Novembro Azul incentiva mais cuidados entre os homens

Campanha mobiliza profissionais em hospital. Plano de saúde faz busca ativa. Seguradora desafio para incentivar apoio da família

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais incidente no sexo masculino, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Cerca de 65.840 novos casos de câncer de próstata surgirão para a cada ano do triênio 2020-2022, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). É preciso estar muito atento aos fatores de risco, como idade, histórico familiar e alimentação rica em gorduras, além de realizar anualmente a revisão com um especialista.

Por isso, a tradicional campanha Novembro Azul é fundamental para conscientizar a sociedade sobre fatores de risco, prevenção e cuidados gerais. A ação busca intensificar o encorajamento e a quebra de preconceitos, ainda presente entre os homens, para realização dos exames de rastreamento.

É preciso estar muito atento aos fatores de risco, como idade, histórico familiar e alimentação rica em gorduras, além de realizar anualmente a revisão com um especialista. Em todo o país, instituições de saúde aderem à iniciativa, com várias ações de conscientização. O Portal ViDA & Ação reuniu algumas. Confira!

Enfermagem de hospital no Rio ‘veste’ azul

No Rio de Janeiro, durante todo o mês de novembro, a fachada da Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro, estará iluminada de azul em alusão à campanha Novembro Azul. Além disso, a equipe de Enfermagem da unidade de internação oncológica adotou o azul nos uniformes e equipamentos, reforçando a mensagem de cuidado.

Todos os que buscam o hospital neste período – pacientes, acompanhantes e visitantes – estão recebendo folhetos e botons metálicos de laço azul. Médicos também têm organizado sessões online abertas a outros profissionais de Saúde, para atualização da temática.

“O diagnóstico precoce é essencial para o tratamento do câncer de próstata. A campanha Novembro Azul busca intensificar o encorajamento e a quebra de preconceitos, ainda presente entre os homens, para realização dos exames de rastreamento. O diagnóstico precoce é fator fundamental para sucesso do tratamento”, ressalta o diretor executivo da instituição, Marcos Anacleto. 

Plano de saúde sensibiliza homens pelo telefone

Agentes do Grupo Assim Saúde estão em contato um a um com cerca de 2.200 beneficiários pertencentes ao Programa de Medicina Preventiva (Special Life) para sensibilizar sobre a importância da prevenção contra o câncer de próstata e reforçar a necessidade dos cuidados com a saúde.

São mais de 100 contatos telefônicos realizados por dia durante este mês, como parte do esforço preventivo da operadora frente à campanha Novembro Azul, que visa alertar e conscientizar a população mundial masculina sobre a relevância do tema.

“Decidimos iniciar a busca ativa por telefone, quebrando tabus e orientando sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, que apresenta 90% de chances de cura ao ser detectado em sua fase inicial. Nosso esforço é no sentido de levar orientação em saúde e estreitarmos os laços de confiança com os nossos pacientes, por entendermos que a informação é uma grande aliada na prevenção de doenças”, destaca a médica Eliane Guimarães.

Segundo ela, muitas pessoas, principalmente os homens, ainda hoje resistem em adotar uma rotina de cuidados com a saúde, fato que foi agravado durante a pandemia da Covid-19. “Ao longo desse período, alguns optaram por postergar as visitas médicas e os exames preventivos, seja por desinformação ou por receio de contaminação”, acrescenta a gerente do Programa de Medicina Preventiva da Assim.

Seguradora incentiva cuidados

A Howden Harmonia Corretora de Seguros tem criado atividades inovadoras para levar esses cuidados preventivos contra o câncer aos funcionários. A campanha  teve início em outubro, abrangendo a prevenção ao câncer de mama, no Outubro Rosa, quando foram enviados para a casa dos 117 colaboradores um kit surpresa em comemoração ao Dia da Família.

No presente, dentro de uma cartola, guloseimas, um kit de mágica para as crianças participarem da apresentação online do ilusionista Phillip Blue e a camiseta da campanha “Desafio pela Vida e Prevenção”, que marca a conscientização da importância de prevenir o câncer de mama e o de próstata.

Durante o evento online, foi realizado um sorteio em que os colaboradores foram divididos em times, cada um com o seu grupo de WhatsApp. Até 26 de novembro, as equipes devem postar no grupo suas atividades relacionadas ao bem-estar e saúde, como fotos fazendo atividade física, comendo refeições saudáveis ou indo ao médico fazer exames preventivos, por exemplo. A maioria dos colaboradores se inscreveu para participar do desafio.

Cada atividade terá uma pontuação na tabela criada pela Alpha Fitness, parceira da Howden na plataforma de ginástica laboral e atividades online, disponível para todos os colaboradores.  Ao longo da “competição pela saúde”, serão lançados desafios nos grupos para que os times ganhem pontos extras, além de dicas sobre alimentação saudável, hidratação, sono.

Às terças-feiras, os resultados da semana anterior serão divulgados nos informativos da campanha e, ao longo da ação, os colaboradores receberão vídeos da enfermeira e da psicóloga da Howden Harmonia sobre prevenção do câncer de próstata (em outubro receberam sobre câncer de mama), incluindo abordagens de saúde preventiva e também sobre o aspecto emocional.

Ao final, serão premiados com vouchers da Netshoes os três times com maior número de pontos e os três colaboradores com melhor performance individual.

Importância da conscientização no Novembro Azul

A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é que no triênio 2020-2022, a cada ano, mais de 65 mil brasileiros recebam o diagnóstico de câncer de próstata, sendo esse o tipo mais comum entre a população masculina. Além disso, anualmente, a doença é responsável por 13,6 mortes para cada 100 mil homens no Brasil.

A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) é que todos os homens cumpram a agenda de acompanhamento médico para rastreamento e detecção da doença a partir dos 50 anos, que consiste na realização do exame de PSA e do toque retal. Quando há histórico familiar, a indicação para os exames de rotina cai para 45 anos.

“As campanhas de conscientização, como o Novembro Azul, são essenciais para revertermos as taxas de mortalidade pela doença, mas sabemos que a prevenção deve seguir por todo o ano e se estender a outras doenças que também colocam em risco à saúde e à vida”, afirma a médica Eliane Guimarães.

Por isso, ela recomenda que, mesmo sem apresentar nenhum sintoma, é preciso manter uma rotina de consultas e exames, além de um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada, prática regular de exercícios físicos, não fumar, reduzir ou evitar o consumo de álcool, pode ajudar, e muito, a evitar esse e outros tipos de carcinomas e doenças crônicas

Com Assessorias

4 Comments
  1. […] Novembro Azul incentiva mais cuidados entre os homens […]

  2. […] Novembro Azul incentiva mais cuidados entre os homens […]

  3. […] Novembro Azul incentiva mais cuidados entre os homens […]

  4. […] Novembro Azul incentiva mais cuidados entre os homens […]

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

In the news
Leia Mais