Mais boi do que gente: gado faz mal à saúde do planeta

Vida de gado: Brasil tem maior rebanho bovino do mundo. Pecuária é responsável por 80% do desmatamento e agrava crise hídrica, aponta a Million Dollar Vegan

Se você ainda tem condições de comer carne bovina – o preço está pela hora da morte, o que tem levado milhares de brasileiros à fila do osso ou optando pela compra de ovos, frango ou outras formas de proteína – é bom se ligar nesses números. A pecuária – atividade que envolve a criação e venda de animais para criação, domesticação ou abate – é a principal causa do desmatamento no país, sendo responsável por 80% das áreas desmatadas apenas para a criação de pastagens.

Este número não inclui o desflorestamento causado pelo cultivo de soja para alimentar animais em todo o mundo. Estima-se, por exemplo, que 19.307 hectares de terra no Brasil são usados ​​para o cultivo de soja apenas para suprir o consumo dos porcos da Irlanda do Norte, uma área maior que 20 mil estádios de futebol.

O desmatamento e as mudanças climáticas também estão provocando uma grave crise hídrica no Brasil este ano. E a pecuária agrava essa crise, pois é uma das principais indústrias consumidoras de água do país. Segundo a Embrapa, são necessários 14 mil litros de água para produzir apenas um quilo de carne bovina, enquanto a Sabesp afirma que, para um banho de cinco minutos, o consumo médio é de 45 litros.

Pecuária é a indústria que mais desmata

Na semana dedicada ao Dia Mundial do Veganismo (1/11), um movimento mundial em defesa desse estilo de vida, que abomina o consumo de qualquer espécie de proteína animal, chama atenção os danos da criação de gado para o meio ambiente e, consequentemente, para os seres humanos. A organização sem fins lucrativos Million Dollar Vegan pretende ampliar o acesso a informações sobre os impactos da pecuária no meio ambiente no Brasil.

“A pecuária é a indústria que mais desmata no Brasil e esse prejuízo é irreparável. Todos têm direito a ter acesso à informação sobre como manter uma alimentação saudável e sustentável”, afirma Isabel Siano, gerente de campanha de MDV.

Segundo ela, é comum as pessoas a acreditarem que a pecuária é uma força motriz da economia brasileira, por causa de sua participação no PIB nacional. “Mas o que não está sendo levado em conta é o custo que a pecuária tem para a sociedade brasileira, não só em subsídios governamentais, mas em destruição ambiental”, afirma.

Brasil tem o maior rebanho bovino do mundo

Para contextualizar o tema, é importante saber que hoje o Brasil tem 218.190.768 cabeças de gado, o maior rebanho bovino do mundo, representando 14,3% do total mundial, seguido pela Índia, com 190 milhões de cabeças. É mais boi do que gente: a população brasileira chega a 213,3 milhões de habitantes, estima o IBGE.

Mato Grosso, Goiás, Pará e Minas Gerais são os maiores criadores de gado do país, segundo dados da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) 2020, do IBGE. Em 2020, a alta do preço do boi gordo e o crescimento nas exportações de carne contribuíram para que o gado crescesse 1,5% ante 2019, segundo dados do IBGE. A produção leiteira também bateu o recorde da pesquisa, com 35,4 bilhões de litros, uma alta de 1,5% ante 2019.

Vale ainda lembrar que os criadores de gado preferem vender para o exterior a sua produção de carnes nobres e o que resta é ofertado à população brasileira – inclusive ossos, que sequer são doados. O setor agropecuário – fortemente representado em Brasília pela ‘bancada do boi’ – é um dos principais patrocinadores e apoiadores do governo de Jair Bolsonaro. Não à toa, aliás, seu eleitorado é conhecido como ‘gado’ – em referência, principalmente à concordância com os factóides (ou fake news) que ele inventa.

Ação solidária pelo Dia Mundial do Veganismo

A Million Dollar Vegan – que já distribuiu mais de meio milhão de refeições veganas desde o início da pandemia em 22 países como parte da campanha “Tire As Pandemias Do Cardápio” – celebra agora o Dia Mundial do Veganismo (1/11) com uma grande mobilização solidária durante duas semanas em 14 países do mundo. Milhares de refeições à base de plantas serão distribuídas nos países participantes, que incluem Brasil, México, Argentina, EUA, França, Índia, Etiópia, entre outros.

Cada evento planejado terá um tema central relacionado ao veganismo. A ONG planejou uma ação solidária de apoio à população carente que está enfrentando insegurança alimentar em função da crise agravada pela pandemia. Vai oferecer 400 refeições veganas a pessoas em situação de vulnerabilidade da região de Itatiba, Estado de São Paulo, em parceria com o Santuário Animal Sente, que irá preparar e distribuir as refeições financiadas pela MDV. Mais de meio milhão de refeições à base de plantas foram dopara pessoas.

No Brasil, o tema da ação é a sustentabilidade que será o foco das informações compartilhadas junto com os alimentos. Serão 2.100 fatias de bolos veganos oferecidos gratuitamente para motoboys que forem retirar pedidos no restaurante Green Kitchen da capital paulistana, durante o mês de novembro. Os alimentos serão distribuídos com material educativo sobre os benefícios para o meio ambiente de uma alimentação à base de plantas e informações sobre como adotar esse tipo de alimentação de forma saudável.

ONG foi abençoada pelo Papa Francisco

A Million Dollar Vegan é uma organização sem fins lucrativos internacional que doa refeições veganas a comunidades vulneráveis, grupos marginalizados e trabalhadores da linha de frente do combate à Covid em todo o mundo, além de oferecer apoio gratuito em seu site para qualquer pessoa que queira adotar uma alimentação à base de plantas.

Em 2019, a organização desafiou o Papa Francisco a experimentar uma alimentação 100% vegetal pelo planeta. A campanha foi apoiada por celebridades como Sir. Paul McCartney, Woody Harrelson, Alicia Silverstone e Joaquin Phoenix. Até o momento, a instituição, além de receber uma benção do Papa, teve mais de 170 mil participantes do mundo todo em seu desafio vegano de 30 dias.

Fonte: Million Dollar Vegan

1 Comment
  1. […] Mesmo assim, o Brasil continua na liderança dentre os países exportadores de carne. A criação ostensiva de gado no país é apontada como o principal fator de risco para o desmatamento… 00:00/01:34 […]

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

In the news
Leia Mais