Moradores da Rocinha recebem doações de álcool gel

L´Oreal Brasil também doa produtos de higiene e cuidado pessoal a comunidades e hospitais, como parte do movimento Rio contra Corona. Veja outras iniciativas

Redação
L´oreal faz doação de álcool gel na Rocinha (Foto: Divulgação)

O mundo vive um momento de crise na área da saúde e carência de equipamentos de proteção individual (EPIs) com a chegada da Covid-19. Diante da escassez de máscaras e álcool gel, ações de solidariedade entre pessoas e empresas se tornaram necessárias para salvar vidas.

Na luta contra a disseminação do coronavírus no país, a L’Oréal Brasil anunciou um plano de ação solidária, iniciando a produção industrial de 170 toneladas de álcool gel em sua fábrica de São Paulo para doar a hospitais públicos e e profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate ao vírus, além de comunidades nos estados mais afetados pela Covid-19 – Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará e Distrito Federal.

Ao todo, a empresa distribuirá mais de 750 mil unidades de álcool gel e outros produtos de higiene e cuidado pessoal, como shampoos e condicionadores das marcas L´Oréal Paris, Garnier, Niely, L´Oréal Professional e Redken. As marcas La Roche-Posay e CeraVe irão doar produtos de hidratação, proteção e reparação da barreira cutânea para os profissionais de saúde que diariamente sentem na pele os efeitos do uso excessivo de máscaras, bem como o ressecamento intenso da pele das mãos.

A companhia realizou a primeira entrega de álcool gel e outros produtos de higiene na comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro, no dia 9 de abril. Centenas de famílias foram beneficiadas nessa primeira doação. A ação faz parte do movimento “Rio Contra Corona”, coordenado pelo Instituto Ekloos e outras ONGs, como Redes da Maré, Casa Amarela e Casa do Menor. Os itens serão distribuídos em comunidades do Complexo da Maré, Complexo do Alemão, Morro da Providência e Cidade de Deus. Em São Paulo, a parceria é com as ONGs Gol de Letra e Arca do Saber para distribuição nas comunidades Vila Prudente, Vila Albertina e Tucuruvi.

A distribuição do álcool gel nos hospitais e aos profissionais de saúde será realizada por meio de uma parceria entre a L’Oréal Brasil e a Sociedade Brasileira de Dermatologia, que mobilizou as Secretarias de Saúde dos estados mais afetados pelo Covid-19. Já os produtos de cuidado pessoal serão enviados diretamente para os Serviços de Dermatologia dos hospitais mais afetados para que façam a distribuição aos profissionais de saúde.  De acordo com a L’Oréal Brasil, a intenção é estender  a iniciativa para toda a América Latina,  como parte do “Programa de Solidariedade Coronavírus” do Grupo L’Oréal na Europa e nas Américas.

Doações da ONG Visão Mundial – Para aliviar o impacto do novo coronavírus na vida de crianças e adolescentes que vivem em comunidades empobrecidas e em situação de vulnerabilidade, a ONG Visão Mundial iniciou a distribuição, no Rio de Janeiro, de segunda a quinta-feira, de 800 cestas básicas, kits de higiene e materiais educativos para instruir sobre cuidados necessários na prevenção. Além dos kits, a ONG dará auxílio financeiro e aconselhamento terapêutico a famílias identificadas pela Visão Mundial.

No Rio de Janeiro, as entregas serão no Programa Comunhão (no bairro do Rancho Fundo Nova Iguaçu, de 6, 8 e 9; na Vila de Cava, dia 8); no Colégio Cissa, em Lins de Vasconcelos (dia 8); na Ação Comunitária Sal da Terra (dia 8). Os materiais serão entregues apenas a famílias previamente identificadas pela ONG. Além do Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Grande São Paulo (SP), Maceió (AL) e São José dos Campos (SP), a ação também está prevista para acontecer durante a semana em Salvador (BA).

Entregas também estão previstas para as próximas semanas em Boa Vista (RR), Fortaleza (CE), Governador Dix-Sept Rosado (RN), Inhapi (AL) e Canapi (AL), porém, ainda sem data definida. A ideia é incentivar também a doação pelo site http://visaomundial.org/covid19/, para atender um número maior de famílias  que precisam de ajuda.

