Meditação ajuda a enfrentar o mundo sem controle de hoje

CD-Meditacao

Tentamos sempre um jeito de controlar tudo à nossa volta, mas o fato é que tudo parece mesmo estar totalmente fora de controle, em todos os sentidos e níveis: em casa, no trabalho, no trânsito, na política, no mundo… E essa incapacidade humana de lidar com o incontrolável nos faz mais tensos, estressados e, muitas vezes, infelizes. E quais então são as saídas para enfrentar esse “mundo estranho” de hoje em dia? A meditação pode ser uma excelente aliada para encarar esse estado de permanente vigilância que tanto nos perturba.

“Pensamos muito, o tempo todo. Chegamos exaustos em casa e achamos que foi devido ao trabalho. Mas geralmente o cansaço que sentimos não é físico, é mental. Problemas, preocupações, pressões e assuntos inúteis povoam a mente e perdemos a capacidade de separar o joio do trigo.  Ficamos escravos da mente”, diz a socióloga Luciana Ferraz, coordenadora nacional da Brahma Kumaris, que promove cursos de meditação e qualidade de vida.

Praticante de meditação Raja Yoga há mais de 35 anos, ela explica que os pensamentos podem ser a matéria prima para uma vida mais feliz e preenchida de realizações. “Quando ensinamos a mente a criar pensamentos positivos e elevados, promovemos uma mudança na nossa consciência, atitude, visão de mundo e ações. Meditação é a ferramenta mais efetiva para promover essa transformação”, diz ela, que empresa sua voz e seu texto para o novo CD ‘Meditação passo a passo: a magia transformadora do silencio interior”.

A obra funciona como um verdadeiro guia prático para aqueles que desejam começar ou aprofundar essa prática e contem os cinco estágios da meditação Raja Yoga e os sete tipos de silêncio, será lançada neste domingo, dia 6, no Rio de Janeiro. “Este CD é um facilitador para os que buscam controle e paz mental e também para os que almejam uma conexão com Deus e o estado de plenitude”, conta ela.
Trazemos aqui no Blog Vida & Ação o excelente artigo da socióloga Luciana Ferraz, que faz neste domingo (6), a palestra “Meditação Passo a Passo”, às 18h30, na Praia Vermelha, Rio de Janeiro/RJ.

luciana5

Meditar é fácil e é essencial no mundo de hoje

“Vivemos um momento que podemos chamar de imprevisível no Rio de Janeiro e, na verdade, no mundo todo. Não temos controle sobre o clima que não mais respeita as estações do ano. Não temos controle sobre o governo, que não mais está a serviço da população e governa em benefício próprio, sem a atribuição de ser um governo servidor do povo.Não temos controle sobre as pessoas, muitas das quais não seguem atitudes de cidadania, de respeito, portanto seu comportamento é imprevisível. Não controlamos mais nossos filhos, que parecem pequenos ditadores em nossas próprias casas, manipulados pela cultura e pela mídia do consumismo e da violência.

O que nos resta diante deste cenário onde tudo parece fugir do esperado e do sensato? Onde a violência escalona graus de guerra civil? Só posso contar com a possibilidade de controlar a mim mesma. Surge então a auto análise do quanto tenho de controle sobre mim? Sobre os meus cinco órgãos dos sentidos: sobre o que vejo, o que escuto, o que falo, o que cheiro, o que sinto na pele? Uma vez que não sou capaz de me governar, também não tenho autoridade de apontar as falhas nos outros.

Qual a capacidade e controle que tenho sobre meus pensamentos? Que clareza tenho para fazer as escolhas que a cada minuto ficam mais embaralhadas com tantas alternativas a minha disposição? Com que habilidade tomo decisões que afetam minha vida e a vida dos que estão em contato comigo?

Meditação não muda o mundo, o governo, o clima, embora possa ter uma influência positiva na atmosfera e possa inspirar outros a melhorarem e, com o aumento da massa crítica, uma mudança externa se faz possível. Mas definitivamente a meditação muda meu mundo interno. Me devolve o controle das rédeas dos cinco cavalos selvagens dos meus órgãos dos sentidos.

Meditação limpa minha mente promovendo o controle dos meus pensamentos e órgãos dos sentidos para um estado de calma e bem-estar, tão necessários para apreciarmos a vida e vencermos o medo.

Meditação me ajuda nas escolhas e decisões tomadas pelo meu intelecto, que fica mais estável e equilibrado para decidir.

Antes de esperar a mudança externa que não está em minhas mãos, deixe-me não adiar a mudança interna que está a meu alcance, e que é o método mais democrático possível, pois está disponível a todas as raças, gêneros, idades, religiões e camadas sociais.

Meditar é fácil e é essencial no mundo de hoje.

Om shanti (em hindi significa “sou um ser pacífico”.

* Luciana Ferraz é socióloga e coordenadora nacional da Brahma Kumaris, e praticante de meditação Raja Yoga há mais de 35 anos.

Mais sobre a editora

A Brahma Kumaris promove cursos de meditação e qualidade de vida e mantém uma editora, sem fins lucrativos, para divulgar o conhecimento espiritual. Neste domingo (6) será possível comprar o CD por R$ 20 no local do evento (Rua Osório Almeida 10, Praia Vermelha, Rio de Janeiro/RJ) ou encomendar pelo site da editora – http://www.editorabk.org.br/

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

In the news
Leia Mais