‘Flor Essência’: quando pacientes de câncer se redescobrem

Exposição e reúne imagens de flores com nomes e depoimentos de pacientes de câncer de mama. Mostra reúne fotos feitas por pacientes de câncer

A jornalista Jeline Rocha, que descobriu o câncer de mama, é uma das pacientes retratadas em mostra no Rio (Foto: Divulgação)
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

A médica radiologista e fotógrafa Fátima Marchi recorreu ao mamógrafo para retratar o que chama de “flores-pacientes” e mostrar a importância da identificação dos sinais que permitem a descoberta do câncer de mama ainda na fase inicial. O resultado pode ser conferido na exposição Flor Essência, que fica em cartaz até 4 de junho no Centro Cultural Correios. A visitação acontece de terça a sábado, das 12h às 19h, com entrada grátis.

Girassóis e antúrios estão entre as 15 flores escolhidas, todas elas com nomes e depoimentos de pacientes que enfrentaram a doença, seguiram com a sua vida e se redescobriram. Entre os 15 depoimentos, um é de um homem que teve um carcinoma na mama esquerda. A jornalista Jeline Rocha, de 60 anos, também é uma das retratadas na mostra. Ela descobriu o câncer de mama em junho de 2021 e agora está escrevendo um livro sobre a sua experiência de lidar com a doença.

“Um dos objetivos dessa mostra é atenuar a sensação de desconforto da mamografia com a mensagem subliminar que, se não machuca uma flor, não machucará você. Essa é uma das formas de alerta para a necessidade do diagnóstico precoce, responsável por até 90% de cura dos casos de câncer de mama”, diz a médica que, há 15 anos, enfrentou e venceu um câncer de mama.

Confira o depoimento da jornalista Jeline Rocha

Junho de 2021. Uma dor na mama me fez apertar o bico que retraiu, um dos sinais de câncer que a maioria das pessoas ainda desconhece. Começava aí a corrida de exames, orações e a cirurgia de retirada da auréola com a maliginidade. Precisei da radioterapia e da quimio que me fez sentir, pela primeira vez em 60 anos, uma tristeza profunda. Mas só por dois dias e, apesar dos tempos desafiadores, de muitos sintomas e até internação no CTI, nunca mais desabei! Duro só mesmo não poder pegar sol, o que tanto me energiza…

Mas como a única opção é seguir, continuei firme na fé, na certeza de que tudo passa, e VENCI! Venci com um rico aprendizado, como a importância de primeiro se amar; segundo se amar; terceiro se amar, para assim estar verdadeiramente pronta para amar, compreender e aceitar o próximo! Detalhes que estarão no livro “De bem com a minha careca”, sobre um mundo que a gente nem imagina como é. Só mesmo quem passa por lá pode entender. Gratidão, e viva Deus!

Mostra reúne fotos feitas por pacientes de câncer

Pacientes oncológicos e também médicos e profissionais da saúde se reúnem para receber aulas online e gratuitas de fotografia. O resultado dessas oficinas pode ser visto na sétima edição da mostra ‘Retratos de Superação’, que acontece em São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília.

No Rio de Janeiro, foram selecionadas 50 fotos para a exposição no hall de entrada da Secretaria de Estado de Saúde/ SES-RJ, de 26 de abril a 26 de junho de 2022, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.

As aulas são ministradas por João Kulcsár, professor visitante da Universidade de Harvard e diretor do Festival de Foto de Paranapiacaba. As fotografias desta mostra foram selecionadas a partir de dois recortes. O primeiro foi do próprio curso e o segundo, de uma convocatória realizada pelo festival, ambos com o tema superação traduzido em imagens.

“Todos nós passamos por problemas, alguns maiores do que outros. O que vemos são imagens do triunfo sobre os obstáculos que a vida nos apresenta. São narrativas que podem emocionar, sensibilizar e nos fazer refletir sobre os limites, o que somos, como vivemos e quem amamos. Esperamos que estas histórias visuais nos inspirem para os novos desafios que enfrentamos cotidianamente”, fala João Kulcsár.

‘Retratos de Superação’ é um projeto da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo. Seu objetivo é promover uma reflexão sobre os diferentes tipos de superação e promover empatia, respeito e o olhar para os desafios dos pacientes oncológicos.

“Entendemos que por meio da arte o paciente pode expressar seus sentimentos e tudo o que vem passando, por conta do tratamento oncológico. Com as aulas do Retratos de Superação, além de aprenderem técnicas de fotografias, também será uma boa oportunidade para o autoconhecimento”, diz Merula Stegall, presidente da Abrale.

Com Assessorias

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!