Doações em comunidades, junto com informações

A Rocinha também receberá a ação da UAU Ingleza, que doará mais de 1.500 toneladas de álcool em gel e líquido, desinfetante e limpador cloro ativo a comunidades do Rio de Janeiro e Minas Gerais e a hospitais da rede pública mineira. Junto com as doações, a empresa também envia cartilhas com cuidados de higiene a serem tomados em casa. Estima-se que cerca de 50 mil famílias estão sendo beneficiadas.

Até o momento, já foram atendidas as regiões de Aglomerado da Serra, localizada em Belo Horizonte (MG), Complexo do Alemão e  na Rocinha, no Rio de Janeiro. A doação de 9 toneladas de Pinho Trop, que tem efeito germicida e bactericida, e UAU Cloro Ativo, poderoso limpador anti-bactericida, foi realizada no último dia 4 de abril, e a distribuição está sendo realizada aos poucos.

Além disso, os hospitais da rede pública de Minas Gerais serão beneficiados com 60 toneladas de álcool em gel e líquido, e 100% da produção do DCG70 (Desinfetante Hospitalar Alcalino Gel Concentrado), que corresponde a 1,4 milhão de litros. O produto é desenvolvido para desinfecção de superfícies fixas e artigos não críticos em clínicas, consultórios, hospitais e áreas de assistência à saúde. Em Minas, a doação será realizada em parceria com a Secretaria de Vigilância Sanitária local. Ao todo, serão mais de 100 hospitais beneficiados.

Há 60 anos fabricando produtos de limpeza doméstica e profissional, a empresa anunciou a produção de álcool em gel na fábrica de cosméticos da companhia, que teve a inauguração acelerada para o lançamento do produto.

Doações em São Paulo – A CSU, empresa de prestação de serviços de alta tecnologia voltados ao consumo, doou, neste mês, 40 mil itens de proteção para o Estado de São Paulo, parte deles entregue na Unidade Dispensadora Tenente Pena (UDTP), atualmente responsável pela distribuição desses materiais para os hospitais com mais necessidade. Ao todo, foram doados 10 mil litros de álcool gel, 10 mil aventais, 10 mil toucas e 10 mil luvas. A ação, realizada na sede da CSU em Barueri, seguiu todos os protocolos de segurança e prevenção.

Doações de sabonete líquido e álcool gel em Goiás

Marinete Sousa Oliveira e Núbia Ribeiro, da produção da Biocap, junto com o empresário Fernando Borges (Foto: Divulgação)

O Hospital de Urgências de Trindade, no interior de Goiânia, recebeu uma doação do maior laboratório de cosméticos do interior de Goiás, o Biocap. Os 350 quilos de sabonete líquido antibacteriano e os 40 quilos de álcool 70% em gel vão ajudar nas medidas de proteção contra o coronavírus. “Nesse momento em que vemos esses produtos subirem de preço e desaparecerem do mercado uma oferta como essa reforça nossa esperança de que a união de todos vai vencer o Covid-19”, avalia Getro de Oliveira Pádua.

O diretor do Hutrin foi quem recebeu a ligação do empresário Fernando Roriz Borges, oferecendo os produtos nessa semana.Como milhares de brasileiros, Borges está isolado da família, mas optou por manter o laboratório aberto para produzir produtos essenciais para a higiene das equipes de saúde e os usuários do SUS. Ele dispensou os funcionários do grupo de risco e com a equipe, que é sempre solidária, está na luta para ajudar a impedir o rápido avanço da doença.

coronavírus mexeu muito na minha vida. Meu pai está com 75 anos e por um AVC sofrido em janeiro está numa cama em casa. Há 20 dias não o vejo e, por consequência, não vejo minha mãe também. Meu filho, que estuda em São Paulo, não pôde vir para cá. Tudo isso dói, mas acredito que devemos contribuir para o combate da doença”, afirma o empresário.

As doações do Biocap estão sendo distribuídas para unidades de saúde municipais de Trindade e os hospitais Hutrin, Santa Casa, HDT, São Cotolengo, Araújo Jorge e alguns asilos. No total serão 2 toneladas de sabonete antibacteriano e 400 kg de álcool gel distribuídos gratuitamente. No Hutrin as medidas de biossegurança foram amplamente divulgadas e todos – usuários e colaboradores – têm álcool gel à disposição. As cirurgias e consultas eletivas foram temporariamente suspensas e quem chega ao Pronto Socorro é orientado a manter distância dos demais.

Com Assessorias