Mãe e filha: unidas também para enfrentar o câncer

Jany e Isabela fizeram até uma tatuagem para eternizar o amor entre elas. As duas são modelos por um dia no projeto Divas para o Dia das Mães

Jany e Isabela, mãe e filha com câncer Jany e Isabela, mãe e filha, descobriram o câncer. E se tornaram ainda mais unidas (Foto: Wagner Assis/Divulgação)
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
Odilia Santos e o filho
Odilia Santos e o filho posam para a ação Amor de Divas (Foto: Wagner Assis – Divulgação)
Jany Sandra de Oliveira Souza, de 54 anos, descobriu o câncer de mama aos 49. Três anos depois, foi novamente diagnosticada com câncer na outra mama. Na hora foi um susto muito grande, mas o pior momento de sua vida foi quando a filha, Isabela, hoje com 20 anos, também recebeu o diagnóstico de câncer na tireoide. Mãe e filha viram suas vidas mudarem completamente com a doença.
Pouco tempo depois recebemos a notícia de que era metástase (o câncer da filha tinha se espalhado para outras áreas do corpo). Ali meu mundo caiu totalmente. Confesso que esqueci completamente de mim para cuidar da minha filha. Nossa relação sempre foi boa, mas melhorou muito depois de tudo que passamos juntas. Fizemos até uma tatuagem para eternizar o nosso amor”, conta Jany.
As duas posaram como modelos por um dia na ação Amor de Divas, realizada pela médica oncologista Sabrina Chagas e a blogueira Day Sant’Anna, em que cinco mulheres, em tratamento ou já curadas do câncer, foram as estreladas do ensaio fotográfico com os filhos, no jardim de uma casa no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Marcia Granso
Marcia Granso e filhos posam para a ação Amor de Divas (Foto: Wagner Assis – Divulgação)

De paciente a defensora da luta contra o câncer

Monica Sanches
Monica Sanches e filho posam para a ação Amor de Divas (Foto: Wagner Assis – Divulgação)
Em 2016, Day Sant’Anna recebeu o diagnóstico de câncer de mama. “Meu maior desespero, em 2016, ao receber foi imaginar que meu filho, que então tinha apenas 2 anos, poderia crescer sem uma mãe”, conta a mãe coruja do Gustavo, de 4 anos.
Toda vez que encarava um momento difícil do tratamento, pensava que se aquilo era o que se fazia necessário para ver meu filho crescer, estava ok. Por ele e meu marido eu faria aquilo e muito mais. Com esta percepção, de repente tinha a força e a disposição necessárias para encarar qualquer coisa”, conta.
Hoje, Day aposta nessas inciativas para melhorar a vida de outras pessoas. “Essa etapa do Projeto Divas mexe muito comigo. A maternidade no olhar de paciente é, ao mesmo tempo, o ponto de maior vulnerabilidade e de maior força.

Mulheres se transformam em divas

Ana Marcia do Carmo
Ana Marcia do Carmo e o filho posam para a ação Amor de Divas (Foto: Wagner Assis – Divulgação)

 

Para a médica Sabrina Chagas, esta terceira edição do projeto, que se propõe a falar do amor, esse sentimento tão bonito entre mães e filhos, foi muito emocionante. “Não tem preço ver a felicidade que conseguimos levar para essas mulheres e seus filhos. A sensação é de dever cumprido. Já sabemos que a parte psicológica é muito importante no tratamento e na recuperação. Porque algumas pacientes entraram em depressão, por isso ajudá-las a sentirem bem faz diferença“.
Clicadas pelo fotógrafo Wagner Assis, elas deixaram o amor rolar durante a sessão de fotos. A beleza delas ficou nas mãos de um time de profissionais formado pelo Wanderley Rangel, Priscila Almeida e Mari Merrelho.  Idealizadora do projeto, a médica Sabrina Chagas acredita na humanização do atendimento aos pacientes com câncer.
Fonte: Projeto Divas, com Redação
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!