Morte de cantor e luta de humorista pela vida comovem as redes sociais

Agnaldo Timóteo morreu aos 84 anos. Ele havia tomado a segunda dose de vacina. Paulo Gustavo, de 42, está respirando com pulmão artificial

Rosayne Macedo

Um tinha 84 anos; o outro tem exatamente a metade: 42. A morte de Agnaldo Timóteo e a notícia sobre o agravamento do quadro de Paulo Gustavo comoveram as redes sociais neste sábado (3/4) e comprovaram, mais uma vez, que a Covid-19 não poupa ninguém, idosos ou jovens, ricos ou pobres, negros ou brancos, direita ou esquerda.

O cantor – que já havia sobrevivido a um AVC em 2019 – foi infectado pela Covid-19 mesmo após tomar a vacina e não resistiu às complicações da doença, após 18 dias internado. Já o ator e humorista – que está longe da idade dos grupos prioritários para a vacinação – permanece intubado desde 21 de março e precisou ser ligado a pulmões artificiais.

Paulo Gustavo, de 42 anos, está internado desde o dia 13 de março em hospital de Copacabana (Foto: Divulgação)

O comediante está internado desde o dia 13 de março no Hospital Copa Star, em Copacabana, considerado um dos mais caros do Rio de Janeiro. Antes de ser intubado, brincou com a equipe médica e declarou seu amor ao marido, o médico dermatologista Thales Bretas. Após três boletins com notícias positivas, seu quadro se agravou na sexta-feira (2), quando, então, os médicos decidiram submetê-lo a um novo tratamento.

A técnica de Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO) funciona como pulmões e coração artificiais em pacientes que estão com os órgãos comprometidos e tem sido usada em casos graves de pacientes de Covid-19. O objetivo é que o paciente consiga ter mais chances de recuperação quando os respiradores não conseguem fornecer mais oxigênio.

Internado na UTI do Hospital Casa São Bernardo, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, Agnaldo Timóteo pode ter contraído o coronavírus no intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina – esta tomada no dia 15, dois dias antes da internação. O corpo do cantor – que já foi deputado federal e vereador no Rio e em São Paulo – deve ser sepultado neste domingo (4/4).

Família e amigos fazem corrente de orações pelo comediante

Com a mãe, Déa Lúcia, que inspirou o filme ‘Minha Mãe é uma Peça’: (Foto: Reprodução de Internet)

Nem o agravamento do quadro de Paulo Gustavo fez sua família, amigos e colegas do mundo artístico abandonarem a esperança. Durante todo o dia nas redes sociais vários atores, humoristas, cantores e outros artistas se juntaram em uma corrente de fé pela recuperação do comediante.

“A mão de Deus é que está me ajudando”, postou Déa Lúcia, a mãe de Paulo Gustavo, que inspirou a personagem principal de “Minha Mãe é uma Peça”, filme que conquistou recorde de bilheteria no Brasil e consagrou de vez na cena humorística. O pai, Júlio Marcos, também falou do estado de saúde do filho: “É uma árdua e dolorosa luta”. E convocou uma corrente de orações para este domingo de Páscoa (4/4), às 18 horas.

A irmã, Juliana Amaral, postou: “Vamos voar juntos, vamos cantar juntos, irmão! Sua família, seus filhos, seu marido, seus amigos, seus fãs estão te esperando com toda essa energia e amor por você!! Vamos gargalhar muito ainda”. No Facebook, o também humorista Marcelo Adnet postou uma curta mensagem com um vídeo emocionante de Paulo Gustavo, gravado no final do ano, sobre a importância de manter o bom humor, mesmo em meio à pandemia.

https://www.facebook.com/marceloadnetoficial/videos/517836345923654/

Marido do humorista, que é médico, acredita em cura

Já o marido de Paulo Gustavo postou um foto com o ator, em que os dois aparecem digitalmente envelhecidos. “Eu falei que vamos ficar velhinhos juntos!!! E assim que vamos comemorar nossas bodas de ouro! Tenho certeza!!! Essa fase vai passar!!! E nós vamos ter mais essa história de superação pra contar, juntos! Só nos fortalece”, disse Thales, que tem dois filhos com o humorista – Gael e Romeu, de 1 ano e 8 meses.

Ele também pediu aos fãs para não acreditarem em fakes news ou espalharem notícias que podem ser falsas. “Peço pra vocês não acreditarem em fake news, não espalharem notícias que não tenham certeza que sejam confiáveis!!! Eu e a assessoria de imprensa dele estamos sempre que podemos atualizando vocês de forma segura e honesta”, escreveu.

Thales disse que é preciso ter fé e confiar na cura e disse estender suas orações a quem está passando pela mesma luta. “Vamos ter fé, confiar em Deus e na cura! Aproveito pra mandar também meu carinho e minha energia positiva a todos os que estão passando por essa situação, seja consigo mesmo ou com familiaresManter a energia positiva é muito importante pra recuperação! O desespero só aflige e atrasa o tratamento. Sigamos confiantes na medicina e no conhecimento que essa doença tem nos trazido”, escreveu.

Ele ainda agradeceu aos profissionais de saúde que estão cuidando de Paulo Gustavo. “Aproveito também pra agradecer toda a equipe fantástica de cuidados: medicos, enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas, serviços gerais… Todos muito positivos, cuidadosos, carinhosos… Isso faz toda a diferença pro paciente, com certeza, salva vidas e almas aflitas!”, afirmou.

Acalentem seus corações, eu estou com o meu acalentado por um dia positivo nessa jornada que só quem vive sabe como é. Cuidem-se!! Esse vírus é muito perigoso, não me canso de repetir isso, evite ao máximo que ele chegue em suas casas!!! Usem máscaras, evite aglomerações, o momento é reclusão até a imunização avançar e as coisas acalmarem.
Beijos”, concluiu o médico.

Com G-1 e Quem

In the news
Leia Mais