Férias tem aulas sobre cobras e até galinheiro gigante em supermercado

Instituto Vital Brazil vai ensinar sobre serpentes, aranhas e escorpiões. Na Barra, atração é ver 200 galinhas botando ovos. CCBB, shopping e comunidades também têm atividades

Redação

Mora no Rio de Janeiro ou na Região Metropolitana e ainda não sabe o que fazer nessas férias com seus filhos? ViDA & Ação dá uma mãozinha aos papais que estão à procura de uma atividade bacana e gratuita para a criançada nestas férias. E tem programação para todos os gostos.

A partir do dia 9 de janeiro, estão abertas as inscrições para a 19ª Temporada das Férias Científicas do Instituto Vital Brazil, em Niterói. O objetivo é promover a divulgação científica para o público infantil de forma descontraída e enriquecer as atividades educacionais da criança.

Os pequeninos poderão conhecer diversos espaços do Instituto, como o serpentário, aracnário e o biotério. “Entre os temas abordados, vamos procurar ensinar sobre serpentes, aranhas e escorpiões, além de passar por conversas sobre a cadeia alimentar, produção de soros, plantas medicinais e aromáticas. Há atividades também para incentivar a leitura”, adianta a organizadora desta edição do evento, a farmacêutica Ilana Nunes.

As Férias Científicas serão realizadas em duas turmas: a primeira, do dia 20 e 24 de janeiro, e a segunda, de 27 a 31 de janeiro, das 13h30min às 16h30min. São 20 vagas para cada turma, para crianças de 8 a 10 anos. As crianças que já participaram de temporadas anteriores das Férias Científicas não poderão se inscrever nesta edição.

Para inscrição, o responsável deverá se dirigir ao Centro de Estudos do Instituto Vital Brazil, a partir do dia 9 de janeiro, das 9h às 11h ou das 14h às 16h, com o documento de identidade e CPF, além de cópia da certidão de nascimento da criança.

Férias no CCBB tem diversas atividades artísticas

O programa CCBB Educativo – Arte e Educação, que desenvolve ações que estimulam experiência, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais, traz em janeiro uma programação especial de férias escolares para crianças e suas famílias. Entre os destaques estão oficinas de criação artística e cultivo com a indígena Fulni-ô e Kariri Xocó, “Niara do Sol”, apresentações coletivas de dança e muita contação de histórias com os arte educadores do CCBB Rio e artistas convidados.

Lugar de Criação – Eu faço meu brinquedo – Cada casa, uma rua vai trabalhar as diversas formas de se expressar através da arquitetura, construindo prédios e lares com características únicas. Quais as ligações das casas do passado com a sua cidade de hoje? Quais suas relações com o mundo da arte? O que vocês sabem sobre o tipo de moradia de cada povo?

Cada povo busca uma forma de criar o seu habitat e seu espaço de convivência.  As crianças vão imaginar e construir casas de papel inspiradas em construções de diferentes cantos do mundo, do Antigo Egito até os dias atuais. As oficinas acontecem às quintas (9, 16, 23 e 30) e no feriado de São Sebastião (20),  das 11h às 13h. E as sextas, sábados e domingos, das 11h às 13h e das 15h às 17h. A entrada é gratuita.

Nos dias 6, 13 e 27 de janeiro, de 15h às 17h acontece a Atividade Extra – Oficinas de cultivo para crianças com Niara do Sol.  A ideia é começar o ano aprendendo a cuidar da vida que nos rodeia, e por isso convidamos crianças e suas famílias nas tardes das segunda-feiras para participar de oficinas nas quais Niara do Sol compartilhará práticas indígenas de cuidado e cultivo de plantas. Essas práticas estão conectadas com os saberes tradicionais presentes na exposição ‘Vaivém’, em cartaz no CCBB.

