Folia sustentável: praias cariocas recebem ações para reduzir lixo

Praia da Barra terá mutirão de limpeza enquanto quisques de Ipanema e Leblon lançam copos ecológicos em sete grandes blocos. Conheça outras ações sustentáveis

Redação
Ao fim de cada bloco. garis entram em campo para recolher o lixo. Somente em um dia foram 11 toneladas (foto: Arquivo Prefeitura do Rio)

Sensibilizados com o volume assustador de lixo gerado pelos blocos no último fim de semana – a Comlurb coletou 11,1 toneladas de lixo nos blocos de rua do Rio somente no sábado (16) – quiosques da orla do Rio de Janeiro estão apostando em ações sustentáveis.

Enquanto na Barra da Tijuca um quiosque patrocinado por uma rede de supermercados vai promover um mutirão de limpeza com apoio dos frequentadores, dez comerciantes de quiosques da orla de Ipanema e Leblon, bairros recordistas na sujeira, vão distribuir copos ecológicos para os fregueses. A expectativa é ter uma redução de 10% no lixo gerado durante o final de semana somente nas praias da Zona Sul.

A partir deste sábado (24 de fevereiro) os copos ecológicos vão colorir os blocos Imaginô? Agora amassa (sábado, no Leblon), Pega Rex! (sábado, em Ipanema), Empolga às 9 (domingo, em Ipanema), Se não quiser me dar, me empresta (domingo, em Ipanema), Bloco da chaleira do Vidigal (domingo, no Leblon) e Simpatia é quase amor (domingo, em Ipanema). A ação deve se estender durante os dias do Carnaval também.

Mutirão de limpeza na Praia da Barra

Um mutirão de limpeza na Praia da Barra da Tijuca vai chamar a atenção dos banhistas neste sábado (23) para a importância de se manter as areias limpas, contribuindo para a preservação da natureza e estimulando a educação ambiental entre crianças, jovens e adultos. Todo o lixo recolhido será enviado para reciclagem.

A ação vai acontecer a partir das 14h nos arredores do Quiosque Prezunic (foto), montado no calçadão do Posto 1, onde colaboradores da rede de supermercados carioca incentivarão os banhistas a recolherem lixos depositados na areia descartá-los em locais adequados.

O objetivo é incentivar as boas práticas ambientais e conscientizar as pessoas sobre os riscos que o lixo na areia oferece à sustentabilidade e ao meio ambiente, especialmente nas praias. Todo o lixo recolhido terá o descarte correto.

O Quiosque Prezunic oferece diversas atrações gratuitas, de segunda a domingo, das 9h às 21h (veja mais aqui). Entre as atividades estão aulas de yoga, ginástica funcional, recreação infantil e workshops de bebidas, incluindo harmonização com petiscos do verão.

Aos sábados e domingos, no horário do pôr do sol, há shows de artistas da MPB, sempre com entrada franca. Um chuveirão de água doce está sempre à disposição dos banhistas, e quem fizer compras no quiosque pode, ainda, pegar emprestado kits com cadeiras de praia e guarda-sol.

Mais sobre a ação nas praias da Zona Sul

A ação nos quiosques da Zona Sul tem como objetivo promover a substituição de milhares de copos plásticos descartáveis de uso único, constantemente abandonados nas praias e ruas, por copos ecológicos e retornáveis. Os copos poderão ser retirados em consignação, por apenas R$ 10, com direito a uma unidade por CPF. Após o uso, os clientes poderão devolver o copo em qualquer quiosque participante e pegar o dinheiro de volta.

O “conceito caução”, difundido pela empresa Capim Selo Verde, vem ganhando cada vez mais adeptos em diferentes tipos de eventos da cidade, com grande economia de copos plásticos de uso único.

O copo é feito em polipropileno, é inquebrável, térmico (mantém a bebida gelada por mais tempo), feito com tinta atóxica e é 100% reciclável. Os modelos são práticos, bonitos e colecionáveis. Foram desenvolvidas duas mil unidades, divididas em quatro estampas exclusivas. Cada copo ecológico reduz, em média, de cinco a oito copos plásticos utilizados por pessoa em um evento.

