Hoje tem jogo de estreia do Brasil na Copa… que ansiedade!

No livro ‘O Cérebro Ansioso’, o neurologista Leandro Teles explica a diferença entre a ansiedade saudável e a patológica e como enfrentar o problema

Cristina Sant´Anna
Leandro telles, autor de O Cérebro Ansioso
No livro, o médico Leandro Teles explica a diferença entre a ansiedade saudável e a patológica (Foto: Divulgação)

Hoje tem jogo do Brasil. Então vamos nos preparar para aquela ansiedade na hora em que a bola estiver rolando lá na Rússia e, nós, aqui, torcendo, no Brasil, pelo Brasil. Ansiosos a cada jogada, a cada ameaça de gol pelo time adversário. O coração vai bater mais rápido e a respiração vai ficar acelerada. Dois sintomas clássicos da ansiedade. Reações normais diante de situações que nos provocam medo, angústia ou expectativa. Tem gente que sua, tem falta de ar, dor de barriga com o jogo do Brasil, do time do coração, com entrevista de emprego, dia de prova, dia do embarque para aquela viagem tão sonhada.

Tais sensações, embora não exatamente agradáveis, podem até nos preparar e fortalecer para as ciladas da vida, já que vamos aprendendo a conviver com elas, sabendo que são passageiras. O problema é quando se tornam excessivas e descambam no Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG), considerado uma doença mental pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV).

Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), 9,3% dos brasileiros têm algum transtorno de ansiedade, o que nos coloca como o país com a maior taxa de transtornos de ansiedade do mundo. Por isso, também a minha escolha em conversar com vocês (antes do jogo, claro) sobre o livro ‘O Cérebro ansioso: aprenda a reconhecer, prevenir e tratar o maior transtorno moderno’, do médico Leandro Teles, que investiga a fundo este distúrbio. A ansiedade, grosso modo, costuma causar apreensão ou medo, provocado pela antecipação de uma situação desagradável ou considerada perigosa.

A origem da palavra vem do latim ‘anxietas’, que significa angústia, ansiedade; deanxius, perturbado, pouco à vontade; de anguere, apertar, sufocar. É quando este sufocamento apavorante surge a todo instante e não tem fim que a ansiedade se torna patológica, passando a afetar completamente a nossa vida. A doença pode ser provocada por fatores externos e conflitos internos e o tratamento costuma associar o uso de medicamentos psicotrópicos com a psicoterapia.

Quando falamos em ansiedade, estamos pensando em um conjunto de emoções e reações corporais que antecedem o novo, o desafio ou uma experiência de alguma forma arriscada ou estressante. Trata-se de um pacote cerebral que precisa de estímulos específicos para aparecer e gera uma resposta física imediata, preparando o corpo para o enfrentamento ou para a esquiva de uma situação fora do comum”, explica Leandro Teles.

No livro, ele consegue explicar com palavras que todos somos capazes de entender o beabá da ansiedade e, sobretudo, que a ansiedade não possui apenas facetas ruins. “O desenvolvimento da ansiedade foi necessário e um trunfo para nossa sobrevivência e proteção”, afirma o médico.

Conhecer e entender como este sistema age para nos proteger e também nos fazer adoecer é um dos achados do livro, para que possamos tentar delimitar o que é uma ansiedade considerada normal – e até saudável – e o que é patológico.

Outro achado da publicação é fornecer ao leitor os tratamentos médicos disponíveis para o transtorno, além de sugestões pequenas mudanças, que podem ser incorporadas ao estilo de vida, sem grandes dificuldades. Ah, já ia esquecendo: ‘Cérebro Ansioso’ apresenta ainda os principais transtornos de ansiedade e relatos de pessoas acometidas pelo distúrbio, o que serve de inspiração para quem lê, se identifica e não sabe bem como e onde procurar ajuda.

Sorte pro Brasil e até domingo que vem.

Sobre o autor

Leandro Teles é neurologista graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com especialização no Hospital das Clínicas (HC-FMUSP). É membro da Academia Brasileira de Neurologia (ABN) e também atua como consultor em programas de TV, rádio, revistas, jornais e portais na internet com o intuito de melhorar a qualidade de vida das pessoas através da disseminação do conhecimento médico.

Serviço:

O cérebro ansioso

Livro: Cérebro Ansioso, Aprenda a reconhecer, prevenir e tratar o maior transtorno moderno
Editora: Alaúde
Autor: Leandro Teles
Páginas:184

Preço: R$ 32

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.