Niara do Sol é indígena Fulni-ô e Kariri Xocó, e desenvolve cursos e palestras em que apresenta sua sabedoria da natureza e práticas terapêuticas, desenvolvidas a partir dos conhecimentos dos seus antepassados, e de outras etnias com as quais ela conviveu. Ela criou várias hortas no Rio de Janeiro, no Museu de Arte do Rio, e no Morro de São Carlos, em colaboração com a Secretaria de Cultura e Meio Ambiente da Prefeitura do Rio de Janeiro.

As oficinas acontecem no Programa Educativo, que fica no 1º andar. A distribuição de senha será 30 minutos antes da oficina. Cada oficina tem duração de 2horas  e capacidade para 40 pessoas por dia.

Toda história tem um começo, e em janeiro começamos o ano com contação de histórias todas as quintas-feiras. Nos dias 9, 16, 23 e 30 de janeiro, às 16h,  haverá Atividade Extra – Contação de histórias e no  dia 9 de dezembro, a contação de histórias será com a atriz e educadora Tatiana Henrique, que constrói seu repertório a partir de mitos e contos de tradições ancestrais. A contação de histórias ocupa o térreo do CCBB com narrativas, mitos e lendas para todos. A  do dia 16 de Janeiro contará com intérprete de Libras.

Todos os fins de semana, os educadores do CCBB desenvolvem uma programação especial visando a ocupação, a convivência, a criação e o diálogo com a arte, integrando crianças e suas famílias em processos de experiência com a arte. Inscrição por formulário on-line: www.ccbbeducativo.com. Duração de 4 horas e capacidade para 20 pessoas.

Evento de férias gratuito em shopping da Baixada

A garotada vai se divertir a valer no “Evento de Férias” gratuito, que o Caxias Shopping promoverá em janeiro em parceria com Firjan SESI e SESC. Nos dias 4 e 11 (sábados), o evento terá uma série de brincadeiras como estátua, dança da cadeira, vivo e morto, coelho sai da toca, bola ao ar e muito mais. As atividades serão coordenadas pela equipe de lazer do SESI e vão despertar o lado lúdico e divertido das crianças, além de promover a socialização, das 16h às 18h.

Já nos dias 18, 19, 25 e 26 (sábados e domingos), o evento acontecerá das 14h às 18h e quem vai comandar as atividades será a equipe do SESC. Entre as atividades, haverá Oficina de Aquarela, Oficina de Pintura, Oficina de Mosaico e Oficina de Xilogravura. As crianças vão aprender técnicas básicas e criar seus próprios projetos. O objetivo é estimular o desenvolvimento de expressões e representação de ideias de forma lúdica. Todos os materiais das oficinas serão fornecidos pelos organizadores. No final, as crianças levam suas criações para casa.

O Evento de Férias do Caxias Shopping é indicado para crianças a partir de 5 anos. Todas as atividades são gratuitas, mediante cadastro dos pais e responsáveis.

Colônia de férias em comunidades cariocas

A ONG Favela Mundo realizará durante o mês de janeiro a oitava edição de sua colônia de férias em Acari e na Cidade de Deus. Cerca de 400 crianças estão sendo aguardadas. Brincadeiras tradicionais como dança das cadeiras e corrida do saco serão desenvolvidas ao lado de jogos com bola e treinamento funcional para crianças. Qualquer criança, independentemente da região onde mora, pode participar. Ao término de cada dia será distribuído um lanche para os participantes.

São apenas 50 vagas por dia, respeitando a ordem de chegada. Senhas serão distribuídas 30 minutos antes. A colônia de férias na Cidade de Deus acontece nos dias 13, 14, 20 e 21 e em Acari nos dias 15, 16, 22 e 23 de janeiro, das 9h às 12h. Acari: Escola Municipal Daniel Piza. Av. Professor Sá Lessa, 200. Cidade de Deus: EDI Senhora Perciliana de Alvarenga, Rua Moisés s/n. Informações: www.favelamundo.org.br ou pelo telefone (21) 2236-4129.