Os foliões conscientes poderão ainda postar fotos em suas redes sociais com o copo, usando a hashtag #carnapraia #limpeseum2, para incentivar e engajar mais pessoas a fazerem o mesmo e não usarem copos descartáveis durante o carnaval.  A ação foi viabilizada pela Orla Rio Concessionária.

Confira a lista de quiosques participantes

Coisa de Carioca – Av. Vieira Souto – em frente ao Colégio São Paulo

Por do Sol – Av. Vieira Souto – em frente a R. Joaquim Nabuco

Cat´s – Av. Vieira Souto – entre RuaTeixeira de Melo e Rua Farme de Amoedo

Quase Nove – Av. Vieira Souto – em frente a R. Vinícius de Moraes – Hotel Sol de Ipanema

Miltão – Av. Vieira Souto – em frente a R. Maria Quitéria – Hotel Cezar Park

Espírito de Porco – Av. Vieira Souto – entre R. Maria Quitéria e R. Garcia D’Ávila

Para – Raio – Av. Vieira Souto – entre R. Garcia D’Ávila e R. Aníbal de Mendonça

Riba – Av. Delfim Moreira – em frente a R. Almirante Pereira Guimarães

Café de la Musique – Av. Delfim Moreira, S/N QLB 08 Em frente a Rainha Guilhermina

Du Leblon – Av. Delfim Moreira – em frente a Av. Bartolomeu Mitre – Hotel Marina Palace

UM DESFILE DE AÇÕES SUSTENTÁVEIS

Como tornar o mundo mais sustentável com tecnologia

Trinta jovens que integram ações sociais promovidas pelo Instituto NET Claro Embratel e parceiros vão elaborar um manifesto com o objetivo de tornar o mundo mais sustentável, a partir da inovação e da tecnologia. O documento será baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas. O evento ‘Diálogos Gigantes’, promovido pelo Instituto, contará com a presença de representantes do UnicefFundação Gol de Letra, além da ONU, e será mediado pela jornalista e apresentadora Astrid Fontenele na quarta-feira, dia 27 de fevereiro, no Theatro NET Rio, a partir das 18 horas.

O manifesto será criado a partir de recomendações pensadas por crianças e adolescentes selecionados por projetos do Instituto NET Claro Embratel. Os jovens participam de programas como o Dupla Escola, a Ação Social Pela Música, o Campus Mobile e a parceria com o Unicef para redução do número de jovens em situação de distorção idade-série nas escolas. Integrantes da Fundação Gol de Letra também contribuem com esta edição do Diálogos Gigantes. Haverá ainda um show exclusivo da cantora Iza.

Projeto de incentivo à leitura em shopping

O Carioca Shopping acaba de iniciar a temporada 2019 do projeto de incentivo à leitura “Dedique um Livro”. Funciona da seguinte maneira: o cliente pode ler os livros no espaço que fica no 2º piso, próximo à loja Renner, ou levar a publicação para casa. Quem levar o livro deve deixar um outro no local com uma dedicatória inspiradora para o próximo leitor.

Quem visitar o espaço vai encontrar títulos de vários autores e estilos. E não há limite de idade. O objetivo do projeto é fomentar a leitura e fazer com que os livros circulem para que mais e mais pessoas se apaixonem pelo hábito da leitura.

O projeto “Dedique um Livro” do Carioca Shopping recebe doações, preferencialmente, de livros de literatura em geral como ficção, aventura, romance e biografia. Os livros didáticos e escolares não são aproveitados nesse espaço.

PRODUTOS SEM AGROTÓXICOS EM SHOPPING

No último domingo, dia 17 de fevereiro, o Caxias Shopping realizou mais uma  edição de sua feira de produtos orgânicos. Quem visitar o   evento vai encontrar frutas, verduras, legumes, flores, ovo caipira e   até café, produzidos de forma natural. Destaque para macarrão feito de   legumes, massa de palmito para lasanha, farinhas, massa para tapioca, conservas, compotas, mel e plantas não convencionais.

O evento é um importante polo de venda e divulgação do trabalho realizado pelos  produtores que participam dos programas de agricultura familiar de Duque de Caxias e uma boa opção para quem quer comprar alimentos  cultivados de forma natural, sem o uso de agrotóxicos e respeitando as  safras dos alimentos.

Da Redação, com Assessorias (atualizado em 27/02/19, às 21h)

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.