículos adaptados, plataforma de elevadores e rampas, triciclos e cadeiras de rodas (manuais e motorizadas), simulador 5D e até óculos que leem textos para deficientes visuais ou baixa visão e reconhecem até rostos, impressora 3D para próteses e isenção de impostos para compra de carros 0 KM adaptados, com atendimento totalmente gratuito aos visitantes.

“Reunimos as mais modernas tecnologias para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e dos seus familiares. Essa preocupação está presente em lançamentos de produtos que contribuem para a mobilidade e inclusão de mais de 46 milhões de cidadãos brasileiros com algum tipo de deficiência. Sem dizer que essas pessoas também têm isenção de impostos para compra de automóveis 0 Km e muitas vezes desconhecem a legislação e seus direitos. A função do evento é justamente informar e empoderar as pessoas com deficiência”, explica Rodrigo Rosso, idealizador e realizador do evento.

Carros adaptados para deficientes são atração

O MOBILITY & SHOW 2018 Rio de Janeiro reunirá mais de uma dezena de marcas de automóveis, além de adaptadores de veículos, despachantes, autoescolas, seguradoras, bancos com linhas de crédito e de financiamento, plataforma/elevadores e rampas, triciclos, cadeiras de rodas manuais e motorizadas e muito mais.

Os visitantes poderão fazer test-drive em mais de 40 modelos de veículos adaptados, com instrutores treinados, e participar de uma série de atividades, incluindo apresentações e oficinas artísticas, atividades esportivas, apresentações musicais e outras. Tudo isso com infraestrutura totalmente acessível, incluindo banheiros, rampas e pisos táteis. E o que é melhor: com transporte público acessível até a porta do Riocentro, através do BRT.

“Pensamos em tudo para oferecer um pacote completo de atrações e facilidades para pessoas com deficiência e seus familiares, reforçando que o seu direito à isenção de impostos na compra do carro 0 Km e o de milhares de brasileiros que não sabem que, uma em cada 2 pessoas pode ter direito à isenção de impostos. Só no Rio de Janeiro, mais de 4,5 milhões de pessoas tem algum tipo de deficiência e o direito à isenção. No evento, os visitantes terão todas as informações sobre os benefícios e orientação de como obtê-los de forma gratuita”, afirma Rodrigo Rosso.

Acesso mais fácil a Riocard e cartão para vagas reservadas

O evento contará ainda com informações sobre os diversos serviços e projetos oferecidos pela Prefeitura do Rio à pessoa com deficiência. No estande coordenado pela Subsecretaria da Pessoa com Deficiência (SUBPD) haverá palestras e orientações sobre os procedimentos para a retirada de documentos e a obtenção de direitos como passes especiais municipais (Riocard) e o cartão para vagas reservadas a PcDs e idosos, em ações conduzidas por profissionais da Secretara Municipal de Transporte e da GM. A exemplo da primeira edição da Feira Cidade PcD realizada em dezembro passado no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, a CET-Rio vai mostrar o dispositivo sonoro que auxilia na travessia de ruas.

“Além de trazer para o Rio inovações tecnológicas que facilitam a mobilidade das pessoas com deficiência, a Mobility & Show atualiza a cidade para o importante tema da autonomia pessoal, agregando conforto de acessibilidade”, adianta Geraldo Nogueira, subsecretário da Pessoa com Deficiência, que trabalha na definição de ações de política integrada e inclusiva.

Principais projetos PcD – Para orientações básicas a pessoas com deficiência e familiares, a Prefeitura tem o Núcleo Integrado de Atenção à Família (Niaf), que monitora os projetos de promoção social, defesa de direitos, independência econômica e autonomia, realizando também encaminhamentos. Para ações de suporte e orientações essenciais à socialização de surdos, a SUBPD conta com a Central Carioca de Intérpretes de Libras, que manterá uma equipe no estande. Já os projetos de terapia, inclusão e assistência em geral a pessoas com deficiência e familiares são desenvolvidos em seis centros em todas as regiões da cidade.

Da Redação, com Assessorias

Por Favor, Compartilhe!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

In the news
Leia Mais