Mulheres, cuidado com o coração!

Rosayne Macedo
Número de mulheres vítimas de doenças cardiovasculares já é maior que as que têm câncer
Número de mulheres vítimas de doenças cardiovasculares já é maior que as que têm câncer
Número de mulheres que morrem por doenças cardiovasculares já é maior que as de câncer ginecológico

Dizem que as mulheres têm coração mais forte que o dos homens. Será mesmo? Pesquisas revelam que as doenças cardiovasculares, que sempre foram mais relacionadas aos homens, têm atingido cada vez mais mulheres no mundo. No Brasil, de acordo com o DataSus, 30,41% das mortes de mulheres são causadas por doenças do aparelho circulatório.

Outro dado preocupante: a Sociedade Brasileira de Cardiologia aponta que as doenças cardiovasculares causam o dobro do número de mortes em relação a todos os tipos de câncer que atingem o aparelho reprodutor feminino – o maior alvo de preocupação de mulheres em relação à saúde preventiva.

Além dos fatores de risco já conhecidos, como tabagismo, sedentarismo e maus hábitos alimentares, a saúde coronariana do público feminino também é prejudicada pelo estresse elevado, causado, sobretudo, pela dupla jornada de trabalho, na vida profissional e em casa. Portanto, é hora de dar um tempo e cuidar do seu coração!

Para alertar e conscientizar a população feminina sobre a importância da prevenção de doenças cardiovasculares, a Fundación Mapfre e o HCor – Hospital do Coração lançam este mês em São Paulo a campanha Mulheres pelo Coração. Criada e promovida em 2014 pela Fundación Mapfre na Espanha, a ação já impactou milhares de mulheres.

Uma equipe multidisciplinar, formada por enfermeiros, nutricionistas e psicólogos, realizará exames de colesterol total, circunferência abdominal, orientação nutricional e testes para avaliar o nível de estresse. A expectativa é alcançar um público de mais de 26 mil pessoas.

Para as participantes, será distribuída a revista ‘Pela Saúde do Coração’, um guia prático com dicas e orientações sobre saúde cardiovascular da mulher, elaborado sob a supervisão do cardiologista Leopoldo Piegas, codiretor da Unidade Coronariana (UCO) do HCor.

A campanha marca presença em dois eventos esportivos voltados ao público feminino: a Corrida Vênus 15k, no dia 4 de setembro, no Jockey Club, em São Paulo, e a Corrida W21k – Women’s Half Marathon, prevista para o dia 16 de outubro, no campus da Universidade de São Paulo (USP).

Durante os meses de setembro e outubro serão realizadas ainda palestras sobre doenças cardiovasculares, com a distribuição do guia em hospitais do SUS (na Bahia, Ceará e Alagoas) que mantêm parceria com o Hospital do Coração. E, para encerrar as atividades, no dia 4 de novembro, haverá uma ação informativa no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, em São Paulo.

Fonte: Fundación Mapfre e o HCor