Galinhas põem ovos dentro de supermercado no Rio

É isso mesmo o que você leu no título: um enorme galinheiro montado dentro de um supermercado. A partir deste sábado, dia 11/01, a Ovos Mantiqueira e o supermercado Zona Sul lançam o primeiro galinheiro aberto à visitação, dentro de um estabelecimento do gênero no Rio. A novidade promete se tornar uma atração para a criançada urbana em plenas férias escolares.

O objetivo, segundo a Mantiqueira, é atrair a garotada e suas famílias para uma experiência rural e interativa com 200 galinhas, que produzirão diariamente ovos e serão vendidos na loja do condomínio Santa Mônica Jardins, na Barra da Tijuca – Av. das Américas, 7870 – Barra. Neste sábado, o galinheiro vai funcionar das 9h às 15h, com entrada gratuita. Após essa data, o horário de funcionamento será das 10h às 17h, todos os dias.

Bombeiros abrem inscrição para Projeto Botinho

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) abre, na próxima segunda-feira (13.01), inscrições para o Projeto Botinho. A edição 2020 da colônia de férias da corporação é uma correalização com o Sesc RJ, com o apoio da Fabom (Fundação de Apoio ao CBMERJ), e está prevista para começar no dia 20 de janeiro, em 25 praias do Estado.

As atividades são gratuitas e direcionadas para crianças e adolescentes. Os alunos são divididos em três turmas: Golfinho (7 a 10 anos), Moby Dick (11 a 14 anos) e Tubarão (15 a 17 anos).

Os responsáveis interessados devem se dirigir a um dos quartéis listados abaixo com uma cópia da sua identidade; uma cópia da certidão de nascimento ou da identidade da criança; um atestado médico original atual (informando que o menor está apto a realizar atividades físicas) e uma foto colorida 3×4.

“Estaremos em praticamente todo o litoral do Estado do Rio de Janeiro. Pretendemos alcançar um grande contingente da população fluminense. O trabalho desenvolvido com os jovens acaba reverberando nas famílias, nos banhistas, na comunidade. É um mar de possibilidades para transmitir valores positivos e importantes para a sociedade como um todo”, disse Ester Bayerl, coordenadora de Assistência do Sesc RJ.

O projeto Botinho acontece desde 1963. O objetivo é estimular a cultura de prevenção a acidentes marítimos por meio de atividades lúdicas e orientadas. A garotada recebe noções de preservação do meio ambiente, orientações sobre as condições do mar, sobre primeiros socorros e dicas para evitar afogamentos.

Serviço:

Inscrições:

Data: De 13 e 14 de janeiro de 2020 (ou até completarem as vagas)

Horário: De 8 às 11 horas

Local: Quartéis listados no quadro abaixo

Realização (atividades):

Data: De 20 a 31 de janeiro de 2020

Local: Quartel de inscrição

Férias no Museu de Arte do Rio

O Museu de Arte do Rio promove uma programação gratuita pensada especialmente para receber visitantes de todas as idades nas férias de verão. Entre os dias 14 de janeiro e 2 de fevereiro, o convite será para experimentar processos de criação envolvendo o corpo e diferentes materiais, assim como para explorar as exposições e os espaços do MAR a partir de proposições artístico-pedagógicas. A cada semana as atividades enfocam diferentes eixos temáticos: movimento, cor, forma e palavra.   

 Entre terça-feira (quando a entrada é gratuita no MAR) e sexta-feira, das 10h às 12h e das 15h às 17h, será montada a Estação de Férias nos pilotis do museu. Aos sábados, acontecem atividades educativas na Biblioteca e Centro de Documentação, entre 10h e 12h, e nas exposições a partir das 15h. Diariamente também serão realizadas visitas mediadas pelos educadores do museu que exploram as exposições e histórias do MAR e da Zona Portuária. A visita parte da bilheteria, às 14h, e oferece 30 vagas preenchidas por ordem de chegada. 

Para participar das ações realizadas no Pavilhão de Exposições, será preciso adquirir ingresso na bilheteria do museu. Já as atividades nos pilotis e na Biblioteca serão gratuitas. 

Com Assessorias (atualizado em 14/01/2020)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.