Mitos e verdades sobre a alimentação vegana

vegano

Cerca de 5 milhões de pessoas no Brasil não consomem produtos de origem animal, de acordo com a Sociedade Vegetariana Brasileira. Por razões éticas, os veganos são contra a exploração dos animais e do meio ambiente. O veganismo – movimento a respeito dos direitos dos animais e ambientais – ganhou  até um dia mundial (o 1º de novembro). E quem pensa que a alimentação vegana é sinônimo de passar fome e se restringe apenas a saladas está muito enganado.

Seja por seu estilo de vida ou filosofia, a população vegan ou vegana (nome dado aos adeptos do veganismo) cresceu bastante e está ganhando cada vez mais adeptos e despertado o interesse de muita gente no Brasil e ao redor do mundo.  No Rio, cresce o interesse dos cariocas nesse tipo de alimentação e também nas feiras, eventos e lojas especializadas em produtos voltados para este público.

Neste domingo, dia 6, acontece a sétima edição do Encontro Veg, aberto ao público, vegetarianos, veganos ou não. Diversas empresas, todas cem por cento livres de itens de origem animal, irão marcar presença com estandes de vendas de diversos produtos. Segundo a organização, o objetivo é compartilhar o melhor da cozinha vegana e mostrar que a culinária é rica de sabores e bem diversificada. Além da feira de variedades, o evento recebe uma campanha de adoção do Grupo Estimação, com cães em busca de uma família.

O espaço repleto de verde e ar puro, já é um brinde para os visitantes. Palestras com a médica nutróloga, especializada em alimentação vegetariana, Fernanda de Luca às 14h,  e com o representante da ONG Mercy For Animals, Daniel Cruz, às 15h, sobre Veganismo. O evento acontece das 11h às 17h. no Santuário Seitoku, no Alto da Boa Vista.

Veja a seguir, os 10 maiores mitos e verdades deste tipo de alimentação listados por  Albert Kribely, fundador da Vip Food, empresa de preparo e entrega de comidas saudáveis congeladas em São Paulo.

  1. VEGETARIANISMO E VEGANISMO SÃO A MESMA COISA?

A dieta vegetariana pode ser adotada por motivos diversos, como saúde, ética ou religião, já o veganismo tem como foco principal a questão ética pela não exploração animal, isso implica em uma dieta mais radical.  O vegan não consome nenhum produto de origem animal, por exemplo, carne, leite e todos os seus derivados, até mel e lã. Já no vegetarianismo, não se consome carne, porém é permitido produtos de origem animal como ovos e laticínios.

  1. VEGANOS TÊM DEFICIÊNCIA DE CÁLCIO?

MITO: O leite de vaca é de fato uma fonte de cálcio extremamente relevante, porém existem outras maneiras de obtê-lo. Hoje em dia há uma infinidade de leites vegetais fortificados com alto teor de cálcio e nutrientes equivalentes ao leite de vaca. Outra forma também de repor cálcio no organismo é consumir alimentos como tofu, couve, e brócolis.

  1. É PREJUDICIAL AO ORGANISMO CONSUMIR GRANDES QUANTIDADES DE SOJA?

MITO: Claro que nada em excesso faz bem, no entanto, é sim permitido consumir soja em grandes quantidades, mas é necessário manter um equilíbrio com os demais alimentos consumidos, como folhas e vegetais.

  1. ALIMENTAÇÃO VEGANA É BENÉFICA À SAÚDE?

VERDADE: Estudos apontam que pessoas que adotaram o estilo de vida vegano apresentaram menos quantidade de colesterol no organismo e menos chances de desenvolver leucemia e qualquer tipo de câncer.

  1. VEGANOS PERDEM PESO COM FACILIDADE?

MITO: Uma dieta vegana pode ser uma maneira saudável de perder peso, mas precisa estar atrelada a uma rotina regular de exercícios físicos. A dieta vegana não tem baixo teor de gordura, por consequência não garante a perda de peso com maior facilidade.

  1. CRIANÇAS PODEM SER VEGANAS?

VERDADE: A dieta vegana pode ser aplicada pelas crianças, desde que seja muito bem planejada, com acompanhamento de nutricionista e com bastante cuidado.

  1. VEGANO NÃO CONSOME PROTEÍNA?

MITO: Existem proteínas de origem vegetal, que podem ser encontradas no feijão, grão-de-bico, lentilha, brócolis, cogumelos, ou soja. Amêndoas e nozes são alimentos, por exemplo, que também contém proteínas.

  1. QUEM SE TORNA ADEPTO DA DIETA VEGANA NÃO FICA DOENTE?

MITO: Quem leva um estilo de vida vegan, não está imune a doenças. Porém, estudos indicam que pessoas que adotaram dietas veganas ficam doentes com menos frequência devido ao tipo de alimentação saudável e equilibrada.

  1. VEGANOS TEM MAIS DIFICULDADE EM GANHAR MASSA MUSCULAR?

MITO: Muitas pessoas acreditam que veganos têm mais dificuldades em ganhar massa muscular, porém, não é verdade! A combinação de cereais (como arroz, milho, aveia e outros) com leguminosas (como feijão, soja e etc) já garante a quantidade de proteína encontrada em carnes e ovos.

  1. DIETA VEGANA É MAIS CARA?

MITO: Atualmente existem muitos produtos disponíveis no mercado em uma variedade de preços e marcas, o que facilita para o adepto a dieta escolher qual é o mais acessível para ele. Além disso, armazenando de forma correta grãos, cereais, legumes e outros, é possível criar uma dieta mais barata e acessível.

Por Favor, Compartilhe!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

In the news
Leia Mais